Vale a pena sua Clínica ou Pet Shop investir em panfletagem?

Propaganda é a alma do negócio. Essa máxima ainda existe, aliás, sempre vai existir. Porém, vale saber que a forma de fazer propaganda, no entanto, ela muda.

Hoje, para um negócio sobreviver, é preciso ir muito além da propaganda, é preciso investir em marketing.

Ok, mas marketing e propaganda não querem dizer a mesma coisa? A resposta é NÃO.

Embora muita gente confunda, propaganda é apenas uma ferramenta de marketing, e Marketing, por sua vez, é um conjunto amplo de ações e estratégias que vão muito além da propaganda, que visa fortalecer uma marca ou produto. Desde criação de toda a identidade visual, site, blog, conteúdo, aplicativos… tudo relacionado a uma marca.

Marketing é o processo de criação de valor

 

Então, o marketing é o processo de criação de valor de marca ou produto, porém, não é só isso, ele também, e representa o elo entre uma empresa e o seu público, desempenhando um papel muito importante na conquista e fidelização dos clientes e, para isso, precisam ser criadas estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.

Mas, e a panfletagem pode ser considerada uma estratégia de marketing?

A resposta é sim, a medida que propagandas são estratégias de marketing, porém, podemos dizer, no entanto, que a divulgação por panfletagem, embora seja utilizada como marketing há muitos anos, e pode ser extremamente eficiente em alguns casos, no entanto, ela já é considerada ultrapassada.

O fato é que o mundo está digital. E a forma de divulgar o produto, ou marca, através da panfletagem, não combina em nada com a nova cartilha de marketing, que prioriza o inbound marketing, e não mais a forma tradicional de fazer propaganda, onde o produto ou marca é imposta ao cliente.

Ou seja, já contamos com métodos mais assertivos, interessantes e ecologicamente corretos (panfletagem joga rios de papeis nas ruas).

Mas, claro, para cada caso existem suas exceções, ou seja, em alguns casos a panfletagem pode funcionar muito bem, mas com clínicas veterinárias ou pet shop, sem dúvida, apostar no marketing digital é bem mais assertivo.

Além da divulgação por panfletagem ser muito limitada, distribuir panfletos não dá nenhuma segurança de que haverá retorno, nem mesmo saber se chegará ao público alvo, no caso, os tutores de animais.

O fato é que mensurar os resultados, ou seja, a metrificação é muito importante no marketing, distribuir recursos para divulgar o seu negócio sem saber se chegaram às pessoas certas, é muito complicado, há uma enorme chance de desperdício de recursos.

Por isso, a dica é apostar em estratégias mais eficientes para a sua clínica veterinária, ou seja, em marketing digital!

Marketing tradicional e a divulgação por panfletagem

 

Sem dúvida, alguns canais de marketing tradicional ainda são muito utilizados, ainda dão muito resultado, como rádio, TV, outdoors, revistas e jornais, e isso parece que não vai mudar tão cedo. Por um bom tempo, foram os principais veículos de marketing.

E, também, não com o mesmo alcance, vinham os panfletos que, mesmo sendo eficientes em alguns momentos, atualmente está ultrapassado no quesito evolução e resultados no marketing de negócios, sem falar que não é nada ecologicamente correto.

Porque mudar do marketing tradicional para o digital?

 

Embora os panfletos, realmente, possam atingir alguns públicos específicos que não têm acesso a plataformas digitais, por exemplo, é preciso que, ao menos, a ação seja voltada ao seu público alvo.

Lembrando que, geralmente, o público que recebe melhor esse tipo de marketing tradicional é aquele mais idoso. Assim sendo, caso esse seja o seu público alvo ou parte dele, então, até vale a pena manter algumas estratégias de marketing tradicional. Mas sempre tendo em mente que muitas pessoas de idade já utilizam plataformas digitais atualmente.

Por isso, a presença digital é tão importante, já que a maioria da população mundial está conectada à internet e às redes sociais, sendo nesse ambiente onde as pessoas buscam diferentes produtos e serviços.

E ao mudar para o marketing digital, é possível aumentar consideravelmente seu raio de ação, atingindo um público muito maior. E, certamente, ter visibilidade é fundamental para qualquer empresa crescer.

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de atrair novos clientes, sem falar que as redes sociais possuem muita força, ajudando a consolidar a marca e a fidelizar clientes, ou tutores, da sua clínica veterinária. Certamente, para isso, é preciso contar com uma boa administração dos canais de comunicação, investir  em conteúdos relevantes e informativos.

Benefícios do Marketing Digital

 

Ainda comparando, o marketing digital possui inúmeras vantagens sobre o marketing tradicional, dentre elas, por exemplo, permitir acompanhar toda a campanha, mensurar os resultados das ações.

Dessa forma, é possível saber quantas pessoas estão acessando seus conteúdos, por exemplo, de onde elas vem, quantas curtidas suas publicações receberam, permitindo desenvolver ações mais assertivas.

E mais, como nenhum canal do marketing tradicional possibilita, o marketing nas redes sociais auxilia muito na atração e principalmente fidelização de tutores. Assim, é possível atrair, conquistar e fidelizar clientes através de conteúdos interessantes.

Além de educar os tutores, ao divulgar conteúdo relevante sobre saúde dos pets nas suas redes sociais, ajudará a elevar o nome de sua clínica, a se tornar uma autoridade no assunto.

No mais, sempre vale a pena prestar atenção às mudanças no mundo do marketing, para crescer em sua área de atuação e, nesse sentido, hoje em dia,  ter presença digital é indispensável no marketing de um negócio, e isso vale, claro, também para clínicas veterinárias e pet shops.

Ajuda da tecnologia

E para que qualquer campanha de marketing possa oferecer os melhores resultados para sua empresa, é fundamental que ela se baseie em dados reais, nesse sentido, faz toda a diferença contar com uma bom software de gestão.

Informações mais precisas, maior segurança nos dados e informações, maior facilidade para detectar falhas, economia de recursos, processos mais estruturados e possibilitar a tomada de decisão na hora certa, essas são só algumas das vantagens em contar com um bom sistema para clínica veterinária e pet shop.

Isso sem mencionar o fato de um bom programa para clínica veterinária e pet shop permite otimizar o tempo e acompanhar de qualquer lugar todos os dados e informações sobre clientes e a empresa.

Ou seja, sem dúvida, contar com uma ferramenta de gestão na hora de trabalhar o marketing da empresa pode fazer toda a diferença nos resultados, já que estará trabalhando em cima de informações precisas e reais.

Enfim, os tempos mudaram, a dica é em vez de desperdiçar tempo e dinheiro com publicidade em papel, com o risco dos panfletos nem chegarem às mãos certas, procurar investir em um bom trabalho de marketing digital e, claro, com a ajuda de um bom software de gestão.

Author: