Como melhorar o financeiro de sua a clínica veterinária após a pandemia

Sua clínica veterinária foi afetada pela pandemia? Não sabe que estratégias usar para reverter essa situação? Então, continue lendo esse artigo.

O mundo todo se viu afetado, desde o início de 2020, em função da pandemia causada pelo novo Coronavírus, assim como, por todas as ações implantadas para tentar conter o contágio.

Com isso, empresas fecharam ou tiveram que se reinventar para não serem engolidas pela crise. Mas e as clínicas veterinárias, será que foram afetadas?

A resposta é SIM. Mesmo com a possibilidade de realizar consultas online, o foco principal das pessoas não estava mais em seus animais, a não ser em casos de doenças mais graves, as pessoas só pensavam em sobreviver à pandemia.

Pois bem, a pandemia ainda não acabou totalmente, mas parece que, aos poucos, tudo está voltando ao normal. Mas e sua clínica, ela sentiu a crise? Como está o financeiro depois disso tudo? Como pensa em reverter e conseguir melhorar o financeiro de sua clínica veterinária?

Pensando, justamente, nas clínicas que mais sentiram o peso da pandemia afetarem o financeiro, que é o coração de todo negócio, resolvemos mostrar aqui algumas dicas que irão lhe ajudar a colocar as contas em dia, se não agora, no pós-pandemia, garantindo que sua clínica volte a funcionar a pleno vapor.

Dicas para melhorar o financeiro da clínica veterinária

Então, vida voltando ao normal, hora de encarar os problemas de frente e pensar em estratégias para reverter a situação e voltar a estabilizar a parte financeira de sua clínica veterinária. Confira algumas dicas.

1- Minimize gastos

. Economize energia: a hora é de não desperdiçar dinheiro com gastos irrelevantes. Por exemplo, vale diminuir o uso de ar condicionados e manter acesas apenas as luzes necessárias. Tentando evitar o desperdício de energia, que está muito cara.
. Evite desperdiçar materiais: incentive seus colaboradores a utilizarem suas próprias canecas e copos reutilizáveis, pode parecer besteira, mas além de estar economizando, ainda estará ajudando o meio ambiente.
. Esqueça reformas: não é hora de investir em reformas. Em vez disso, procure focar no atendimento ao cliente, que é sempre um diferencial e, nesse período, ainda é mais necessário.

2- Se organize

Essa é a hora de encarar os desafios que terá pela frente. No caso de já ter um controle sobre as despesas, ponto para você, mas do contrário, se não sabe por onde começar, vamos lá!
. Reúna todas as suas despesas:das mais básicas, como contas de luz, água, planos de telefonia, contratação de softwares e serviços, até as mais robustas, envolvendo materiais, medicamentos, equipamentos, seguros, etc.
. Acompanhe o fluxo de caixa: você sabe quanto de dinheiro entra na sua clínica por mês? Onde você gasta esse dinheiro? Separe em grupos:

– Materiais gerais (copos descartáveis, papel);
– Materiais para consulta (luvas, antisséptico, seringas);
– Contas de base (água, energia, internet);
– Medicamentos e vacinas;
– E assim por diante.

Pronto, agora verifique se o que tem é suficiente para pagar as contas. Quanto sobra desse dinheiro? São questões importantes para considerar sempre, e não apenas em momentos de crise.

Atenção, caso não faça o controle do fluxo de caixa, por não ter a menor ideia de como o fazer, a dica, então, é considerar apostar em um software de gestão, hoje existem muitos programas para clínica veterinária, que valem a pena investir, ainda mais que o custo é mínimo.

3- Projete os meses seguintes

Pronto. Como agora você já tem uma noção do quanto está gastando mensalmente, faça uma estimativa de quanto gastará nos próximos meses. Com certeza, dessa forma, ficará bem mais fácil criar estratégias e, balancear sua situação financeira, evitando gastos supérfluos.

4- Repense planos e serviços

Essa é a hora de repensar e renegociar operadoras, pacotes de internet, telefone fixo e qualquer outro serviço. E mais, procure em vez de gastar com ligações, utilizar e-mails e aplicativos gratuitos como o Skype ou WhatsApp, você verá como é possível economizar, e muito, ao adotar essas medidas.

5- Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Tenha em mente que não é o único a enfrentar uma crise, muitas outras clínicas até tiveram que fechar suas portas. Então, procure seus fornecedores e tente entrar em um acordo, com melhores soluções para enfrentar a crise. Crie parcerias para facilitar a logística e programe a compra de itens para os próximos meses. É preciso manter as coisas funcionando. No mais, é de interesse dos fornecedores também que a clínica continue funcionando.

6- Aposte em marketing digital

Se antes o marketing digital já era tendência digital, e as empresas que não investissem em estratégias ficavam para trás, hoje, então, com a pandemia do Coronavírus, esse processo foi ainda mais intensificado e, agora, investir em marketing digital se tornou vital para a qualquer empresa.

E não dá para falar em marketing digital sem destacar as redes sociais, fundamentais nos dias de hoje. Porém, é preciso investir em conteúdo de qualidade e postagens frequentes. Use seu espaço para disseminar informações relevantes para o seu público-alvo e esteja sempre presente no dia a dia do seu cliente.

E, claro, investir em um site bem feito também ajuda a conquistar clientes. E não esqueça de usar e-mail marketing, que é uma ótima forma de se comunicar com seu público e se mostrar presente.

7- Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, podemos usar a tecnologia para nos ajudar em tudo, ou quase tudo. E gestão é uma das possibilidades. Pois é, existem no mercado, muitas opções de programas para clínica veterinária que, além de automatizar todos os processos dentro de sua clínica, ainda facilitam e simplificam a sua rotina de atendimentos, e toda a parte burocrática.

Informações mais precisas, otimização do tempo, economia de recursos, gestão completa e mais eficiente, enfim, muitas são as vantagens em apostar em um bom programa para clínica veterinária.

 

E é isso, essas são algumas dicas para  melhorar o financeiro de sua clínica veterinária após a pandemia, agora é com você!

Assim, ao contar com um bom sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, vai ficar muito mais fácil gerenciar sua clínica veterinária, vai poder cuidar de cada setor, do atendimento ao estoque, de uma forma simples e organizada.

Author: