Como divulgar melhor os serviços de banho e tosa de seu pet shop

Sabe aquela máxima antiga: “propaganda é a alma do negócio”? Então, ela ainda existe, só que, ao contrário de tempos atrás, a propaganda mudou. Na verdade, o mundo mudou, as pessoas mudaram e, logo, mudou também a forma de consumo.

Enquanto antes, a cada produto anunciado se fazia quase que uma lavagem cerebral em nossas cabeças, hoje o marketing é construído através de estratégias.

Mas, tanto antigamente como hoje em dia, divulgar é fundamental, o que mudou foi apenas a forma de fazer isso, que acompanhou todas as mudanças, principalmente, tecnológicas, trazendo o marketing para o mundo virtual.

O que é preciso considerar, no entanto, é que se as estratégias de marketing não forem assertivas, os resultados podem ser totalmente negativos.

E em um mercado tão competitivo como o do pet shop, é preciso saber a forma certa de divulgar os serviços de banho de tosa, como chegar aos clientes, retê-los e fidelizá-los.

A boa notícia é que, é possível, sim, criar ações de marketing eficientes, e ainda sem gastar muito, utilizando o marketing digital, sem dúvida, um grande aliado na hora das empresas captarem e fidelizarem clientes.

Quer saber como acertar nas estratégias de marketing e conseguir divulgar seus serviços de forma mais eficiente? Continue lendo.

Dicas para acertar ao divulgar os serviços de banho e tosa do seu pet shop

Se basear apenas na qualidade, infelizmente, hoje isso não conta mais na hora de fidelizar os clientes.

As pessoas estão cada vez mais exigentes, nesse sentido, qualidade é obrigação e não mais um diferencial. Ou seja, é preciso muito mais do que isso para reter seus clientes, ainda mais, com tanta concorrência.

Hoje, as pessoas precisam se identificar com o seu produto encontrar soluções para seus problemas.

Mas, calma, vamos lhe ajudar nisso, basta seguir essas dicas:

  1. Saiba quem é o seu público

Para quem você está tentando vender? O que ele precisa? Aonde ele está?

Na verdade, essa talvez seja a estratégia de marketing mais importante dentre todas, pois é através do conhecimento do seu público que poderá atraí-lo. Precisa saber qual o perfil dos clientes, do que ele precisam e gostam.

Por isso, é necessário fazer uma pesquisa para conhecer seu público-alvo, uma dica é se basear nas seguintes temáticas:

. Perfil demográfico: idade, nível de escolaridade, estado civil, número de filhos, onde mora, qual é o pet, entre outras.

. Comportamento: locais que costuma frequentar no tempo livre, redes sociais mais utilizadas, quais são as necessidades básicas, os hobbies etc.

. Emocionais: avalie as preocupações, dificuldades enfrentadas, necessidades, anseios, enfim.

Tudo isso servirá como um guia para montar suas estratégias de marketing, e assim, poder divulgar os serviços do seu pet de forma mais assertiva e eficaz.

Através dessas informações, conseguirá mapear comportamentos e, principalmente, descobrir a rede social que seus público costuma usar e, dessa forma, facilitar o acesso e relacionamento entre a empresa e o cliente.

  1. Descubra quem são seus concorrentes

O mercado de pet shop é muito competitivo, por isso, é preciso saber quem são seus principais concorrentes, e monitorá-los.

É preciso encarar esse monitoramento como se fosse analisar sua própria empresa.

Comece definindo os aspectos que serão avaliados, depois, considere questões como os canais de relacionamento que o concorrente utiliza com seus clientes;  Como é a sua estratégia de atuação, se é mais agressiva ou mais passiva; Quais seus principais clientes e o que os tornam engajados com a marca?

Isso facilitará uma análise melhor de sua própria atuação, possibilitando aprimorar seus serviços.

É fundamental avaliar a concorrência, tanto para acompanhar sua, quanto para conseguir melhorar os  seus resultados e garantir a satisfação dos clientes, além de buscar alcançar novos consumidores e suprir aquilo que seu concorrente não está conseguindo oferecer.

  1. Saiba tirar proveito das redes sociais

Após descobrir quais são as redes sociais mais usadas pelos seus clientes, que provavelmente são Facebook, Instagram e YouTube, coloque a sua empresa nelas também.

Mas, atenção, não basta apenas ter uma página no Instagram, e pronto. Na verdade, isso requer esforço e gestão, com publicações frequentes, garantindo, assim, o engajamento do público.

E mais, as postagens devem ser atrativas e relevantes, com informações não apenas sobre vendas, mas dicas de saúde para animais, curiosidades, com textos de qualidade.

Mas, claro, há espaço para postagens divertidas, e até  reservar um dia para mostrar foros de pets dos clientes (eles adoram!).

E fique atento aos comentários, jamais deixe de responder ou apague-os, demonstre sempre boa vontade e educação, mesmo se algum comentário não for muito favorável.

E não deixe de promover a página, o custo é muito baixo para o enorme retorno que poderá ter.

Atualmente, sem dúvida, estar nas redes sociais é a melhor forma de divulgar produtos e serviços, aumentando a exposição, gerando engajamento nos seguidores e ainda melhorando o atendimento ao cliente, só é preciso usá-las com sabedoria.

  1. Faça o cliente perceber que o seu pet shop oferece mais vantagens

Hoje as pessoas tendem a buscar vantagens ao optar por um estabelecimento em vez do outro, sendo assim, ofereça benefícios.

Aposte em pacotes de serviços, no caso, banho e tosa, em promoções, em preços diferenciados para alguns dias da semana (com menor movimento)… enfim,  procure formas de atrair clientes, mas sempre garantindo qualidade e ótimo atendimento.

  1. Faça parcerias

Firmar parcerias é uma ótima forma de fazer crescer os serviços de banho e tosa, preenchendo assim, lacunas existentes no segmento e solucionando os problemas dos seus clientes de modo ainda mais completo.

Comidas naturais, adestradores, hotel para pets…

Com o sistema de parceria, tornará o serviço oferecido pelo seu pet shop ainda mais completo.

Claro, só não deixe de divulgar para o público (use as redes sociais) essas parcerias estabelecidas.

  1. Promova adoções de animais

Certamente, seu público ama pets, muitos até devem se envolver em causas em defesa dos animais de estimação.

Então, que tal promover uma campanha ou um evento para incentivar a adoção de animais sem dono?

É uma forma de mostrar para o público o quanto a sua empresa está engajada na causa e também de conquistar novos clientes.

  1. Crie cupons de desconto

Acha que perdeu alguns clientes? Então, que tal oferecer cupons de desconto para que voltem? E, claro, anuncie nas redes sociais!

E isso vale também para aqueles clientes que compram todo mês o mesmo produto como, por exemplo, uma ração.

Ao criar um cupom de desconto personalizado, vai chamar a atenção dele e demonstrar que se preocupa em oferecer a melhor experiência.

Acredite, esse tipo de estratégia além de garantir a venda, ainda ajuda a fidelizar o cliente.

  1. Crie um serviço de assinatura

E que tal investir em um serviço de assinatura? Com ele, você pode reduzir custos ao vender pela internet e fidelizar pessoas que já costumam comprar seus produtos ou serviços.

Funciona assim: sua empresa separa quais produtos podem ser oferecidos em assinatura e o cliente faz pagamento periódico para recebê-los sem sair de casa.

De um lado o pet shop consegue fidelizar o cliente e ainda prever receitas,de outro, o cliente ganha comodidade, ao receber as mercadorias que precisa em casa.

  1. Aposte em email marketing

Email marketing é utilizar o email em campanhas de marketing digital, justamente, para ajudar a criar e manter o relacionamento com clientes, melhorando as vendas e a retenção.

E se pensa que o email está ultrapassado, se enganou! Acredite, 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais realizam, ao menos, uma compra e 82% dos consumidores abrem e-mails de empresas.

Por isso, invista em campanhas de email marketing na hora de anunciar assinaturas, promoções e parcerias!

Tenha um Controle de Clientes

Investir em um atendimento mais personalizado, certamente, vai fazer com que consiga cativar muito mais clientes, por isso, uma dica, é investir em um bom Software De Gestão de Pet Shop, justamente,  para ter um controle mais eficiente dos clientes, com todos os dados devidamente cadastrados, tanto dos tutores, como dos animais.

E mais, ao apostar em um programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, também estará contando com uma automação em todos os setores de seu pet shop, desde a parte administrativa até o estoque.

Author: