Como escolher o local ideal para sua clínica veterinária

Está pensando em abrir sua própria clínica veterinária? Já escolheu o local onde pretende montá-la? Não sabe o que considerar a hora de comprar ou alugar um imóvel? Então, esse artigo é para você!

Montar uma clínica veterinária de sucesso passa não apenas por escolher um bom imóvel, em boas condições e em um tamanho adequado, é preciso considerar, principalmente, a sua localização.

Acredite, a localização, subestimada por muitos empreendedores, é o primeiro passo para fazer de seu empreendimento um sucesso.

O fato é que o mercado pet vem crescendo muito nos últimos anos, e quem não consegue se destacar, acaba ficando para trás diante de tanta concorrência.

De acordo com dados do CFMV, o Brasil possui mais de 84 mil profissionais em atividade, sendo o país com mais médicos veterinários no mundo.

E, claro, os médicos veterinários, em sua grande maioria, ao finalizarem sua graduação, sonham em abrir sua própria clínica veterinária, sem dúvida, uma ótima forma de investir na carreira e se destacar.

Mas, para isso, precisam escolher o lugar ideal para montar sua clínica veterinária, um processo que até pode parecer simples, mas não é, já que envolve muitos fatores a considerar.

Justamente, por isso, resolvemos elaborar esse artigo, para lhe ajudar a escolher o melhor local para montar sua clínica veterinária. Confira!

Como escolher o local ideal para montar sua clínica veterinária?

A localização, mobilidade, facilidade de acesso, perfil dos moradores, enfim, muitos são os detalhes a considerar na hora de escolher o local ideal, inclusive, administrativos e burocráticos.

É preciso ter em mente que acertar no imóvel é muito importante, para viabilizar uma série de fatores, desde a possibilidade de obras no local, mudando a estrutura interna, até oferecer uma boa acessibilidade, o que muitas vezes requer um investimento mais alto.

Confira abaixo alguns fatores que deve considerar, ao procurar o local ideal para montar sua clínica veterinária.

1. Considere o  perfil dos seus clientes

 

Você sabe o perfil de seus clientes? Pretende trabalhar com animais de grande porte, também?

Então, antes mesmo de pensar em definir o local do seu estabelecimento, é preciso decidir qual é o perfil dos clientes que você deseja atrair para sua clínica veterinária, certamente, considerando também os serviços que pretende oferecer.

Por exemplo, pretende trabalhar com animais de grande porte? Então, talvez devesse considerar um local mais afastado, próximo, ou em uma área rural. Esses lugares costumam ter imóveis com preços bem mais acessíveis, o que permite apostar em uma área maior, portanto, adequada para tratar animais maiores.

Por outro lado, se pensa em abrir uma clínica veterinária com banho e tosa e pet shop, o ideal é buscar um local em um centro urbano, próximo à residência dos tutores, e que ofereça agilidade e praticidade no atendimento.

Porém, nunca escolher sem antes realizar uma pesquisa pela região, para saber se existe muita concorrência, pois isso dificulta mais ainda na hora de atrair e fidelizar clientes.

Montar sua clínica veterinária em uma área residencial, onde a maior parte das casas possuem animais de estimação, sem dúvida, pode ser uma boa escolha, mas esbarra no fato da concorrência ser mais alta.

E se pretende atrair clientes de emergências veterinárias ou plantão 24h, o que pode ser uma boa escolha, já que as emergências podem trazer um maior faturamento, considere escolher uma avenida mais movimentada, para que fique mais seguro manter a clínica aberta 24 horas, tanto para você quanto para os clientes.

2. Se certifique se poderá realizar mudanças estruturais

 

Está pensando em construir sua clínica veterinária do zero?

Sem dúvida, esse seria o cenário ideal, escolher um lugar que permita a construção de um imóvel adequado, investindo em um estacionamento, entradas com uma boa estrutura de acesso para todas as pessoas, incluindo deficientes e idosos, um bom espaço para uma sala de espera, sala de atendimento e banheiros.

E, se puder, claro, vale investir ainda em uma copa para seus colaboradores e uma sala exclusiva para exames, de acordo com sua especialidade.

Se a intenção for começar a clínica do zero, vale ainda investir em uma estrutura sustentável, tornando o local mais humanizado e consciente.

Mas, o mundo ideal não existe para a grande maioria, nesse caso, a dica é escolher um local que permita, ao menos, realizar algumas mudanças estruturais, é preciso deixar isso bem claro antes de assinar o contrato.

3. Garanta que o local atenda às exigências legais

 

Sem dúvida, a parte chata e que oferece mais receio aos novos empreendedores, é a parte burocrática, que não deve ser, de forma alguma, negligenciada.

Assim sendo, se certifique de que seu estabelecimento veterinário seja regularizado por órgãos como a ANVISA, que inclui a estrutura da clínica veterinária, assim como sua localização.

E tenha em mente que os critérios podem variar de acordo com a sua especialidade, por isso, se informe detalhadamente sobre essas normas para evitar aborrecimentos futuros com fiscalização e multas.

Uma dica para quem precisa saber mais sobre as exigências para sua especialidade, é acessar o site da ANVISA, mais especificamente, a seção de normas e regulamentos sobre estrutura física dos estabelecimentos de saúde.

Se já possui uma clínica mas quiser mudar de endereço…

 

Muitas vezes, no impulso, você pode acabar montando sua clínica em um local que não traga muito retorno, ou mesmo, que tenha uma grande concorrência, o que fazer nesses casos? A resposta é repensar a localização.

Muitas vezes até, na época em que montou a clínica, nem existia tanta concorrência, mas as coisas mudam, hoje o mercado pet cresce a cada dia… então, ao perceber que sua clínica não está conseguindo se destacar frente as demais da região, então, claro, vale a pena mudar de local.

Mas, se está mudando de lugar por achar que sua clínica está muito pequena para atender sua clientela, nesse caso, considere os seguintes fatores:

– A mudança realmente será benéfica para os seus clientes.

– Será que esse aumento de procura não acontece pela boa localização?

– Qual garantia terá de que seus clientes irão para o novo local?

A dica, então, é procurar fazer uma pesquisa com seus clientes, perguntando se continuariam com o atendimento caso você mudasse de endereço. Caso a maioria das respostas seja “não” ou “talvez”, então, uma expansão pode não ser uma boa ideia.

Não dá mais, precisa mudar de localização? O contrato venceu ou a recepção já não comporta seus clientes de uma forma confortável? Então, ao menos, considere procurar um lugar perto do seu endereço atual, permitindo que continue mantendo a clientela, que talvez não queira ter que rodar quilômetros para chegar à sua nova clínica.

Lembre-se sempre que as pessoas estão, a cada dia, mais exigentes, e a concorrência está altíssima, portanto, suas escolhas sempre devem priorizar o conforto e praticidade dos seus clientes. Se manter isso em mente ao planejar sua mudança, as chances de erros serão bem menores.

A tecnologia como aliada

 

E quem vai abrir uma clínica veterinária não deve subestimar sua gestão, e felizmente, já existem programas de gestão, que realizam, de uma forma super prática, essa tarefa.

Um bom software para clínica veterinária ajuda a otimizar tempo e a gerenciar o seu negócio de uma forma mais ágil e assertiva.

Sem dúvida, ter um controle completo sobre dados dos clientes, agendamentos, consultas, contas a pagar, estoque, enfim, é muito importante, e é isso que um programa para clínica veterinária faz, tornando muito mais simples lidar com seu negócio dia a dia.

E então, já sabe como escolher o melhor lugar para montar sua clínica veterinária? Agora, é seguir essas dicas e…sucesso!

 

Author: