Como um sistema de gestão pode ajudar na lucratividade de seu pet shop


Seu pet shop está dando lucro? Como você trabalha a sua gestão? Já pensou em investir em um sistema de gestão? Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!
Embora a crise não passe nem perto do mercado de produtos e serviços para animais de estimação, uma gestão equivocada pode, sim, colocar a saúde financeira de seu negócio em perigo.
Para quem não sabe, no ano que começou a pandemia, em 2020, a economia brasileira encolheu, pelo menos, 4% e, na contramão desse cenário, o setor pet teve um crescimento de cerca de 13,5% em relação ao ano anterior, faturando mais de R$ 40 bilhões, de acordo o Instituto Pet Brasil.
Ou seja, o mercado de pet shop no Brasil não para de crescer, nem mesmo diante de cenários tão preocupantes, e a expectativa é bastante otimista, motivada pelo cuidado e carinho, cada vez maiores, que os tutores dedicam aos seus animais de estimação.
O fato é que o mercado pet vem se ampliando de uma forma crescente, com cada vez mais possibilidades, permitindo que se invista em diferentes frentes, desde ter uma loja de ração até uma clínica veterinária, enfim, o que não faltam são opções dentro desse mercado.

Porque apostar em Pet Shop

 

Se está na dúvida da vertente a escolher dentro desse mercado, algo que pode lhe ajudar bastante nisso é procurar conhecer melhor cada um dos segmentos, lembrando que nem só de ração ou banho e tosa vive o mercado pet, e quem souber aproveitar esse momento poderá ser muito beneficiado.
É importante considerar que a indústria vem se comportando de uma forma vigorosa, com lançamentos frequentes de produtos, novidades, benefícios e diferentes soluções para os animais e tutores.
Uma boa dica é considerar os 4 principais segmentos na hora de fazer sua escolha:

1. Pet Food (alimentação);
2. Pet Serv (serviços, como banho, tosa e outros);
3. Pet Care (acessórios, produtos de beleza e equipamentos para animais);
4. Pet Vet (medicamentos).

Lembrando que, quem preferir, pode apostar em um ou mais, até mesmo, em todos esses segmentos.
Nesse sentido, a dica seria abrir um pet shop, já que ele permite a venda de alimentos (ração, Marmita pet) e acessórios, produtos de higiene, oferecer serviços, como banho e tosa, entre outros e ainda contar com um veterinário (o que pode ser uma vez na semana) para atendimento médico.
O que deve considerar é que, no final das contas, as pessoas hoje correm atrás de praticidade, nesse sentido, até mesmo um pet truck, ou pet shop móvel pode ser uma boa ideia.

Pet shop de sucesso

 

Pronto, definido o que vai oferecer em seu estabelecimento, agora é hora de pensar no retorno financeiro, na lucratividade, e isso não é possível sem uma boa gestão.
Nesse sentido, nada mais atual e prático do que contar com um bom sistema de gestão, o qual trará diversos benefícios como, principalmente, lucratividade.
É muito comum pequenos empreendedores ficarem na dúvida se realmente vale a pena adquirir um software para o seu pet shop, e isso por imaginarem que um programa como esse é algo muito caro, além de suas possibilidades. Na verdade, um software é infinitamente mais barato do que contratar profissionais para executarem determinados serviços.
Esse artigo é, justamente, para que possa entender como é possível faturar mais usando um software para pet shop, adequado para o tamanho de sua empresa e de seu bolso.
Confira abaixo algumas das possibilidades que um bom programa para pet shop oferece:

Atualização de estoque em tempo real

 

Sem dúvida, uma das maiores dores de cabeça de quem tem um pet shop é realizar a gestão de estoque, ainda mais quando o mesmo comercializa diferentes tipos de produtos.
Poucas situações são mais negativas para qualquer comércio do que não ter mais no estoque algum produto com grande saída, isso não só vai fazer com que o cliente vá até outra loja, como pode fazer com que não volte mais à sua.
Outra situação é vender um produto que já está esgotado no estoque, e ter que ligar para o cliente, pedindo para ele substituir por outro…
Ou ainda, realizar alguma compra gigante de uma determinada mercadoria e descobrir que o pedido não era necessário, ou por já ter os mesmos artigos no estoque, ou por não ter tido uma boa procura, ou aceitação.
E nessa hora um bom sistema para pet shop pode ser de extrema importância, já que permite ter atualizações em tempo real, otimizando sua rotina de compras e vendas, e reduzindo erros tão comuns, cometidos manualmente.

Controle do financeiro

 

E um bom software para pet shop também é de grande ajuda no controle financeiro, tornando bem mais fácil e prático controlar contas a pagar, a receber e o fluxo de caixa de um determinado período, evitando juros com atrasos, ou a inadimplência, por esquecimento.
Isso sem falar que um programa de gestão permite também efetuar relatórios gerenciais, ajudando a entender a situação financeira da empresa, no período que você desejar, permitindo a criação de estratégias para um melhor gerenciamento de seu negócio.

Facilidade de comunicação

 

Quem deseja obter mais lucratividade no pet shop, precisa investir em bons relacionamentos, tanto com fornecedores, como com os clientes, sem dúvida, é a chave para o sucesso de qualquer empresa.
E, nessa hora, poder contar com um bom sistema de gestão pode fazer toda a diferença, com a facilidade de acesso a dados como consultas, agendas, vacinação, estoque e financeiro, que pode facilitar e estreitar ainda mais esse laço.
Isso sem falar que o fácil e rápido acesso de pedidos aos fornecedores, vai facilitar o envio e garantir um controle maior do estoque.

Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas

 

E não podemos esquecer que um bom software oferece recursos que otimizam o seu tempo, ajudando a gerenciar as tarefas mais simples, assim como, as mais complexas do dia a dia de qualquer gestor.
Ou seja, terá mais liberdade para estudar novas estratégias que ajudem a ampliar e aumentar a lucratividade do seu pet shop.
Isso sem falar que os relatórios gerenciais personalizados permitem ter uma visão mais ampla e real de como está a saúde da sua empresa, podendo assim, criar novos planejamentos que ajudem a tomar decisões mais assertivas, ou até mesmo, fidelizar novos clientes.

Conheça Nuvem Vet

 

Sempre é bom ter em mente que, como o setor pet é lucrativo, não conhece crise, por isso mesmo, ele é extremamente competitivo, pois o que não faltam no país são pet shops, e embora as grandes redes dominem o mercado, as pequenas empresas são em maior quantidade.
Nuvem Vet foi desenvolvido para atender todo tipo de pet shop, de qualquer tamanho, assim como, clínicas veterinárias. Com o melhor custo-benefício do mercado, você tem acesso a um controle de estoque, registro de consultas, exames, receituário, vacinas, gestão e controle financeiro e muito mais!

E é isso, o setor pet está em alta e promete não parar de crescer, por isso mesmo, é preciso estar preparado para enfrentar a grande concorrência, o que só pode ser feito com uma boa gestão, garantindo a saúde financeira de seu negócio.

Author: