A importância de fazer uma boa gestão de equipe em seu pet shop

Você está satisfeito com a equipe de seu pet shop? Como é feita a gestão de equipe? Você se comporta como um chefe ou como um líder? Confira neste artigo como acertar na gestão de equipe de seu pet shop.

Todo pet shop de sucesso, com uma equipe engajada e eficiente, certamente, passou pelas fases de selecionar, empregar e coordenar corretamente seus colaboradores.

Ou seja, uma boa equipe precisa muitos mais do que contar com funcionários adequados, precisa que a convivência seja harmoniosa, que estejam constantemente motivados e comprometidos com a empresa para, assim, alcançar os resultados esperados. E isso passa pelo que é chamado de gestão de equipe.

Sem dúvida, construir uma boa equipe em seu pet shop é essencial para garantir um excelente atendimento aos clientes, um ambiente de trabalho positivo e um desempenho de vendas satisfatório.

Dicas para construir uma boa equipe em seu pet shop

 

Engana-se quem pensa que uma boa equipe precisa apenas de profissionais qualificados, na verdade, o segredo do sucesso de qualquer equipe está na harmonia e boa vontade. Por isso, na hora de construir uma boa equipe, é preciso considerar alguns fatores, tais como:

1. Ter cuidados na contratação

É fundamental contratar pessoas que tenham as habilidades necessárias para o trabalho, bem como gosto pelo ofício, facilidade de comunicação, simpatia e educação.

2. Investir em treinamentos

Após contratar sua equipe, é importante fornecer treinamento adequado para que ela possa desempenhar suas funções de forma eficaz e eficiente. Além disso, incentive a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional, para possibilitar seu crescimento profissional e motivação.

3. Se comunicar corretamente

É muito importante investir em uma comunicação clara, para manter uma equipe coesa e alinhada com os objetivos da empresa. Certifique-se de que as informações importantes estão sendo comunicadas claramente e que a equipe se sinta confortável para compartilhar suas opiniões e preocupações, e também, que todos estejam cientes das metas da loja, políticas e procedimentos, e mantenha sempre uma comunicação aberta.

4. Definir claramente as metas e expectativas

É importante definir claramente as expectativas e objetivos da loja, desde o início, para que todos saibam o que se espera deles e como podem contribuir para o sucesso da equipe.

5. Reconhecer e recompensar

Nada melhor para um funcionário do que ele se sentir valorizado. Assim, procure reconhecer e recompensar sua equipe por bom desempenho e cumprimento de metas. Isso pode ser feito por meio de incentivos financeiros, como bônus ou comissões, ou por meio de reconhecimento público, como uma postagem nas redes sociais ou um elogio em uma reunião da equipe.

6. Incentivar o trabalho em equipe

Também é muito importante procurar formas de incentivar a colaboração entre os membros da equipe, justamente, para que possam trabalhar juntos e motivados para alcançar os objetivos da loja. Isso pode ser feito por meio de team building, ou seja, atividades usadas para melhorar as relações sociais e definir papéis dentro das equipes, como jogos ou eventos sociais.

7. Oferecer feedback

É de extrema importância dar feedback regularmente à equipe, para que fique ciente dos erros e acertos, assim como, onde deve melhorar. E é preciso que isso seja feito sempre de forma construtiva, clara e respeitosa.
 

Sem dúvidas, estes são importantes passos para a construção de uma equipe forte, motivada e engajada, preparada para oferecer um excelente atendimento aos clientes e alcançar um desempenho de vendas excepcional.

É melhor se comportar como chefe ou como líder?

 

Gerenciar uma equipe não é nada fácil, afinal, estará lidando com pessoas diferentes, por isso, uma das primeiras a aprender nesse processo é a de que chefe e líder são coisas bem distintas.

É preciso ter em mente que aquela figura do chefe todo-poderoso, durão e mandão é bastante arcaica, não combina mais com os dias de hoje, com o novo comportamento das pessoas.

Já o líder, pertence ao “novo”, mais assertivo e politicamente correto, modo de gerir pessoas, o qual consegue levar seu grupo a um status mais produtivo e eficiente.

O fato é que, atualmente, não há mais espaço para empresas que praticam a “chefia pura”, pelo menos, não as que conseguem ter sucesso, já que, como sempre lembramos por aqui, por traz de toda empresa bem sucedida, tem sempre uma ótima equipe, mais harmoniosa, produtiva e motivada.

Liderar para motivar a equipe

 

O comportamento das pessoas, de uma forma geral, mudou muito nas últimas décadas, até mesmo na forma de gerenciar uma equipe.

Nesse sentido, teoricamente, enquanto um chefe diz vá, um líder diz vamos lá? E isso pode ilustrar muito bem como é a nova forma de gerenciar uma equipe.

Ou seja, o líder de uma equipe ou de uma empresa trabalha a motivação das pessoas, em primeiro lugar, e chama para si os mesmos desafios e as mesmas dificuldades dos colaboradores.

A motivação, no entanto, pode acontecer de uma forma tanto direta quanto indireta, seja estimulando o crescimento pessoal, o conhecimento da área na qual atua, sempre se mostrando acessível e empático.

A tecnologia como aliada

 

Como sempre falamos por aqui, atualmente, podemos contar com os mais variados tipos de ferramentas de gestão, desde aquelas mais específicas para gerenciar a equipe, até as mais completas, que realizam a gestão de sua loja como um todo, da parte administrativa ao estoque.

No que diz respeito a gestão específica de equipes, temos ótimas ferramentas, como  Trello, Wunderlist, Asana, e Todoist, só para citar algumas.

Dentre outras coisas, essas ferramentas facilitam muito também o gerenciamento de projetos e tarefas, além de ajudar a manter uma comunicação eficiente e eficaz entre os membros da equipe.

Por outro lado, um software para pet shop, atua de forma mais global, automatizando a loja como um todo, oferecendo informações integradas entre os setores, facilitando as tarefas do dia a dia da loja, ou seja, otimizando o trabalho da equipe.

E, claro, como sempre falamos por aqui, as vantagens de se contar com um bom programa para pet shop vão muito além dessas citadas, por isso, é uma tecnologia que vale a pena ser implementada em sua loja.

E é isso, como podemos ver, o mundo mudou, o comportamento das pessoas também mudou, e assim, a forma de gerenciar precisou acompanhar essas mudanças. Felizmente, a tecnologia está aí, com suas muitas possibilidades e ferramentas para nos ajudar na gestão não só da equipe, mas da loja como um todo.

Author: