Como fazer previsão de vendas em seu Pet Shop e por que ela é importante

Embora o mercado pet não conheça crise, por outro lado, ele é extremamente competitivo, exigindo dos empreendedores uma constante atenção, para que não venham a ficar para trás.

Assim, estratégias de marketing, investimentos em ferramentas de gestão, aposta em serviços diferenciados e tendências, são só algumas ações fundamentais para quem quer se destacar no mercado.

Mas, um pet shop precisa mais do que se destacar, ele precisa vender. Para isso, é fundamental aprender a fazer previsão de vendas.

Pois é, não basta investir em um belo local, em um ponto bom se não souber gerenciar as vendas corretamente, sem dúvida, esse é um dos aspectos mais desafiadores de um ciclo de negócios.

Uma boa gestão de vendas envolve planejamento, recrutamento, organização, treinamento e supervisão da equipe de vendas da empresa, assim como, ter bem definido os objetivos de vendas e monitoramento de leads. Certamente, processos desafiadores para um gerente sem as ferramentas certas.

Por isso, a importância de contar com a ajuda da tecnologia nessas horas, aliviando esse fardo e ajudando a alcançar mais facilmente os objetivos de longo prazo, simplificando todas as operações de vendas.

O fato é que seja o negócio que for, do tamanho que for, quem tem um negócio quer que ele dê lucros, que cresça, porém, para que isso aconteça é preciso muito mais do que boa vontade, é preciso saber equilibrar os custos de venda com seus lucros, para além de conseguir manter a empresa em pé, também aumentar seu faturamento e ganhar espaço no mercado. Mas… para isso é preciso saber fazer a previsão de vendas.

E você, sabe fazer a previsão de vendas? Sabe porque ela é tão importante? Não? Então, confira abaixo.

Afinal, por que a previsão de vendas é importante?

 

Primeiramente, é preciso saber que fazer a previsão de vendas significa criar um cenário com base em dados reais, para poder determinar qual será o faturamento, ou seja, quanto seu pet shop vai vender, em um determinado período.

Sendo assim, a previsão de vendas é importante para ajudar a direcionar qualquer tomada de decisão, pois mostra uma perspectiva real, através da qual, os diferentes departamentos do seu pet shop possam ter recursos financeiros para trabalhar.

A previsão de vendas pode ser feita de formas diferentes, se baseando em grupos distintos de informações. Assim, por exemplo, se levar em conta os dados da empresa, a previsão é chamada de histórica, mas, se levar em conta os dados do setor, como um todo, geralmente, feita no começo do negócio, nesse caso, é chamada de projeção de mercado.

Também existe a previsão com base em ações, feita ao se realizar alguma ação específica para vender determinada quantidade de produtos, como ocorre na campanha de Black Friday, por exemplo.

Vantagens de saber fazer a previsão de vendas

 

Pronto, agora você já sabe o que é a previsão e por que ela é importante, inclusive, podendo determinar os rumos de seu pet shop, agora, então, descubra algumas vantagens em aplicá-la.

Descobrir seu lugar no mercado
A longo prazo, ao apostar na previsão de vendas, não apenas irá ajudar a determinar as metas do mês, mas oferecer uma boa ideia da sua presença nesse concorrido mercado. Lembrando que, pelo histórico é possível saber se houve aumento das vendas, os produtos que mais venderam, se a empresa apresentou mais rendimento.

Saber se sua equipe de vendas funciona
Toda equipe de vendas deve ter metas para trabalhar. Ao analisar a previsão, você pode ter uma ideia não só se ela está cumprindo essas metas, como também se tem capacidade de aumentá-las. Sem falar que os próprios dados podem servir como termômetro do desempenho de cada colaborador e se as técnicas de vendas utilizadas estão trazendo resultado.

Saber quando aplicar recursos
Ao se basear em dados reais, sem dúvida, fica bem mais fácil e menos arriscado aplicar recursos. Nesse sentido, a previsão de vendas permite saber quanto terá de lucro, quanto poderá aplicar, por exemplo, na compra de produtos, de novidades do setor, enfim, pois saberá, exatamente, quanto terá no final do mês. No mais, a previsão de vendas também serve como um alerta de que é preciso entrar um X mínimo para que a empresa se mantenha funcionando.

Assumir compromissos e realizar investimentos
Ao saber os recursos que dispõe, sem dúvida, fica bem mais tranquilo distribuir recursos quando resolver realizar ações, ou seja, assumir compromissos, como um financiamento, um investimento para que o negócio possa crescer.

Ficar preparado para as crises
E não tem como falar em vantagem de apostar na previsão de vendas sem lembrar das possíveis crises. Todo negócio pode passar por crise, e a previsão de vendas permite que se prepare, tendo sempre uma reserva de segurança. E mais, se perceber que a previsão não está se cumprindo e as vendas estão caindo, com os dados em mãos, fica bem mais fácil ver onde está errando, conseguir melhorar as vendas, já que terá uma ideia do que pode ter deixado passar, ajudando a tomar decisões mais assertivas.

O que acontece se você não realizar a previsão de vendas?

 

Com certeza, já deve ter percebido até aqui que a previsão de vendas é fundamental para o funcionamento de seu pet shop, evitando sustos ou surpresas desagradáveis. No mais, vale alertar para os riscos de subestimar essa ação, podendo sofrer consequências sérias como:

– não crescer, já que não sabe se terá dinheiro para investir;
– acabar sendo vítima de uma crise, e não saber como reagir;
– não ter controle do estoque, acabar comprando a mais e desperdiçando, até perdendo produtos, ou comprar a menos por ter medo de ficar sem reserva, com isso, acabar perdendo clientela;
– perder o controle das finanças;
– se basear em achismos e não em dados reais.

Ou seja, é fundamental aprender como fazer previsão de vendas, sem dúvida, isso pode ser decisivo para o sucesso e a saúde financeira de seu pet shop, ainda mais que esse é o tipo de negócio que lida com muitos itens, e estoque pode ser um problema seríssimo se não for bem administrado.

Isso sem falar que é bem mais fácil tomar decisões acertadas, com base em dados reais, em vez de conjecturas, possibilitando que sua empresa se prepare para o futuro, superando crises e ganhando espaço no mercado.

Programa de gestão

 

Está meio perdido? Acha que não vai saber fazer previsão de vendas? Então, a boa notícia é que já existem no mercado programas de gestão que, entre outras coisas, cuidam de toda essa parte financeira de seu pet shop.

Pois é, um bom software para pet shop, entre outras coisas, pode ajudá-lo a organizar suas contas, com todos os dados dos clientes, informações sobre vendas, entradas, saídas, histórico completo, e tudo em um mesmo local, facilitando sua gestão, podendo acessar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Um sistema para pet shop não só ajuda com a parte financeira, como a organizar contatos de clientes, controlar o estoque, e realizar todos os processos administrativos de uma forma simples e prática.
E é isso, agora que já sabe como a previsão de vendas é importante, então, agora é aproveitar nossas dicas e se preparar para o sucesso!

Author: