Como saber quais são os produtos mais vendidos no pet shop?

Quer entrar no mercado do Pet Shop ou quer fazer seu negócio ser mais lucrativo? Então, continue lendo esse artigo.

Para ter um Pet Shop de sucesso é preciso muito mais do que uma boa localização e um bom espaço, é fundamental saber quais são os produtos mais vendidos.

Para conseguir fidelizar os clientes e não dar chance para a concorrência, é necessário ter um bom controle de estoque para, justamente, saber quais os produtos com maior demanda, e isso a partir do conhecimento dos produtos mais vendidos no pet shop.

A escolha dos produtos certos

Primeiramente, é preciso identificar seu nicho corretamente:

  • Trabalha apenas com vendas de produtos;
  • Oferece serviços com mercadorias;
  • É veterinário e realiza atendimentos, com comissão por venda de artigos de um parceiro.

Então, após identificado o seu nicho, aí sim será possível saber quais os produtos mais vendidos em um pet shop, já que isso depende do nicho.

Porém, certamente, qualquer Pet Shop precisa ter produtos ligados à alimentação, cuidados de higiene e saúde.

Tipos de produtos mais vendidos

Certamente, como em qualquer mercado, o dos pets também tem aqueles produtos com maior saída, independente dos perfis de cliente.

De acordo com uma pesquisa do IBGE, itens e serviços para cães são os mais procurados, atendendo os mais de 50 milhões de cães existentes no Brasil.

Depois, entram produtos voltados para as mais de 37 milhões de aves de estimação, os 22 milhões de gatos e 18 milhões de peixes.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), os mais vendidos são os seguintes:  

  • Pet Food –primeiro lugar no ranking;
  • Pet Service – serviços estéticos e de cuidados animais tem o segundo lugar em saídas;
  • Pet Care – produtos de cuidados pet são o segundo lugar em vendas;
  • Pet Vet – medicamentos estão em crescimento no mercado pet.

Alimentos

o que vender no seu pet shop

Ainda de acordo com a pesquisa, a ração ainda é a campeã em vendas, podendo ser vendida à granel (lembrando que para vender dessa forma é preciso consultar a legislação referente ao estado e tipo de inscrição comercial da sua loja).

Sem dúvida, os produtos para alimentação de pets são os que tem maior giro, entrando nessa listinha os sachês de comida para gatos e cães.

E atenção, é fundamental que conheça bem seu público para saber se deve investir mais em rações superpremium, por exemplo, ou priorizar uma alimentação saudável, pois se não souber trabalhar a venda de cada tipo de ração, vai acabar tendo prejuízo ao invés de lucro.

Por isso, antes de investir, estude seu mercado.

Vale ter em mente que sachês de comida e outros itens menores têm mais chance de vender mais rapidamente e não encalhar no estoque.  

A pesquisa não apontou as marcas ou tipos de ração mas, de qualquer forma, quem pensa em abrir uma empresa, já sabe que abrir um negócio voltado à venda de ração pode ser uma boa opção.

Cuidados

Medicamentos são uma boa aposta para o mercado de produtos pets. Os cuidados com a saúde dos bichinhos é essencial e seu cliente sabe disso.

Nesse sentido, vale apostar em medicamentos com mais saída, como anti pulgas e carrapatos, que prejudicam desde os pelos, até o apetite do pet.

E mais, são produtos que vendem bem o ano todo e, principalmente, nos meses de maior calor.

Vale considerar que itens de farmácia são produtos que permitem ter margens de lucro altas, por serem produtos de baixo custo.

Mas, atenção, de acordo com a legislação, esse tipo de mercadoria só deve ser comercializada em estabelecimentos que tenham um responsável técnico.

Higiene

Os itens de higiene, ainda dentro da categoria de cuidados, são produtos que também têm alto giro nas pet shop.

Dentre os itens de mais saída vemos escovas de dentes descartáveis e produtos de banho.

E produtos voltados para questões estéticas também tem alta saída.

Acessórios

dicas do que vender no seu pet shop

Certamente com o crescimento do número de pets nas casas, aumenta também a procura por esse tipo de item em pet shops, como coleiras e colares elisabetanos.

Embora com finalidades distintas, são os dois acessórios com maior saída.

Bebedouros e comedouros também estão na lista dos mais vendidos.

Lembrando que, em relação aos acessórios, o que pode definir sua margem de lucro é a qualidade e novidade dos materiais que pretende comprar.

Essa parte de adornos são itens ligados a entretenimento e estética, nem sempre o cliente vê valor nesse tipo de mercadoria, por isso, quanto mais criativo e de qualidade, mais chance terá de vendê-los.

Produtos com serviços

produtos com maior saida no mercado vet

Muitos empresários têm apostado nos serviços em pet shop, pois o giro desse segmento é crescente e a cada dia vemos novas modalidades e especialidades de serviços estéticos e de cuidados.

Cada vez mais as pessoas estão vendo seu pet como um membro da família e quer tornar a vida dos bichinhos cada vez mais saudável, por isso, os serviços para pet shop ocupam o segundo lugar no giro e faturamento do mercado de animais domésticos.

Sem falar que, ao oferecer serviços, o cliente acaba ficando mais tempo na sua loja, e mais chances terá de comprar ali tudo o que precisa.

A melhor forma de identificar os produtos mais vendidos

Sem dúvida, seja o negócio que for, independente de seu tamanho, a melhor forma de ter um controle completo das entradas e saídas, do estoque e giro, é adotando um bom programa de controle de gestão.

Um bom programa de gestão automatiza todos os setores de seu Pet Shop, mostrando dados de uma forma simples e precisa.

Ou seja, você consegue comparar suas vendas por tipos de produtos, marcas ou até mesmo nicho de mercado (alimentação,farmácia, higiene, estética, etc).

Com um programa como o Nuvem Vet, por exemplo, você poderá cadastrar produtos, serviços como agendamentos, banho e tosa, também terá o faturamento geral do pet shop, comissão do tosador (funcionário) e muito mais…

Quer ter um maior controle sobre seu estoque e sobre os produtos que mais vendem em seu pet shop, de uma forma precisa e simples? Nuvem Vet foi feito especialmente para isso.

Author: