Como melhorar a gestão de cada setor de sua clínica veterinária

Como anda a gestão de sua clínica veterinária? Consegue ter um controle sobre cada setor de sua clínica? Gostaria de poder melhor e se tornar mais competitivo? Então, continue lendo.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), o mercado Pet movimenta mais de 20 bilhões por ano no Brasil, o que significa que, se pensa em trabalhar nesse setor, ou mesmo, se já trabalha, precisa garantir uma ótima gestão de sua clínica veterinária, ou Pet Shop, investindo em ótimas e assertivas estratégias para poder enfrentar um cenário tão competitivo que, segundo pesquisas, só tende a aumentar.

Falta de conhecimento em gestão, falta de planejamento estratégico, falta de tempo para se dedicar ao estabelecimento… esses são só alguns dos muitos desafios que os veterinários encontram ao abrir a própria clínica veterinária. Mas, será que tem como vencer esses desafios?

Sim, só é preciso dar uma atenção especial a algumas áreas, para reter clientes e conseguir um bom retorno financeiro.

E é o que mostraremos aqui, quais as áreas que precisam receber mais atenção e como garantir uma gestão mais tranquila em sua clínica veterinária.

1. Departamento financeiro

Essa área costuma assustar muito, principalmente, quem não tem muita experiência, já que para que ela funcione bem é preciso entender um pouco sobre impostos, tributos, receitas, contas a pagar e a receber, captação e investimento de recursos, controle bancário, transferência eletrônica de dados…

É a área financeira que irá lhe mostrar se sua clínica está expandindo, qual o momento certo para investir em um novo equipamento ou quando precisa apelar para promoções de vendas, para enfrentar os períodos sazonais.

Para isso, é preciso contar com um bom fluxo de caixa e um controle sobre o financeiro, evitando erros de gestão que podem prejudicar a sua clínica, como contratações fora de hora, por exemplo.

2. Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Investir em gestão de pessoas, em profissionais qualificados, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.  O bom atendimento é prioridade e garantir sua qualidade deve ser tarefa diária.

Assim, mesmo que já tenha encontrado profissionais qualificados para o seu negócio, investir em capacitação profissional da sua equipe é muito importante, assim como, garantir que estejam satisfeitos em trabalhar em sua clínica.

Por isso, mesmo que a sua clínica veterinária seja pequena, procure oferecer um bom plano de carreira, uma boa gestão de benefícios e, ainda, envolva a equipe nas tomadas de decisão que afetam a sua área de trabalho.

Tenha em mente que toda empresa de sucesso tem por trás funcionários competentes e uma equipe unida e satisfeita.

Nesse sentido, busque promover confraternizações em datas importantes, como aniversários ou quando a meta do mês for atingida. Acredite, esses momentos fora da agitação do dia a dia, com os colaboradores fora da rotina de trabalho, são muito importantes para fortalecer os laços de confiança e credibilidade com a empresa.

No mais, um clima organizacional agradável, harmonioso, sempre é percebido pelo cliente e vai afetar diretamente na decisão de retornar ao seu estabelecimento.

3.Marketing e Vendas

A propaganda foi e sempre será a alma de qualquer negócio. O Marketing mudou, mas essa máxima não.

Por isso, qualquer empresa que não queira ficar para trás, nesse mercado, cada vez mais competitivo, precisa investir em marketing, apostando em um ótimo relacionamento com os seus clientes para que eles retornem.

Conquistar novos clientes não é uma tarefa nada simples, muito menos, fidelizá-los. Mas, com um bom planejamento de marketing é possível captar novos visitantes para o seu site, ou rede social, e transformá-los em clientes.

Depois, então, é hora de criar estratégias de fidelização para que eles se tornem fiéis à sua clínica veterinária.

Por isso, é importante investir em estratégias de marketing, para sempre fisgar potenciais clientes.

A dica para isso, é abusar de estratégias em mídias sociais, newsletter e mídia paga, e, também, não deixar de lado o mundo off-line, apostando em cartazes, banners, flyers e publicações nos jornais e revistas da sua cidade.

4. Estoque

Costuma ser a maior dor de cabeça de quem trabalha com vendas de itens, mas não deve ser subestimado na gestão de clínicas veterinárias.

Em uma clínica é preciso fazer a triagem dos lotes, emitir relatórios sobre o que se tem (e o que precisa ser comprado), conferir as mercadorias quando receber uma nota fiscal de um fornecedor, controlar os laudos de entrada e saída e realizar a triagem de mercadorias danificadas.

E mais, quando algum produto está com o prazo de vencimento muito próximo, é fundamental investir em promoções para liquidá-lo, ou conversar com o fornecedor para tentar trocar a mercadoria.

5. software de Gestão

Por fim, mas nem por isso menos importante, na verdade, até decisivo em muitos casos, principalmente, quando não se tem muita intimidade com gestão, ou mesmo, tempo para se dedicar a uma gestão de qualidade, está a possibilidade de investir em um software de gestão para clínica veterinária.

Um programa para clínica veterinária, entre outras facilidades, vai integrar todas as atividades da clínica (financeiro, recursos humanos, marketing e vendas, logística e estoque) com o objetivo de tornar essas etapas mais eficientes.

Ou seja, um bom software vai ajudar a otimizar todos os processos, e ainda coletar informações importantes sobre cada segmento, com relatórios constantes, possibilitando tomadas de decisões e soluções de melhoria.

E mais, no caso do estoque, o programa cadastra todos os produtos, sinalizando quando há um produto que está próximo do vencimento, avisando quando há falta de alguma mercadoria.

Ou seja, você tem centralizados todos os dados e informações importantes para o bom rendimento de sua clínica, e tudo na nuvem, ou seja, pode acessar de qualquer lugar.

Quanto à valores, existem muitas opções no mercado, só é preciso prestar muita atenção, a dica, portanto, é investir em soluções já conhecida e com bom nome no mercado, como Nuvem Vet, por exemplo, que pelo menor custo-benefício entre todas, também oferece um ótimo suporte.

 

Enfim, fazer a gestão de sua clínica veterinária não precisa mais ser um bicho de sete cabeças, ou seja, não precisa ser um especialista em cada uma das áreas de sua empresa, basta apostar em uma boa equipe, um bom atendimento, em estratégias de marketing e na tecnologia que, com certeza, vai conseguir melhorar a gestão de cada setor de sua clínica veterinária.

Author: