Como fazer a escolha da sua distribuidora

Quem tem um negócio, seja do tamanho que for, sabe que a seleção dos fornecedores pode se transformar numa grande dor de cabeça, o problema é que essa etapa não pode ser adiada, sendo fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Primeiramente, é preciso definir os critérios a serem usados na hora de selecionar sua distribuidora, lembrando que a falta de bons fornecedores pode vir a trazer sérios prejuízos e prejudicar os processos internos, ou mesmo, afetar a reputação da empresa, o que não é nada bom.

Por isso, é fundamental criar parâmetros para poder escolher bons fornecedores.

Ou seja, é preciso escolher os melhores fornecedores do mercado, mas considerando preço e qualidade.

Mas, como sabemos que escolher um distribuidor, ou fornecedor, não é tarefa das mais fáceis, resolvemos mostrar aqui importantes dicas para lhe ajudar nessa tarefa. Confira.

Como encontrar bons fornecedores?

Existem algumas alternativas na hora de procurar bons fornecedores, que pode ser através da Internet, conversando com profissionais da área, participando de feiras…

Sem dúvida, poder se basear em indicações é bem mais seguro na hora de contratar outra empresa, já que poderá contar com referências quanto à qualidade do serviço ou produto oferecido, repeito a prazos…

Planilha

Após a pesquisa por fornecedores, seja pela Internet, ou através de indicações, é preciso criar uma planilha, justamente, para poder organizar o contato desses fornecedores, adicionando o nome, onde estão localizados, meios de contato e preço médio dos produtos ou serviços que você pretende contratar.

Assim, com todos esses dados, fica mais fácil comparar as opções mais facilmente.

Considere manter os contatos a salvo, para no caso de algum fornecedor contratado, por qualquer motivo, não conseguir entregar o pedido. Dessa forma, garantirá outras opções de fornecedores para não deixar sua Pet Shop desabastecida, podendo até manchar a reputação da sua empresa.

Enfim, mantendo uma base de dados dos fornecedores se tem alternativas e para poder fazer as escolhas mais inteligentes, possibilitando mais rapidez e eficiência em todo o processo de compras e entrega dos produtos.

Variedade de produtos

É preciso considerar que um Pet Shop trabalha, normalmente, com uma enorme quantidade e variedade de produtos, por isso, o ideal é encontrar fornecedores que supram essa demanda, e ter várias cartas na manga, ou seja, se algum não conseguir atender, já tem um outro como alternativa .

Na verdade, esse fator é muito importante, um pedido não entregue pode comprometer o bom funcionamento do Pet Shop, encarecendo todo o processo, reduzindo a produtividade e ainda aumentando o risco de desabastecimento.

Qualidade dos produtos

Certamente, de nada vale o fornecedor entregar em dia, fazer um bom preço, mas a qualidade deixar a desejar. O ideal é poder contar com fornecedores recomendados, que ofereçam produtos de qualidade reconhecida.

Aquela máxima cabe muito bem nesse caso, o barato às vezes pode sair caro demais. Não abra mão da qualidade em função do preço. É preciso que o fornecedor ofereça um bom preço + rapidez na entrega + qualidade.

O que vai fidelizar o cliente é ele poder confiar nos produtos adquiridos, saber que só trabalha com produtos de qualidade, o contrário pode acabar comprometendo o sucesso do negócio de forma irremediável.

Formas de pagamento

Saiba negociar, é preciso que o fornecedor oferecem condições de pagamento facilitadas. Prefira um que ofereça pagamento parcelado  do que um fornecedor que só trabalhe com pagamento à vista, mesmo que por um preço.

É preciso considerar que condições melhores de pagamento permitem oferecer condições diferenciadas para os clientes, conseguindo melhores resultados.

E, no final das contas, o cliente final quer qualidade, mas também, facilidade, assim, quanto mais facilitar, mais chances de conquistar clientes.

Pesquise preços na concorrência

Pesquisar preços é importante em todos os negócios, e na hora de procurar um bom fornecedor isso não é diferente, é preciso conhecer a média do mercado e, com isso, saber negociar, tanto com os fornecedores quanto com o cliente final.

Por isso, pesquise, e vale usar a internet a seu favor.

Prazo de entrega

Como já foi dito, é fundamental prestar muita atenção no prazo de entrega dos produtos.

Prefira aqueles fornecedores que garantem uma entrega rápida, de qualidade, justamente, para não correr o risco de ver sua Pet Shop desabastecida , o que pode prejudicar as vendas e frustrar aqueles clientes que estavam contando com os produtos.

Enfim, na hora de escolher os melhores fornecedores para a sua Pet Shop, é preciso levar em conta fatores como a qualidade dos produtos oferecidos, preço e prazo de entrega. Dessa forma, irá garantir que sua distribuidora esteja sempre com produtos no estoque e nunca fique desabastecida.

De olho no estoque

Sem dúvida, o estoque é a grande dor de cabeça da maioria dos lojistas, e com Pet Shop isso não é diferente. São muitos e diferentes produtos para administrar.

A boa notícia é que hoje já existem softwares para Pet Shop que fazem todo esse trabalho de controle de estoque  e muito mais.

Um bom software para pet shop organiza todas as informações da empresa em um só lugar, com acesso fácil de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Dentre outras coisas, um software para Pet Shop agiliza e informatiza atendimentos, registros de consultas, exames, pacotes de banho e tosa, receituário, vacinas, além de cuidar do financeiro e muito mais

Por isso, é preciso acertar na escolha do software ideal para seu Pet Shop, já que pode ser o braço direito do empreendedor, oferecendo um conjunto de funcionalidades integradas entre si, ligando todos os setores da empresa, desde o estoque, atendimento, vendas, finanças e cadastros.

E mais, um software para Pet Shop, gera relatórios de todas estas áreas, ajudando o gestor a ter uma visão geral para administrar o negócio corretamente e tomar as melhores decisões.

Nesse sentido, vale conhecer o software para pet shop online Nuvem Vet, cujas informações, como o próprio nome sugere, ficam salvas na nuvem.

No mais, vale saber que Nuvem Vet oferece o melhor custo-benefício do mercado, além de um excelente suporte.

Author: