Como preparar seu Pet Shop para a Copa e a Black Friday

Que tal alavancar as vendas em seu Pet Shop com a Copa e a Black Friday? Sabia que esses eventos podem ser muito lucrativos para a sua loja? Então, confira nesse artigo como preparar seu pet shop para a Copa e a Black Friday.

Não é novidade que o Brasil é o país do futebol e a Copa mexe com essa paixão dos torcedores, sendo assim, porque não aproveitar esse evento para alavancar as vendas de sua loja?

Isso sem falar na Black Friday, muito esperada por consumidores e, principalmente, comerciantes, sendo uma ótima oportunidade, inclusive, para trabalhar bem o estoque e  sair do vermelho.

Copa do Qatar

 

A Copa de Qatar terá início dia 20 de novembro, portanto, já é preciso começar a se preparar para recebê-la, já pensar na decoração da loja e os itens que poderá vender tirando proveito da data.

E quanto melhor o Brasil se sair nos jogos, mais chances terá de aumentar suas vendas e, claro, vale vender roupinhas de outros países também!

Hora de encomendar muitas roupinhas e acessórios em verde e amarelo, mesmo aqueles que mais torcem o nariz para esse tipo de consumo, acaba sendo levado pela paixão e não resiste a roupinhas e fofuras com as cores da bandeira.

Black Friday

 

Embora tenha origem nos Estados Unidos, a Black Friday ganhou o mundo, sendo realizada, tradicionalmente, um dia após o dia de Ação de Graças (que nos EUA é até feriado), e acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, e nesse ano será 25 de novembro.

Portanto, o comércio já está em contagem regressiva para o mês de novembro, com toda essa possibilidade de aumento de vendas, sendo o momento ideal para quem está no vermelho conseguir driblar a crise, ou seja, esse segundo semestre pode ser muito vantajoso para quem souber tirar proveito desses eventos, para isso, no entanto, é preciso se preparar.

E a hora de começar a elaborar estratégias de marketing é AGORA!

Como preparar seu Pet Shop para a Copa e a Black Friday

 

A Black Friday é um dos momentos mais esperados para alavancar as vendas, depois do Natal, e esse ano ainda chega, praticamente, junto com a Copa, que por aqui também costuma render bons frutos para o comércio, de uma forma geral, da gastronomia ao vestuário.

Portanto, a hora de elaborar estratégias e encomendar os produtos voltados para esses eventos é AGORA. Toda a atenção com o planejamento deve estar focada e alinhada nos mínimos detalhes, com as estratégias para alavancar as vendas em seu pet shop.

Está se sentindo meio perdido? Então, confira abaixo nossas dicas para preparar seu pet shop para a Copa e a Black Friday.

1-  Planejamento

 

Um planejamento para dar certo preciso ser criado com calma, e de forma antecipada, principalmente no que diz respeito à compras e possíveis promoções.

Um bom planejamento é o que vai guiar as estratégias, principalmente, em relação à preços e descontos oferecidos, possibilidade de criar pacotes.

Se planejando com antecedência, é possível transformar produtos parados, mas com grande potencial, em brindes, ou parte de algum pacote.

Todavia, é preciso manter sempre os pés no chão, não acabar no vermelho por conta de brindes ou promoções mal elaboradas.

Se o banho e tosa não está tendo movimento, considere um desconto em 50% a cada banho, sempre que o Brasil ganhar algum jogo, por exemplo. Sem dúvida, é uma forma de atrair mais clientes.

Lembre-se que, no caso da Black Friday, não ofereça falsas promoções, pois isso pode irritar e afastar clientes, é fundamental ser sempre transparente com o consumidor sobre o preço anterior e o atual preço com desconto, até porque, neste período, ele costuma pesquisar e avaliar as ofertas e produtos.

Também é preciso se planejar em relação às formas de pagamento, que conta muito na hora de fidelizar clientes. Por exemplo: se a sua empresa ainda não aceita pagamentos em pix, por que não analisar e disponibilizar?

Por fim, faça o planejamento de metas de vendas, que serão importantes para lhe guiar durante as estratégias e ações de marketing.

2- Organização

 

E não tem como falar em estratégias sem que elas passem por uma boa organização, fundamental para que sejam assertivas, já que é através dela que conseguirá manter o foco e controle para alavancar as vendas.

E não tem como falar em organização sem falar em um estoque inteligente.

É preciso conhecer e ter um total controle do estoque para poder criar as estratégias, em cima de determinados produtos ou serviços, desde aqueles com mais demanda, que podem ser os que os clientes mais gostam, ou que são mais divulgados, até aqueles com grande potencial e, por falta de conhecimento, ficam esquecidos no estoque.

Dessa forma, com certeza, fica mais fácil trabalhar as vendas, promoções, pacotes e descontos.

É preciso já começar a abastecer o estoque, comprar os produtos que venderá na Copa e começar a divulgá-los, não adianta esperar o evento começar… o clima já começa antes.

O controle do estoque também vai ajudar a definir as promoções na Black Friday, os pacotes, enfim, esse é o momento de reestruturar sua loja e aproveitar esses eventos para alavancar suas vendas.

A grande sacada na Black Friday é saber o que seu cliente mais gosta, quais os produtos parados por falta de divulgação e fazer promoções de itens que você tem grandes volumes com ótimos preços.

3- Redes sociais

 

Como andam suas redes sociais? Você tem uma página interessante? Você posta conteúdos relevantes ou só informa preços e promoções de produtos? Você criou uma página, mas como não tinha interação a abandonou?

É fundamental não apenas ter presença nas redes sociais, pelo menos, Facebook e Instagram, como ter organização e planejamento.

Atualmente as redes sociais são a principal ferramenta de marketing, é preciso, no entanto, saber usá-las, tirar o melhor proveito possível delas.

Não adianta nada criar uma página e deixa-la nas mãos daquele sobrinho que entende tudo de internet. É preciso encará-la como a continuação de sua loja, só que virtual.

Hoje é através das redes sociais que se consegue a forma mais barata e eficaz de divulgação.

Por isso, contrate um profissional para administrar suas redes sociais, que vai saber criar artigos relevantes, anunciar ofertas, dar spoilers sobre produtos ‘especiais’ ou pacotes de serviços que estarão disponíveis neste período.

Acredite, as redes sociais podem ajudar, e muito, a alavancar suas vendas e aumentar a clientela. Por isso, invista nelas, como uma das estratégias de vendas durante a Copa e na Black Friday.

4- WhatsApp

 

E, claro, não tem como deixar o aplicativo do WhatsApp de fora, ele que tem sido um grande aliado para as lojas, sendo muito usado para melhorar a comunicação entre o cliente e a loja.

Uma dica é durante a copa, postar fotos dos animais com roupinhas da loja dentro desse tema, e isso vale nas redes sociais também, os tutores ficam todos derretidos ao verem seus cãezinhos nas postagens e acabam compartilhando, o que é ótimo para a sua loja.

E no período da Black Friday, você pode criar grupos de WhatsApp (que só existirá naquele período) com promoções exclusivas.

Na hora de divulgar para os clientes, é só enviar um link convite dizendo que naquele grupo terão descontos que eles não encontrarão na sua loja.

Dê preferencia para o uso do WhatsApp Business, que auxilia com etiquetas, respostas automáticas, catalogo de produtos e muito mais.

5- Preparo da equipe

 

E, claro, não tem como criar estratégias sem preparar muito bem a equipe, que estará à frente das promoções, do contrário, transformar o que poderia ser uma boa experiência, em uma perda de oportunidade.

Por isso, antes de seguir todos os passos para alavancar as vendas, é preciso contar com uma equipe muito bem treinada e  preparada.

Lembre-se que faltam apenas 2 meses para novembro, e essa é a melhor hora para começar a se preparar elaborando estratégias de vendas para a Copa e Black Friday.

Usando a Tecnologia a favor de seu Pet Shop

 

E, claro, contar com um bom software de gestão na hora de criar suas estratégias pode fazer toda a diferença nos resultados.

Um sistema para pet shop ajuda não só no controle de estoque, mas também no planejamento de compras, e até mesmo na hora de precificar os seus produtos para conceder descontos atrativos para seus clientes.

E mais, um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, vai automatizar toda a sua loja e deixar os dados e informações acessíveis na nuvem, facilitando que possa ter acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Author: