Dicas para organizar os produtos em seu pet shop

Não é de hoje que se sabe da importância do visual merchandising, suas estratégias de exposição de produtos, e se engana quem pensa que isso só diz respeito à moda, na verdade, de supermercados ao pet shop, saber organizar e expor os produtos é meio caminho andado até a concretização das vendas.

E vale da ração às caminhas, seu pet shop precisa saber expor seus produtos de forma mais estratégica e eficaz.

Por isso, é tão importante apostar na boa organização dos produtos na loja, tanto para destacar aqueles itens que você quer vender mais, quanto para facilitar a vida do seu cliente.

Acredite, ter um pet shop mais organizado pode influenciar em várias decisões de quem leva seu bichinho de estimação para uma consulta veterinária ou o banho semanal, desde convencer essa pessoa a ficar mais tempo na loja, até comprar produtos diferentes e experimentar novas marcas.

E não pense que é preciso grandes investimentos para isso, basta lançar mão de algumas regrinhas básicas de decoração, pequenos podem se beneficiar de algumas dicas básicas de decoração, layout e exibição estratégica de produtos, isso já vai fazer uma grande diferença no seu pet shop.

Como organizar seu pet shop

1. Avalie o espaço

Que tal dar uma olhadinha na planta do imóvel ou usar a fita métrica para saber, exatamente, o tamanho de sua loja? Assim, poderá dividir o espaço do seu pet shop, fazer o layout da loja baseado na sua metragem.

Acredite, uma boa divisão vai impactar no tamanho das prateleiras ou expositores, podendo organizar melhor os produtos.

 – Corredores e Circulação

Caso no seu pet shop tenha espaço suficiente para dividir a loja por corredores, lembre-se de que eles devem ser espaçosos o suficiente para garantir a circulação e possibilitar uma visão integral dos produtos.

Atenção, o ideal é que os móveis ocupem apenas 40% da loja.

Se o seu pet shop for de pequeno porte, a dica é ter um espaço anexo para o estoque.

Jamais use o espaço de exposição como estoque, ou depósito.

E jamais abra mão do conforto de seus clientes, eles devem se sentir confortáveis o suficiente para quererem retornar e, principalmente, ficarem mais tempo na loja.

Zonas quentes e zonas frias

Muita gente não sabe, mas toda loja tem as chamadas “zonas quentes” e “zonas frias”, e é preciso identificá-las e usá-las como estratégia de venda em seu pet shop.

. Zona quente: local que atrai o maior número de consumidores, geralmente,  se localiza à direita da entrada. Pet shops maiores, no entanto, podem possuir mais de uma zona quente.
. Zonas frias: aquelas áreas que, geralmente, o consumidor não percorre, ou não percebe. Geralmente ficam próximas à entrada ou saída das lojas, ou em pontos muito próximos do chão ou acima do campo de visão.

Descobrir a zona quente de seu pet shop é muito simples, basta observar o local que seus clientes olham primeiro, logo na entrada. Aliás, essa observação vai permitir, também, perceber o caminho que costumam fazer, assim como, os locais menos frequentados.

– Sinalização

A organização de seu pet shop vai passar, impreterivelmente, pela sinalização da loja. É ela que vai orientar seus clientes e ajudá-los a encontrar determinados produtos, saber os preços, ofertas, promoções, e até chamar a atenção para o que pretende.

Por isso, nos corredores use cartazes, eles vão ajudar a identificar as seções e produtos, e nas prateleiras use etiquetas visíveis, com todas as informações importantes do produto (preço, peso, quantidade, etc.).

E mais, caso seu pet shop tenha uma programação visual (siga uma cartela de cores específica, geralmente associada à logo da loja), é preciso que a sinalização siga as cores e o design.

– Iluminação

Não é de hoje que se sabe o poder de uma boa iluminação, e hoje ela vem assumindo um papel de destaque em todo o tipo de decoração, e não seria diferente em uma loja. Acredite, ela pode fazer toda a diferença para quem quer mostrar um pet shop organizado para os clientes.

Além de deixar o ambiente mais amplo e facilitar a visão, ela deve ser planejada para dar o destaque a determinados produtos.

Quem tem um pet shop pequeno, a dica é apostar em uma boa iluminação, aliada a cores claras e espelhos, isso vai ajudar a passar a sensação de amplitude.

2. Organize os produtos

Como já vimos, a disposição dos produtos é essencial para um pet shop organizado, e isso passa pela avaliação do espaço, layout e a definição de quantidade de produtos a serem expostos, cuidando para não prejudicar a circulação.

Nesse sentido, evite colocar muitos produtos em um mesmo lugar, mesmo que tenha muitos outros no estoque, isso vai passar a sensação de desorganização e nem vai chamar tanto a atenção para o produto.

Exponha apenas algumas unidades de cada produto, de preferência, de marcas diferentes.

Procure facilitar para o cliente, fazendo com que encontre o que precisa em poucos minutos, para isso, vale seguir as seguintes dicas:

– Por tipo de animal

Uma dica é procurar separar os produtos de acordo com o tipo de animal, por exemplo, determinadas prateleiras, ou corredores, para cachorros grandes, cães pequenos, gatos, aves, peixes, roedores e etc.

Outra dica é exibir produtos complementares um ao lado do outro, por exemplo, rações da mesma linha, mas de sabores diferentes, ou diferentes cores de caixinhas de transporte.

Dessa forma, fará com que o cliente ao buscar o que procura, encontre outros produtos relacionados que podem agradar seu bichinho.

– Os mais buscados

Produtos de alto giro, os mais procurados, com venda garantida, com certeza, merecem um ponto de destaque na loja.

Uma dica é usar o próprio material promocional da marca, ou mesmo, criar uma ilha ou estande no fundo da loja.

Expor produtos de alto giro em um determinado local, acredite, é uma ótima estratégia para fazer com que seus clientes circulem por mais corredores, ou loja inteira, e conheçam novos produtos e marcas e, claro, assim, seu pet shop faturar mais.

– Não deixe faltar

Acredite, espaços vazios nos expositores e prateleiras passam uma impressão muito ruim, podendo ser interpretados como falta de variedade ou estoque insuficiente.

Por isso, a dica é garantir a reposição dos produtos nas suas prateleiras, caso acabem, substitua-os por outros, enquanto aguarda que cheguem, mas não deixe espaços vazios.

Nesse sentido, a dica é investir em bons fornecedores e distribuidores (para que o produto esteja sempre disponível em sua loja) e em um bom sistema de gestão para pet shop, que fará com que tenha seu estoque sempre sob controle.

3. Cliente em primeiro lugar

Cliente feliz sempre retorna, não é mesmo? Por isso, focar no cliente vai além de entregar a ração que ele procura ou deixar seu pet muito cheiroso a cada banho, é oferecer uma experiência positiva para conseguir não apenas atrair, mas fidelizar esse cliente, fazendo com que fale bem do seu pet shop, atraindo assim, novos clientes.

Por isso, é tão importante saber quem o seu público alvo e, assim, acertar na linguagem usada, abordagem, nas escolhas e ofertas de serviços.

– Ouça seu público

Ouça o que seu público tem a dizer. Ouvir seu cliente vai lhe ajudar a descobrir uma demanda por produtos e serviços que ainda não oferece, insatisfações com a equipe, ou mesmo dicas sobre a organização do espaço.

Além disso, perguntar a opinião do cliente em relação aos produtos que ele compra é sempre muito importante.

Sugestões e pontos de vista do consumidor podem se tornar uma excelente estratégia de vendas.

– Personalize o atendimento

Esse mercado é muito competitivo, as pessoas vão escolher quem oferecer não apenas um bom serviço, mas um atendimento melhor, mais humanizado e personalizado.

Nesse sentido, é sempre bom procurar criar laços com o cliente, por exemplo, saber o nome do bichinho de estimação, isso já é um bom começo.

Hoje, felizmente, existem muitas ferramentas para facilitar o acesso a informações e dados dos clientes, que favorecem um atendimento mais personalizado. Como um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, que de uma forma simples e prática, organiza todas as informações em um mesmo painel, facilitando o acesso com um simples clique.

– Conheça seus produtos e serviços

Um pet shop organizado e um atendimento personalizado, sem dúvida, é um passo para o sucesso de seu empreendimento. O próximo passo é conhecer o que oferece, tanto em serviços como em produtos, em seu pet shop, afinal, como indicar produtos se nem os conhece?

E nisso Nuvem Vet também pode lhe ajudar, com todos os produtos em um mesmo painel, oferecendo um controle total de sua loja.

No mais, é aproveitar essas dicas e procurar organizar os produtos de seu pet shop, sempre aberto às novidades e com foco no cliente e no bom atendimento… depois, é só se preparar para o sucesso!

Author: