Dicas para destacar sua Clínica Veterinária no ambiente digital

Os tempos mudaram, estamos em plena era digital, ou seja, não adianta oferecer os melhores serviços e atendimento, se não tiver presença digital, certamente, vai ficar pelo caminho.

E isso vale para qualquer negócio, inclusive, clínicas veterinárias. 

Até mesmo as ferramentas e possibilidades de divulgação no universo digital vem crescendo, por isso, existe a necessidade de se adaptar aos novos tempos e estratégias para conseguir impactar o cliente dentro e fora da clínica veterinária e, assim, se destacar no ambiente digital.

Confira abaixo 5 dicas para se destacar neste universo, cada vez mais, dinâmico, como o digital:

1. Tenha um site institucional

Não adianta apenas criar um site com uma identidade visual bacana, é preciso pensar nele como uma espécie de cartão de visitas, a imagem virtual da sua clínica que pode ser a porta de entrada para atrair novos clientes.

E não é só isso, é preciso pensar, principalmente, na experiência do usuário, ou seja, na praticidade e sua usabilidade, garantindo funcionalidade e adaptabilidade em diferentes dispositivos, como desktop, mobile e tablet, por exemplo. 

O importante é saber usar o seu site de forma estratégica para poder apresentar a sua clínica veterinária diferenciando-se de seus concorrentes, divulgando para os visitantes os serviços oferecidos, os profissionais e especialistas que fazem parte da equipe. 

No mais, é preciso mostrar autoridade no seu segmento, ou seja, que domina o assunto de saúde e qualidade de vida animal com artigos, blog e dicas de cuidados. Vale apostar em depoimentos e avaliações de clientes, construindo a credibilidade para sua marca. E, claro, só não esqueça de deixar bem visível aquelas informações básicas, como telefone, e-mail e outros contatos, endereço, como chegar e horário de funcionamento.

2. Aposte em conteúdo relevante nas redes sociais

Hoje as redes sociais são canais extremamente relevantes, e sua clínica veterinária não deve ficar de fora. É preciso criar uma página em redes sociais, como Facebook e Instagram, que vão ajudar a construir ou fortalecer o relacionamento com os clientes.

E, claro, deve usar o espaço para oferecer conhecimento e orientar corretamente os tutores de pet para saberem como cuidar melhor da saúde e qualidade de vida de seus animais, sempre reforçando a importância do papel do médico veterinário, e das consultas regulares.

Por isso, a importância de planejar e desenvolver conteúdos relevantes nas redes sociais, sem esquecer de investir em impulsionamento de posts, justamente, para alcançar muito mais pessoas e, claro, aumentar as chances de conquistar mais clientes.

3. Use o Google como um canal estratégico para seu negócio

Não tem como falar em presença digital sem que venha à mente as pesquisas do Google. É fundamental saber usar a seu favor ferramentas como essa, que possibilitam aumentar a visibilidade e, até mesmo, ajudar na percepção de credibilidade de sua marca.

Por isso, se pretende ter mais visibilidade nesta plataforma, e ser encontrado no motor de busca do Google, não deixe de cadastrar sua clínica veterinária no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e conectada com o mecanismo de buscas da plataforma, assim como, o Google Maps.

É preciso entender que, ao criar uma página de sua clínica veterinária com as informações básicas (endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos), provavelmente,  aparecerá com mais frequência para usuários que estejam buscando um serviço como o seu, ou seja, aumentar as chances de ser visitado durante uma busca e de receber novos clientes em sua clínica.

4. Todos os dados à um clique de distância

Hoje a tecnologia facilita ferramentas de gestão, ou seja, oferece programas, como um software para clínica veterinária que, entre outras coisas, busca automatizar todos os processos dentro do negócio, além de armazenar dados dos clientes.

A dica, portanto, é investir em um bom sistema para clínica veterinária, prezando pela qualidade do serviço, que permite com apenas um clique, de qualquer lugar e a qualquer hora, obter informações básicas, como nome do paciente, nome do tutor, data de aniversário, espécie, até informações como medicamentos administrados, registro de visitas à clínica, datas de vacinação, evolução de resultados de exames, entre outros.

5. Mantenha comunicação ativa com seus clientes

Será que você consegue avaliar o grau de satisfação de seu cliente? Como o seu cliente avalia a sua clínica? Será que ele retornará? O fato é que nunca se sabe se o cliente, por mais satisfeito que tenha ficado, retornará. Por isso, além de sempre investir em pesquisa de satisfação, para poder saber como sua clínica é avaliada, também é aconselhável acompanhar o progresso do tratamento, até mesmo, quando o cliente sai de seu consultório com as devidas orientações.

Assim, tanto para saber sobre a evolução do tratamento, ou para aplicar alguma vacina ou, simplesmente, para uma consulta de check-up preventivo, invista em pós-atendimento.

Lembre-se, muita coisa pode acontecer neste meio tempo, até mesmo, o cliente ser conquistado por outra clínica ou, apenas, esquecer de retornar.

Assim sendo, procure sempre manter uma comunicação ativa com seus clientes, para continuar impactando mesmo quando não estiverem em sua clínica.

Uma dica é entrar em contato com seu cliente, por email ou whatsapp, utilizando lembretes como:

– Vacinação;

– Administração de um medicamento, como vermífugo ou antiparasitário;

– Limpeza dentária/tártaro;

– Banho/tosa (se a clínica oferecer esses serviços);

– Mensagem de comemoração de aniversário do animalzinho;

– Envio de resultado de exames (se a clínica oferecer esse serviço);

– Confirmação de consultas agendadas;

– Divulgar um novo produto/serviço que chegou na sua clínica;

– Enviar promoções e ofertas personalizadas;

– Mensagem incentivando o cliente a voltar para a clínica para fazer um check-up;

– Pesquisa de satisfação após uma consulta;

– Pequenas dicas de cuidados, prevenção de doenças, saúde e bem-estar;

Agora é só definir a melhor ferramenta para a comunicação, sendo WhatsApp Business, muito popular atualmente, embora existam outras alternativas, como programas exclusivos para executar essa tarefa, com integração com diversas plataformas, incluindo e-mail marketing, SMS, entre outros.

No mais, é não esquecer de manter uma comunicação assertiva com seu cliente, lembrando sempre que conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual.

Enfim, a dica é procurar ter presença digital, com um bom site, ter cadastro nas buscas do Google, se manter ativo nas redes sociais, estar sempre em contato com seus clientes, e tudo com a ajuda de um bom programa de gestão de clínicas veterinárias e… pronto, depois, é só se preparar para o sucesso!

Author: