Quais funcionários são necessários para abrir um Pet Shop


 
Ao abrir um pet shop, geralmente, o proprietário se preocupa com a estrutura, com a localização, fornecedores, mas quando chega na parte relacionada aos funcionários, tanto ao número como às funções, acaba ficando meio perdido.

Afinal, quantos e quais funcionários deve ter um pet shop?

Primeiramente, é preciso considerar que o mercado pet nunca esteve tão competitivo e que, para ter sucesso, além de garantir que funcione perfeitamente, de uma forma eficiente e produtiva, precisa investir em um bom atendimento.

E bom atendimento, claro, passa por profissionais eficientes, e devidamente, treinados, em cada setor de sua loja.

Afinal, quais profissionais são necessários em um pet shop?

 

 
Certamente, isso depende muito dos serviços que você deseja oferecer em seu pet shop. Se pretende apenas vender produtos para pets, será necessário apenas um vendedor, ou mais, dependendo da estrutura de seu negócio e uma pessoa responsável pelo estoque e setor administrativo e financeiro.

Mas, se oferece serviços, também, nesse caso, precisa contratar funcionários especializados, por exemplo, em banho e tosa, ou mesmo, um veterinário, no caso de também ter uma clínica veterinária.

Enfim, a quantidade de funcionários e cargos ocupados, vai depender do tamanho do seu negócio.

No mais, o foco deve ser sempre na qualidade do atendimento ao cliente, lembrando que esse mercado tem um ótimo potencial de desenvolvimento, mas também é muito concorrido.
 

Foco no atendimento ao cliente

 

O fato é que, cada vez mais, o sucesso dos negócios está diretamente ligado a maneira como lidamos com as pessoas, pois acredite, elas são as responsáveis pelos resultados. Ou seja, sucesso ou fracasso.

E isso não é exagero, tanto que as empresas mais antenadas já perceberam isso e estão investindo em treinamentos constantes dos seus funcionários.

Mas, claro, sabemos que não é tão simples assim investir em capacitação dos colaboradores. A boa notícia, no entanto, é que você mesmo pode fazer isso, basta agendar reuniões constantes e se valer de ferramentas para mensurar os resultados.

Essas ferramentas podem ser um sistema de gestão de pet shop, pesquisas por email ou aplicativos de mensagens, até mesmo, as redes sociais. Sim, através de dados obtidos por sistemas de gestão, ou feed back dos clientes, é possível saber se está trilhando o caminho certo.

No mais, vale seguir algumas práticas para conseguir colocar o seu treinamento da equipe em ação, tais como:
 
. Valorizar cada cliente, pequeno ou grande;
. Ser paciente e empático;
. Oferecer um ambiente confortável;
. Priorizar um atendimento humanizado e sensível ao cliente;
. Estar disponível e não deixar o cliente esperando;
. Ser organizado e registrar tudo;
. Antecipar o contato e fazer o pós-consulta;
. Investir em tecnologia para preencher suas lacunas.
 
Vale investir em capacitações direcionadas, por exemplo, treinar a pessoa que ficará responsável pelo atendimento ao telefone, ou a que ficará no balcão, a pessoa que vende, a que dá banho no animal… se baseando sempre na qualidade do atendimento e experiência do cliente.

Enfim, para ter sucesso, muito mais importante do que o número de funcionários em seu pet shop, é procurar investir na qualidade de atendimento. Só apostando no bom atendimento conseguirá alcançar mais e fidelizar os clientes que já tem.
 

Funcionários necessários em um Pet Shop

 

É preciso saber que existem diferentes tipos de pet shops, podem ser grandes ou pequenos e oferecer uma variedade enorme de serviços, ou apenas os mais básicos, que é banho e tosa, e venda de produtos como rações, roupinhas e brinquedos para pets.

E quem pretende abrir um pequeno pet shop, a dica é evitar começar oferecendo todas as funções possíveis, além das acima mencionadas, como também, atendimento veterinário de emergência, serviços de estética (tratamentos para os pelos e cuidados com os dentes), acupuntura ou natação para cachorros, hospedagem…

Basicamente, os funcionários necessários ao abrir seu pet shop são:

Administrador: responsável pelo planejamento estratégico do pet shop, organizar o funcionamento da empresa e cuidar da área financeira, geralmente, é o próprio dono que assume esse papel.

Vendedor: ele tem contato direto com o cliente diariamente, por isso, é importante que seja muito bem treinado. Também pode atuar como recepcionista e atendente, precisa estar atento ao estoque (maior dor de cabeça dos lojistas) para que não falte nenhum produto para os clientes.

Banhista e tosador: precisa ter curso profissionalizante para exercer essa função, sendo responsável pelos serviços de estética oferecidos no pet shop.

Veterinário: é opcional dentro de um pet shop e, assim como o administrador, muitas vezes o veterinário é o próprio dono do pet shop.

Recepcionista: caso seu pet shop ofereça muitos serviços, provavelmente, irá precisar de um funcionário que fique na recepção, responsável por agendar e encaminhar cada animal para o seu tratamento ou procedimento marcado. Além disso, geralmente, esse profissional costuma responder aos clientes nos canais de comunicação (telefone, email, whatsapp, etc), cadastrar clientes e animais, entre outras funções.
 

Invista em tecnologia

 

Cada vez mais a tecnologia está ocupando um lugar de destaque no nosso dia a dica, seja facilitando a nossa comunicação, com muitos canais para facilitá-la, ou através de aplicativos e softwares, como um sistema para pet shop, que acaba trazendo mais agilidade e economia na rotina de nosso negócio.

Um sistema de gestão para pet shop, entre outras coisas, se encarrega de fazer todo o trabalho administrativo e de gestão, propriamente dito, com o total controle de estoque, de todas as entradas e saídas, serviços realizados, histórico de pacientes e dados dos clientes, tudo sempre a um clique de alcance. Todos os dados de seu pet shop em um mesmo lugar.

Então, quanto à pergunta de quantos funcionários precisa ter em seu pet shop, vai depender do tamanho do mesmo, assim como, se você possui um bom programa de gestão de pet shop, como Nuvem Vet, que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Um programa faz com que não seja necessário contratar tantas pessoas, como um administrador, por exemplo, já que ele vai agilizar cada setor de seu negócio, gerenciando do estoque à parte financeira.

No mais, para que qualquer negócio tenha sucesso, é fundamental ter o controle total e realista de todos os dados de seu estabelecimento.

Assim, com a ajuda de um bom programa, fica bem mais fácil garantir um bom atendimento que, sem dúvida, é o principal fator de crescimento empresarial.

Invista na qualidade de atendimento, pois comprovadamente, ela é a grande força que promove o crescimento de qualquer negócio.

Author: