Dicas de gestão para Clínica Veterinária de Animais de Grande Porte

Ao contrário do que muita gente imagina, nem todo mundo que sonha em ser veterinário, pretende trabalhar com animais fofinhos e de pequeno porte. Na verdade, muitos veterinários sonham em poder trabalhar em fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, institutos de pesquisa, órgãos fiscalizadores, zoológicos… ou seja, trabalhar com animais de grande porte.

Embora clínicas para animais de grande porte sejam mais comuns no contexto rural, é preciso destacar que esse é um vasto campo a ser explorado, inclusive o agronegócio, mais precisamente, com indústrias de carne,  fazendas, para avaliações periódicas de rebanhos.

Enfim, se gosta de animais de grande porte e do universo rural, talvez devesse considerar abrir uma clínica veterinária de animais de grande porte, até porque a concorrência não é tão acirrada, já que não é tão comum encontrar uma clínica veterinária de animais de grande porte.

Mas não pense se se enquadram na categoria de animais de grande porte apenas cavalos e rebanhos… algumas raças de cães mais robustas também entram nessa categoria, como São-bernardo, Boxer, Golden retriever, Fila brasileiro, Rottweiler, Pastor-alemão, entre outros…

Como o foco da maioria das clínicas veterinárias não são os animais de grande porte, sem dúvida, essa é uma estratégia que pode trazer excelentes resultados e clientes diferenciados.

Lembrando que para atender animais de grande porte, até o espaço físico deve ser pensado para isso, diferente de uma clínica veterinária comum.

Mas, e a gestão de uma clínica  para animais de grande porte? Ela funciona a mesma forma que a clínica comum? Então, é preciso saber como gerenciar esse tipo de clínica, para que ela seja lucrativa e, inclusive, possa se transformar em uma referência nesse segmento.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas e sugestões para acertar na gestão de seu negócio, indo além de oferecer somente cuidados veterinários, para trazer também bons resultados financeiros. Confira nossas dicas!

Dicas Para Gerenciar Uma Clínica Veterinária de Animais de Grande Porte

 

Como acontece com clínicas voltadas à animais exóticos, clínicas para animais de grande porte também possuem um público mais restrito que uma clínica para animais domésticos, portanto, exige mais estratégias, além de um trabalho de marketing mais específico.

Por isso, vale prestar atenção nessas dicas:

Acerte na divulgação de seu negócio

É preciso ter em mente que uma clínica veterinária de animais de grande porte trabalha com um público bem específico, sendo necessário, portanto, investir em ações de marketing diferenciadas, justamente, para que as pessoas saibam do que se trata seu estabelecimento.

Nesse sentido, é preciso tirar proveito das redes sociais, procurar também fazer parcerias com estabelecimentos locais ou que tenham ligação com seu nicho. O importante é divulgar e fazer com que as publicações cheguem ao público certo, que são os donos de animais de grande porte.

Vale apostar em campanhas patrocinadas para aumentar o alcance da mensagem, e claro, procurar oferecer descontos ou brindes na primeira visita, já que isso sempre chama a atenção.

Estude Seus Clientes

Você possui uma clientela fiel? Sabe o que seus clientes acham de seus serviços? É preciso levar em conta as opiniões dos clientes, como eles avaliam sua clínica, pois essas informações podem servir como um termômetro para o seu estabelecimento, possibilitando investir em melhorias e uma experiência diferenciada aos clientes.

E, claro, na busca por aumentar a clientela, vale apostar em algumas iniciativas como, por exemplo, estender o atendimento ao período noturno, caso verifique o interesse dos clientes, aliás, isso pode até ser um diferencial, ou seja, se tornar vantajoso apostar em uma clínica que funcione 24 horas.

Contrate Veterinários Capacitados

 

Todo estabelecimento de sucesso tem por trás uma boa equipe. E no caso de clínicas que trabalham com animais de grande porte, é importante se cercar de profissionais preparados para lidar com animais desse porte, e não de apenas curiosos.

Por isso, ao escolher sua equipe de veterinários, procure se cercar dos mais experientes e devidamente capacitados, o que pode ser feito analisando sua formação, os lugares em que já trabalhou ou, até mesmo, através de cartas de recomendação.

É fundamental, portanto, assim que o profissional for contratado, procurar acompanhar de perto seu trabalho, para se certificar de que o mesmo contribuirá para elevar o nome de sua clínica.

No mais, vale se atentar ao fato de que se trata de uma clínica veterinária de animais de grande porte, ou seja, pode aparecer desde um Labrador ou um Golden Retriever até um cavalo, por exemplo.

E para que seu estabelecimento seja valorizado, é fundamental prestar um atendimento de excelência, com profissionais experientes e que amam o que fazem, sem dúvida, o resultado é uma clientela cada vez maior e  fiel.

Procure um diferencial

 

Serviços mais específicos costumam chamar a atenção de pessoas que moram mais longe, viram chamariz para quem precisa de um determinado tratamento. Porém, a dica é ter um diferencial, sim, mas sem abrir mão de oferecer um leque de possibilidades que atendam todas as necessidades.

Ao oferecer um serviço mais específico, por exemplo, isso vai atrair até pessoas que estão mais distantes do estabelecimento, que não se furtarão de viajar uma distância maior para receber um tratamento especializado.

Por isso, sempre pense em alcançar aqueles clientes mais distantes, do interior do estado ou de áreas mais rurais, por exemplo, para isso, ter um diferencial é muito importante.

No mais, apostar em um diferencial, sem dúvida, será benéfico para ambas as partes: os clientes saberão com quem podem contar no caso de qualquer eventualidade e a clínica veterinária terá cada vez mais clientes, e fiéis.

Aposte em um sistema de gestão para clínicas veterinárias

 

Seja voltada para animais domésticos, exóticos ou de grande porte, atualmente, é fundamental contar com um bom software para clínicas veterinárias, que vai informatizar todo o estabelecimento, facilitando muito a gestão.

Um programa para clínica veterinária permite ter acesso a todas as informações, seja cadastro dos clientes, consultas, históricos, enfim, tudo de uma forma super prática, oferecendo mais agilidade, eficiência, praticidade e segurança.

Um programa de gestão permite mais segurança de dados e informações, sem falar que cuida de toda a parte financeira da clínica, assim como, do estoque, que costuma ser uma grande dor de cabeça para os donos de qualquer negócio.

Vire autoridade em sua área de atuação

Pronto, seguindo todas essas dicas e sugestões, sua clínica veterinária de animais de grande porte, com certeza, tem tudo para fazer um enorme sucesso. Agora é investir em um bom trabalho de marketing e em um atendimento de excelência.

Author: