Como garantir um bom atendimento veterinário à distância

Embora a vida esteja, aos poucos, voltando ao normal, ainda estamos em meio a uma pandemia, e os cuidados continuam, por isso, muita gente ainda prefere fazer tudo à distância, de forma remota, inclusive, as consultas ao veterinário.

Mas, será que dá para realizar um atendimento remoto de excelência?

Bem, o fato é que a telemedicina, de uma forma geral, já é utilizada há muito tempo, desde práticas como atendimento por vídeo em aplicativos de mensagens, até atendimentos por videoconferência. Hoje, no entanto, se tornou ainda mais indispensável.

Atualmente, até os profissionais que não viam com bons olhos, já percebem a importância dos serviços veterinários à distância. Mas, contudo, ainda existe uma dúvida que tira o sono tanto dos profissionais, como dos tutores: será que é possível manter um atendimento remoto de excelência?

A resposta não poderia ser outra, é SIM, é possível atender bem, mesmo de forma remota, beneficiando de muitas formas a saúde do animal.

Quer descobrir funciona o atendimento veterinário à distância? Confira abaixo um passo a passo para garantir um ótimo atendimento veterinário remoto.

Passo a passo para realizar um ótimo atendimento remoto

Será que dá mesmo para manter a excelência do meu atendimento através de uma videoconferência? Como eu me comunico de forma online?

Também tem dúvidas? Então, confira os 7 passos práticos para garantir um bom atendimento remoto.

  1. Escolha um local tranquilo 

Mesmo que não possa estar em sua sala de atendimento da sua clínica veterinária, é preciso que procure um local adequado para fazer a videoconferência, que seja livre de qualquer tipo de distração. Um local tranquilo e sem ruídos.

É fundamental definir um espaço onde saiba que não será interrompido, longe som de TV, conversas, barulhos externos, entre outros.

Uma dica é já definir um espaço para esse tipo de consulta, podendo contar sempre com ele quando for preciso, sem o risco de misturar espaços pessoais de lazer, com espaços de atendimento.

  1. Foco total nos tutores

Tal como acontece nas consultas presenciais, é fundamental ter o foco total nos bichinhos e seus tutores nas consultas remotas.

Jamais atenda ligações durante a consulta, mesmo que seja sua secretária, evite até deixar o telefone a vista para não cair em tentação a cada notificação das redes sociais e outros aplicativos.

Procure manter contato visual com a tela que está mostrando o tutor e mantenha-se focado nela. Dessa forma, você estará se mostrando mais presente ao momento, mesmo à distância.

  1. Continue sendo empático e atencioso

Não é porque a forma de atendimento mudou que você precisa mudar seu jeito de lidar com os tutores. Ou seja, mantenha a mesma paciência, cuidado, boa vontade e atenção praticados em um atendimento presencial.

E se for usar as mensagens, muito cuidado para não parecer frio ou distante, é preciso muita atenção com a comunicação por mensagens, para evitar confusões e possíveis desentendimentos.

Uma boa dica é sempre olhar a mensagem novamente antes de enviá-la e, se ficar alguma dúvida, mostre-a para alguém, pois muitas vezes a palavra escrita e algumas expressões podem parecer frias, ou mesmo, um ponto ou vírgula pode mudar um contexto por completo.

  1. Use uma plataforma segura e eficiente

Está cada vez mais comum apelarmos para a praticidade e, assim, acabamos solucionando dúvidas em plataformas como o WhatsApp e Messenger.

Porém, apesar dessas plataformas serem práticas na rotina do dia a dia e facilitarem a comunicação, elas não oferecem uma segurança satisfatória para profissionais veterinários, que lidam com informações sigilosas e sensíveis dos tutores.

Para seguir as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária e não infringir exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é preciso utilizar sistemas seguros, desenvolvidos por especialistas em segurança de dados.

Acredite, não apenas vai garantir segurança para os tutores, como também, consegue ter maior proteção judicial para a sua imagem profissional.

  1. Lembre-se da experiência do tutor

Hoje é fundamental pensar na experiência com atendimento, do tutor, de uma forma bem mais ampla, ou seja, ela não começa apenas no atendimento presencial ou no atendimento à distância, mas sim, lá atrás, ainda no processo de agendamento, e vai até o pós-atendimento.

É muito comum os profissionais subestimarem o momento pós-atendimento, que é fundamental e pode ser feito através de práticas como o e-mail marketing.

O e-mail marketing, por exemplo, você pode enviar mensagens personalizadas de forma automática, pelo período que desejar.

  1. Busque por feedbacks

Quem melhor do que o tutor para lhe dar um feedback sobre a qualidade do seu atendimento?

Por isso, vale perguntar para ele, pedir sua avaliação, mas preparado para qualquer resposta, seja ela positiva ou negativa e sempre aberto à fazer mudanças onde for preciso.

Outra dica é enviar pesquisas de satisfação, conhecidas como NPS, para identificar o nível de satisfação dos seus tutores com o seu atendimento.

Dessa forma, seus tutores podem lhe ajudar a melhorar ainda mais o seu atendimento, garantindo um serviço de qualidade, mesmo de forma remota.

Tecnologia como forte aliada

Em tempos de pandemia, de consultas remotas, sem dúvida, a tecnologia foi decisiva em nossas vidas.

E nessas horas poder contar com um bom programa de gestão para clínica veterinária fez toda a diferença para quem realizou atendimento à distância, com todos as informações sobre os pets na nuvem, sem a necessidade de ter que estar presencialmente na clínica para poder acessar esses dados.

Pois é, esqueça todos aqueles montes de papéis espalhados pela clínica e sua mesa, todos os registros são guardados na nuvem, registro de consultas, exames, receituário, vacinas, tudo digitalizado e de fácil acesso.

Até agendamentos um bom sistema para clínica veterinária oferece, de forma simples e eficiente.

Um sistema para clínica veterinária, também, oferece uma série de relatórios sobre os lucros e gastos do estabelecimento, tudo a um clique de distância, podendo ser acessado de qualquer local, e a qualquer hora.

E é isso, o atendimento veterinário a distância não é o futuro, já é o presente. A pandemia abriu as portas do atendimento remoto em nosso dia a dia, modificou a forma de trabalho de muitos veterinários e mostrou como a tecnologia pode ser, SIM, uma grande aliada.

Author: