Saiba como fazer a gestão de pessoas em sua Clínica Veterinária ou Pet Shop


Que dono de um estabelecimento, como clínica veterinária ou pet shop, não sonha em poder aprimorar seus serviços e, com isso, conquistar e fidelizar mais clientes?

Sem dúvida, é o sonho de todo gestor, até porque o sucesso do empreendimento depende, basicamente disso, oferecer bons serviços.

Porém, nada é tão simples, para alcançar tais objetivos é preciso empenho e investir em uma área do gerenciamento, geralmente, subestimada, e que, acredite, pode impedir o sucesso de qualquer empresa: a gestão de pessoas.

É essencial para o sucesso de seu empreendimento, saber gerir a sua equipe, garantindo ótimos resultados, e independentemente do número de funcionários.

Não é porque sua empresa só tem dois ou três funcionários que você deve subestimar a importância do treinamento, pois uma equipe que vista a camisa, ou seja, envolvida com os objetivos da empresa, certamente, vai impactar positivamente na qualidade dos serviços prestados, tornando sua clínica veterinária, ou pet shop, mais competitivo.

Se interessou? Quer virar o jogo e ter sucesso, apostando em uma boa gestão de pessoas em sua clínica veterinária ou pet shop? Então, continue lendo!
 

1. Conheça os seus funcionários

 
Você conhece todos os seus colaboradores? Então, como quer fazer uma boa gestão sem conhecê-los? É preciso conhecer e estar atento aos pontos fortes e fracos de cada um, às características individuais, assim como, o que precisa ser trabalhado em seus funcionários.

Só conhecendo o perfil de cada colaborador será possível distribuir corretamente as tarefas, sabendo alinhar suas competências aos serviços prestados, conseguindo extrair o melhor de cada funcionário.

Nesse sentido, o funcionário mais atencioso e paciente, por exemplo, pode ficar na recepção, tendo contato direto com os clientes, atendendo telefonemas e marcando consultas, o mais focado e organizado, pode cuidar do estoque, o que lida melhor com finanças pode ser o responsável pelo caixa…

Enfim, aproveitar as características de cada um para encaixá-los em determinados setores.
 

2. Seja acessível

 

Mas não basta conhecer bem os funcionários e não ser um gestor acessível.

É fundamental que eles não tenham medo de chegar até você, seja para repassar a reclamação de um cliente, seja para fazer elogios ou críticas ao empreendimento.

Ninguém conhece mais o seu negócio e os clientes do que os funcionários, por isso, eles são de grande importância para promover mudanças ou perceber erros que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
 

3. Garanta um bom ambiente de trabalho

 

Não tem nada pior que entrarmos em um estabelecimento e percebermos um clima ruim, que os funcionários não se relacionam bem… enfim, isso é muito negativo e afasta clientes.

É preciso investir em um ambiente harmonioso, com as pessoas sabendo trabalhar em equipe, demonstrando bom humor, satisfação, paciência.

Não só a limpeza do é percebida pelos clientes, mas a harmonia.

E, claro, é preciso também apostar na limpeza e organização, garantindo um ambiente saudável para todos.
 

4. Ofereça treinamentos

 

E, claro, para garantir uma equipe devidamente qualificada, é fundamental oferecer treinamentos aos seus funcionários, mantenha-os informados e treinados, incentivando-os a se capacitarem cada vez mais.

Sem dúvida, essa é uma das formas mais seguras de ter um bom retorno em seu negócio.

Mais uma vez o conhecimento de cada membro de sua equipe se mostra importante, justamente, para detectar quais competências precisam ser exploradas ou mais bem trabalhadas, desde o atendimento aos clientes, a forma de tratar com os pets, técnicas de venda, administração, contabilidade… investindo em treinamentos específicos para a necessidade de cada pessoa da sua equipe.
 

5. Dê feedbacks

 
Não adianta apenas treinar, capacitar, distribuir tarefas de acordo com o perfil de cada um, é preciso falar individualmente com os funcionários e dar um retorno sobre as impressões deles.

O feedback é uma ferramenta vital na gestão de pessoas.

É preciso saber, inclusive, se o treinamento oferecido está tendo o retorno esperado.

E mais, essa conversa , embora deva ser cordial, precisa assumir um tom profissional, por isso, se quiser manifestar a sua insatisfação, aja com firmeza, mas também com educação, de forma reservada, jamais na frente dos demais e dos clientes.

 

6. Delegue responsabilidades

 

Conheça seus funcionários? Eles estão devidamente treinados? Então, é preciso demonstrar confiança, delegando responsabilidades.

Isso é muito importante,  já que a tendência é, conforme sua empresa for se expandindo, não poder mais assumir todas as responsabilidades, sendo preciso contar com seus funcionários.

Ou seja, ao conhecer bem cada funcionário, até mesmo, as características positivas e negativas, saberá quais atribuições poderá delegar a cada um da equipe.

E mais, ao delegar também estará contribuindo para que eles se sintam valorizados e, assim, até melhorar o desempenho.

Para evitar estresse, a dica é ir delegando aos poucos: comece com pequenas responsabilidades, sempre se mostrando  acessível, corrigindo o que precisar ser corrigido. Com o tempo, a confiança é, naturalmente,  estabelecida.
 

7. Crie uma política de benefícios

 
Quer uma forma bem legal de valorizar seus funcionários e que costuma dar ótimos resultados? Invista em uma política de benefícios.

Para isso, procure estudar o mercado, avaliar as práticas adotadas pelo segmento e quais poderiam ser implementadas.

Claro, os benefícios precisam ser vantajosos para eles, e refletirem a importância dada ao trabalho executado.

Lembre-se que encontrar funcionários que vistam a camisa da empresa não é muito fácil, então, depois de investir em treinamento e capacitação, todos saem ganhando com essa política de benefícios, que não só vai reter os bons colaboradores como melhorar ainda mais o desempenho dos mesmos.
 

Como a tecnologia pode ajudar

 

Hoje, felizmente, os donos de empresas, principalmente, pequenas empresas, já podem contar com a tecnologia para ajudar a gerenciar e administrar seu negócio da melhor forma possível, bem mais prática.

São ferramentas como, por exemplo, , um software de gestão, que ajudam a gerenciar e administrar, exercendo várias funções, tais como, fazer o planejamento do negócio, diminuir a margem de erros, integração entre os setores,reduzir custos (com funcionários), controlar estoque, além de automatizar todos os processos.

Gerenciar todos os setores, o estoque, compras, pagamentos, comissões, dados dos clientes, históricos, relatórios, são algumas tarefas que um bom programa pode facilitar, oferecendo um total controle, diretamente na tela de seu celular, ou computador.

Isso tudo sem falar que sai bem mais em conta apostar em um programa para clinica veterinaria e pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, do que contratar um profissional para realizar a gestão, por exemplo, ou mesmo, administrar seu negócio.

Pronto, agora é aproveitar nossas dicas, e fazer com que a gestão de pessoas em sua clínica veterinária ou pet shop não se transforme numa eterna dor de cabeça.

Author: