Dicas para superar os maiores desafios de um Pet Shop


Que o setor pet é um dos que mais crescem no país, isso não é novidade, que ele não sente a crise, também não é, porém, o que muita gente não sabe, é que são muitos desafios a serem superados por quem quer se destacar nesse ramo.

Então, o fato é que, justamente, por não conhecer crise e estar em constante crescimento, esse setor vem chamando a atenção de muitos empreendedores e, com isso, a concorrência acaba sendo enorme. E esse é o maior desafio, não sucumbir à concorrência.

Por isso, apesar de todo o potencial para o sucesso, ser dono de um Pet Shop envolve ter que superar muitos desafios, da administração até a divulgação, sempre considerando a enorme concorrência do setor.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo para mostrar quais são os maiores desafios de um pet shop para que possa superá-los e se destacar no mercado pet. Confira abaixo quais são esses desafios!

Lidar com fornecedores

 

Sem dúvida, um dos maiores desafios de quem tem um pet shop e trabalha com a venda de muitos e diferentes artigos, de vestuário à alimentos, é ter que lidar com os fornecedores e seus curtos prazos, principalmente para quem tem um pet shop pequeno ou começou a empreender no mercado pet há pouco tempo.

A principal coisa a ter em mente é não considerar o seu fornecedor um vilão, na verdade, ele pode até ser seu grande aliado, só é preciso tentar criar um bom relacionamento, sendo positivo para ambas as partes.

A dica é ter controle sobre seu fluxo de caixa, e procurar negociar com o fornecedor, já prevendo o máximo que puder de entradas e saídas, melhorando a previsão do saldo do caixa e estipulando um bom capital para investir nos produtos.

Garantir produtividade

 

E por falar em desafios… garantir a produtividade pode realmente se tornar um grande problema com o dia a dia tão corrido dos pet shops.

Tratar com fornecedores, negociar preços e prazos, gerenciar contratos, organizar o estoque, lidar com clientes, realmente, são muitas tarefas a serem realizadas para manter um pet shop funcionando perfeitamente.

E há quem ainda faça tudo isso, controle todas as atividades e contas usando um simples caderno, possibilitando erros como perdas de prazos de vencimento de um contrato ou, até mesmo, a compra de produtos que já estavam no estoque.

Infelizmente, muitos empreendedores ainda temem a tecnologia, por a considerarem “complexa” ou acharem que possui um “preço elevado”.

A dica, no entanto, é procurar se informar mais sobre esse assunto, pois já existem muitas opções no mercado que vão automatizar todos os processos, que executam tarefas repetitivas e operacionais, garantindo mais produtividade, assertividade e a  integração dos setores do seu negócio.

Organizar o estoque

 

A dor de cabeça de muitos comerciantes, o estoque, sem dúvida, também costuma ser um desafio para quem possui um pet shop, e isso por lidar com muitos e diferenciados itens, desde produtos de higiene até caminhas, roupinhas, comedouros, rações, petiscos, enfim…

Por isso, é fundamental fazer a previsão de vendas, para ter o estoque sob controle, evitando desperdícios ou falta de itens com grande saída.

Dentre outras coisas, esse controle permite saber quais os itens não estão tendo saída, ou quais os que seus consumidores mais compram, quais os que têm grande potencial mas os clientes não conhecem (esses precisam ganhar destaque ou serem oferecidos como brindes para que os clientes o conheçam), enfim, ter um estoque mais assertivo.

Se destacar da concorrência

 

Não tem como se destacar da concorrência sem conhecer bem seu público, saber qual o seu perfil, suas preferências, necessidades.

E é fundamental ficar muito atento aos concorrentes, prezando sempre o bom atendimento, oferecendo novidades e serviços diferenciados, até mesmo terceirizados, desde hotel pet, delivery, pet shop móvel, tratamentos alternativas…

E, claro, é muito importante facilitar canais de atendimento, investir nas redes sociais que, atualmente, são as melhores ferramentas de marketing.

Identificar as necessidades dos clientes

 

O mundo gira, está sempre mudando, e com isso chegam novas tendências, trazendo novos costumes, desejos, necessidades ou gostos dos clientes.

Sendo assim, é preciso ficar sempre de olho nas novidades do mercado, procurar trazer novos serviços ou produtos para que, justamente, consiga se destacar, deixando a concorrência para trás.

E a dica é lançar mão de ferramentas para procurar descobrir a necessidade do seu público, podendo ser através de pesquisas de satisfação, ou mesmo, enquetes em redes sociais.

Capacitar sua equipe

 

E não existe uma empresa de sucesso sem que haja por trás um bom trabalho em equipe, a qual deve estar preparada para lidar com todo o tipo de cliente ou situação.

Nesse sentido, se o seu pet shop oferecer serviço de banho e tosa, é muito importante que o profissional saiba lidar com pets mais agitados, até mesmo, mais agressivos, para a sua segurança e do animal.

Ou seja, é fundamental construir uma boa equipe, investir em capacitação, até mesmo, para aquele funcionário que irá atender determinados clientes que se preocupam em dar uma alimentação diferenciada aos animais, isto é, os funcionários do pet shop precisam saber quais os melhores produtos e devem dominar o assunto para garantir a venda.

Enfim, investir em treinamento vai otimizar o trabalho, garantir o crescimento da sua marca e motivar toda a equipe.

Administrar o Pet Shop

 

Nunca é simples gerenciar um negócio, seja ele qual for e do tamanho que for, e em tempos de crise isso se torna ainda mais complexo.

E para facilitar a gestão, é preciso  conhecer muito bem o público alvo, os clientes, saber suas preferências e demandas, focar no bom atendimento, saber comprar corretamente para evitar desperdícios de recursos financeiros, e procurar sempre trabalhar com preços justos.

Fidelizar os clientes

 

O sonho de todo empreendedor é fidelizar os clientes, até porque, isso garante uma renda constante, porém, isso não é nada simples, ainda mais em um setor tão concorrido, sendo fundamental investir em muitas estratégias para que isso aconteça.

Dentre as estratégias para a fidelização, podemos destacar a interação com os animais na frente dos clientes, a criação de programas de fidelidade, o bom relacionamento com os clientes, oferta de serviços, como delivery, por exemplo, priorizar o bom atendimento, realizar pesquisas de satisfação e investir na capacitação dos funcionários.

A importância de contar com um software de gestão

 

Estamos em plena era da tecnologia, com a qual podemos automatizar todos os processos com um bom programa de gestão, possibilitando uma maior organização e produtividade.

Com um bom software para pet shop, qualquer tarefa administrativa difícil se torna bem mais simples, organizando e facilitando o fluxo de trabalho. Até mesmo o estoque, agendamentos, a comunicação com os clientes, a tecnologia facilita tudo isso.

Hoje é possível encontrar um bom programa para pet shop que caiba em qualquer bolso, para atender todo tipo de necessidade, e o melhor, armazenando os dados em nuvem e, assim, possibilitando seu acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

E é isso, muitos são os desafios quando se trata de gestão de pet shop, mas nada impossível de resolver, por isso, esperamos que essas dicas possam ajudar a superá-los!

Author: