A importância e os cuidados que deve tomar com a comissão dos funcionários de seu Pet Shop

Você costuma incentivar sua equipe? Você sofre com a rotatividade dos funcionários? Pois saiba que a rotatividade pode ser altamente prejudicial para o seu pet shop. Por isso, resolvemos mostrar aqui a importância da comissão dos funcionários e de como calculá-la corretamente.

Quem tem olhos atentos ao mercado de trabalho, certamente, já percebeu como a rotatividade de funcionários, também conhecida como “turnover”, pode acabar prejudicando uma empresa, no caso, um pet shop.

Embora os motivos da prejudicial alta rotatividade nos pet shops sejam relacionados à um plano de carreira, boa remuneração e benefícios, o que nem sempre é possível em pet shops menores, mesmo assim, vale tentar, de alguma forma, segurar um bom profissional, geralmente, perdê-lo sai bem mais caro do que aumentar seu salário ou pagar comissões.

Mas, claro que não é só isso, fatores como união da equipe, ambiente harmonioso e valorização profissional também contam muito para  a alta rotatividade.

E para a situação ficar ainda mais complexa, por ser um mercado em constante crescimento, há uma enorme demanda de profissionais dessa área, o que permite que possam fazer suas escolhas, ou seja, se o funcionário não estiver satisfeito, basta correr para a concorrência, e o pior, é que sempre levam muitos clientes com eles, como no caso de profissionais de banho e tosa, cujos clientes já estão acostumados e apegados a eles.

E é nessa hora que um pet shop pequeno pode tentar segurar seus talentos através de comissões, claro, desde que devidamente planejadas, para não afetarem o faturamento da loja.

Dicas para seu pet shop reter talentos

 

Quem tem um pet shop pequeno, hoje em dia, sabe como é difícil reter talentos, e por ser tão importante, é um dos principais objetivos das empresas.

A boa notícia é que, com boas práticas de gestão, um ambiente harmonioso, valorização e treinamento, tudo isso vai fazer com que os profissionais fiquem por mais tempo na organização.

E mais, é preciso entender que, principalmente, em pequenas empresas, conseguir reter talentos garante muito mais produtividade e agilidade em todos os processos internos. Para isso, no entanto, o gestor precisa entender que o resultado de cada colaborador está diretamente ligado à qualidade do ambiente de trabalho.

Ou seja, não basta apenas pagar o salário do funcionário, é preciso investir em seu bem-estar dentro do ambiente de trabalho, com equipamentos adequados e espaços confortáveis.

E mais, aqueles talentos que se dedicam mais precisam ser recompensados, SIM! Na verdade, isso serve até de estímulo aos demais.

Por isso, é tão importante descobrir, ou identificar, novos potenciais entre os colaboradores, ou seja, aqueles profissionais diferenciados, que se destacam em suas áreas e que, por isso, podem ajudar a empresa a crescer, a deixar seu pet shop mais lucrativo.

Embora todo o profissional goste de se sentir valorizado com elogios, vivemos em um mundo capitalista, elogios não vão pagar suas contas, portanto, é preciso que o bom profissional seja recompensado com comissões.

Mas será que seu pet shop tem condições de oferecer comissões à equipe?

Para lhe ajudar nisso, resolvemos listar aqui alguns pontos que precisam ser avaliados antes de oferecer uma comissão para seus funcionários. Confira!

1. Conheça sua equipe

 

Primeiramente, é preciso enxergar o comissionamento como uma estratégia não só para reter os colaboradores, mas de mantê-los em busca sempre do melhor para a empresa. Ou seja, não basta selecionar corretamente os funcionários e depois não investir em formas de motivá-los.

Para isso, devem ser estabelecidas Metas e objetivos, para que possam ser batidos e, ao final disso, serem recompensados.

Existem três tipos de comissão: fixa, variável e mista. Cada uma delas possui suas particularidades, sendo preciso conhecer muito bem sua equipe antes de definir qual delas irá aplicar em seu pet shop.

Alguns gestores, por exemplo, não gostam muito da comissão fixa, pois acham que grande parte dos funcionários acaba se acomodando e não correndo atrás das metas. Nesse caso, o ideal é o gestor, ou gerente de vendas, saber fazer o planejamento de metas, de maneira realista, pois nada adianta projetar um número de vendas muito alto se a empresa não tem essa capacidade, isso só vai gerar frustração.

Por outro lado, a comissão variável, ela é interessante quando o funcionário já conta com um salário base, independentemente, de vender bem ou não.

Geralmente, esse tipo de comissão agrada, principalmente, aqueles funcionários que acabaram na empresa, ou não tem muita experiência e não conseguem vender o suficiente nos primeiros meses.

E a comissão mista, como próprio nome sugere, é a junção da fixa com a variável e pode mudar de empresa para empresa, dependendo dos processos e do fluxo de trabalho.

Como podemos ver, elas são de diferentes tipos e não há fórmula mágica, é preciso testar alguns estilos até achar aquele que deixe seu time mais motivado a vender e trabalhar sempre melhor.

2. Como não ter prejuízo com a comissão dos funcionários

 

Como já foi dito, não adianta querer reter o funcionário a qualquer custo, de uma forma irresponsável. É fundamental se certificar de que a comissão que deseja oferecer aos seus colaboradores não vai prejudicar a lucratividade do seu pet shop.

Para isso, a dica é não deixar que o custo de venda ultrapasse 20% do faturamento, ou seja, ele não deve ser maior do que os salários, encargos (se houver), impostos e comissões.

Por isso, é importante decidir se a comissão será individual (por vendedor x venda mensal) ou global (“pool” de vendas).

Para calcular, basta projetar os custos de venda e achar o coeficiente razoável para preservar os custos de produção, matéria-prima, marketing e liquidez.

3. Esteja dentro da lei

 

É muito importante obedecer a lei corretamente, assim, se contrata os funcionários no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), deve seguir as suas convenções e as do sindicato vigente. Ou seja, além das comissões, deverá oferecer um salário fixo adequado para os cargos dos colaboradores comissionados.

Na verdade, isso é muito importante e pode impactar diretamente na qualidade do atendimento, já que se ficassem só com um valor de comissões, se sentiriam pressionados a vender a qualquer preço.

4. Invista também em programas de incentivo

 

Vender é bom, mas visar apenas a venda e a comissão pode acabar prejudicando o estabelecimento, para que isso não aconteça, a dica é oferecer outros programas de incentivo.

Nesse sentido, vale apostar em treinamentos profissionalizantes, melhorias na qualidade de vida da equipe no ambiente de trabalho, feedbacks construtivos, lanches, entre outros.

Com o mercado cada vez mais competitivo, apostar apenas em comissão pode não ser o suficiente para reter seus funcionários, por isso, vale buscar formas de manter sua equipe motivada e feliz.

A Tecnologia como aliada

 

E, como sempre, até nessa hora a tecnologia, através de um bom software de gestão pode fazer toda a diferença, pois programas como Nuvem Vet, por exemplo, realizam, de uma forma prática e rápida, até o cálculo das Comissões, mostrando quanto cada funcionário precisa receber no mês, evitando ter que calcular manualmente.

Ou seja, um sistema para pet shop irá agilizar e informatizar todo o seu pet shop, desde o registro de consultas, agendamentos, exames, receituário, vacinas, financeiro, envio de lembretes de retornos e agendamentos pelo whatsapp, as comissões e muito mais!

E não é só isso, um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, vai cuidar de toda a gestão do financeiro, com todos os dados acessíveis na nuvem, facilitando que possa ter acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Enfim, as comissões são muito importantes, principalmente, quando se quer reter talentos, mas são processos que, como qualquer outro, precisam ser monitorados e revisados sempre que perceber-se a necessidade. Ou seja, vale testar a comissão que melhor se encaixa com suas necessidades e de sua equipe, sempre lembrando que também é preciso investir em programas de incentivo, treinamento e, claro, garantir um ambiente harmonioso e agradável.

Author: