7 dicas para melhorar o atendimento de sua clínica veterinária

O fato do mercado pet não ser atingido pela crise financeira do país, não significa que qualquer pessoa que abrir uma clínica veterinária ou Pet Shop terá sucesso nessa empreitada.

Na verdade, justamente, por ser um setor em constante alta no país, ele é extremamente competitivo. Inclusive, muitas vezes, em uma mesma esquina, podemos encontrar mais de uma clínica veterinária ou Pet Shop.

O que isso significa? Basicamente, que não basta mais apenas contar com um diploma na hora de abrir um consultório, isso já não é suficiente.

Para ter sucesso com sua clínica veterinária, e Pet Shop também, é preciso focar no atendimento, investindo em estratégias para conquistar mais clientes e fidelizá-los.

Os tempos mudaram, as pessoas hoje têm acesso a todo tipo de informação, com isso ficaram muito mais exigentes.

Como volta e meia ressaltamos por aqui, mais até do que tentar conquistar novos clientes, é preciso investir em formas de retê-los.

Sim, focar em fidelizar os clientes ainda é a melhor estratégia para ter uma clínica veterinária de sucesso.

Além de ser bem mais fácil lidar com quem já conhece o seu trabalho, o boca a boca, que ainda é a melhor forma de divulgar seus serviços, e o melhor é que de uma forma natural e gratuita.

Nesse sentido, fidelizar é preciso, então, investir em boas estratégias para melhorar o atendimento é fundamental, principalmente, se pretende destacar e, consequentemente, aumentar o faturamento de sua clínica.

Confira abaixo 7 dicas para melhorar o atendimento em sua clínica veterinária.

1. Mantenha o ambiente limpo e organizado

Essa dica pode parecer tão básica que chega a ser tola. Mas, não se engane, na verdade, é muito comum encontrarmos clínicas que deixam a desejar na limpeza e organização, o que é inaceitável em um empreendimento que trabalha com a saúde de animais.

Quer melhorar o atendimento de sua clínica veterinária ou pet shop? Então, comece por esse item, procure prestar muita atenção em todos os detalhes físicos e estruturais de sua clínica veterinária, acredite, eles são fundamentais para oferecer um bom atendimento ao cliente.

É preciso oferecer um ambiente organizado, livre de confusão e que preze a higiene, justamente, para despertar a confiança do tutor que vai deixar o seu animal em sua clínica, sob cuidados dos seus profissionais.

E não basta apenas saber organizar os produtos nas prateleiras, ou focar só na sala de espera, centro cirúrgico, consultório e demais dependências do estabelecimento, é preciso cuidar também da fachada do prédio, jardins e espaço para estacionamento (caso haja) para que sejam atrativos, lembrando sempre da máxima: a primeira impressão é a que fica!

2. Aposte na cordialidade e empatia dos funcionários

Uma recepcionista sem empatia ou educação, com certeza, é o passaporte para o cliente não retornar à sua clínica, por melhor que seja seu atendimento.

Pesquisas comprovam o poder desse primeiro contato do cliente.

É preciso considerar que quando um tutor vai em busca de atendimento veterinário para seu animal, na maioria das vezes, ele está nervoso, estressado e triste, por isso, é mais do que fundamental ser cordial e demonstrar empatia e interesse pelas angústias dessas pessoas.

Para isso, é preciso investir em treinamento de toda a equipe de colaboradores da clínica veterinária, para ter uma equipe capacitada e disposta a oferecer o melhor atendimento aos clientes.

Com certeza, é uma ótima estratégia para não só atrair, mas fidelizar os clientes e assim, melhorar o atendimento na clínica veterinária.

Outra forma de prestar um bom atendimento, cativando os clientes, é procurar criar vínculos, bastando investir em algumas atitudes simples no dia a dia, como, por exemplo, tratar o tutor e o animal paciente pelo nome; procurar saber da recuperação do animal por mensagens; dentre outras possibilidades.

3. Tenha um programa de fidelidade

Programas de fidelidade, comprovadamente, costumam dar resultado, sendo ótima forma de estimular o consumidor a consumir mais de algum produto para obter algum benefício futuro. Portanto, pode ser uma ótima estratégia para ganhar mais clientes e, claro, fidelizá-los.

Nesse caso, se a sua clínica oferece serviço de pet shop, por exemplo, experimente oferecer algo ao cliente a cada 10 banhos.

E claro, procure sempre oferecer benefícios para seus clientes mais fiéis, algo como brindes e mimos como amostra de produtos, lacinhos, gravatinhas, ossinhos, adesivos…

4. Invista em estratégias de relacionamento

Que estratégias de marketing hoje são essenciais para qualquer negócio, isso todo mundo já sabe, mas poucos ainda investem em estratégias de relacionamento, usando ferramentas como email marketing ou pelo whatsapp.

Muitos torcem o nariz para o email marketing, mas ainda é uma das ferramentas de relacionamento com o cliente que apresentam os melhores resultados, já que, entre outras coisas, o email marketing permite manter o seu cliente informado sobre as novidades da clínica, condições especiais e ainda oferecer dicas para cuidar melhor dos animais.

E a boa notícia é que existem ferramentas no mercado capazes de personalizar a mensagem, sem deixá-la com cara de spam.

Outra opção, cada vez mais utilizada, é o Whatsapp, uma alternativa mais recente para interagir com os pacientes, que se mostra muito eficiente para troca de informações mais rápidas e para o envio de condições especiais com curto período de duração.

5. Realize eventos gratuitos

Quer outra dica para se aproximar dos clientes? Realizar eventos gratuitos! Nesse sentido, vale apostar em atividades como festas de aniversários do semestre (dos animais), caminhadas ou até piqueniques, costumam fazer bastante sucesso com os tutores.

O melhor é que, geralmente, esses eventos não tem custo muito elevado e você ainda pode fazer parcerias com outras empresas, como fornecedores de ração para distribuir amostras grátis. Além de divulgar a sua marca, ainda pode proporcionar momentos de descontração com as pessoas e os animais.

Claro, não se esqueça de mostrar nas redes sociais! Os tutores adoram exibir seus animaizinhos!

Com certeza, isso será um ponto positivo na hora de um possível cliente se decidir por um serviço.

6. Aposte em serviços diferenciados

Quer saber o que todo cliente gosta? De ser surpreendido com serviços diferenciados! Então, sem dúvida, apostar em algum tratamento novo, ou serviços delivery, pode servir para não apenas conquistar novos cliente mas, também, fidelizar os que já têm.

Tratamentos alternativos para animais mais idosos, fisioterapia, delivery de alguns serviços, exames laboratoriais, equipamentos de diagnósticos, são bons exemplos de comodidades que os tutores adoram.

Já pensou em oferecer serviços como day care, uma espécie de área de recreação para que os animais passem o dia brincando com outros animais, sob supervisão de um profissional? Outro serviço em alta, lá fora, mas por aqui ainda é novidade é o self serviço dog Wash… onde se oferece um local comunitário para que o próprio dono possa dar banho em seu cão.

7. Invista em tecnologia

Por fim, mas nem por isso menos importante, temos a tecnologia. Sim, ela pode ser uma grande aliada na hora de garantir um melhor atendimento aos seus clientes.

Hoje, felizmente, existem diferentes opções de programa de gerenciamento de clínica veterinária, como Nuvem Vet que, entre outras coisas, vai informatizar sua clínica.

Um bom sistema para clínica veterinária oferece todos os dados ao alcance de um clique, bastando acessar a internet, e de qualquer lugar terá o controle total de sua clínica veterinária, com todos os detalhes de seus pacientes e clientes, devidamente, cadastrados, podendo administrar de qualquer lugar sua agenda e otimizar sua rotina.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas, melhorar o atendimento e se preparar para o sucesso de sua clínica veterinária!

Author: