A importância do Planejamento de Metas para sua Clínica Veterinária ou Pet Shop

Como sempre falamos por aqui, o sucesso de uma clínica veterinária ou pet shop depende de uma série de fatores e, principalmente, do planejamento de metas.

Na verdade, se pararmos para pensar, todas as iniciativas, para serem bem sucedidas, precisam passar, impreterivelmente, pelo planejamento de metas, pois ele que servirá como um guia para alcançarmos nossos objetivos.

Ou seja, um planejamento de metas é fundamental para o sucesso.

A importância do planejamento de metas

 

É preciso ter em mente que apenas vontade e dedicação, sem um objetivo traçado, não nos levará a lugar nenhum.

E não é só isso, algumas metas impõem determinados desafios, e cada um tem seu tempo, nível de dificuldade e particularidade, exigindo esforços e atenção diferenciados.

E ao apostar em um planejamento, é possível ter uma visão mais clara de tudo o que precisa ser feito para garantir que o alvo seja atingido. O problema, no entanto, é que nem todo mundo sabe como se organizar para isso.

Então, planejar metas pode não ser muito simples mas, sem dúvida, pode ficar bem mais fácil quando há uma organização, trazendo clareza para a forma como enxerga cada resultado conquistado.

Enfim, um bom planejamento é muito importante, principalmente, porque ajuda a comunicar à equipe os objetivos esperados, eleva a produtividade e motivação da equipe e ainda ajuda a alinhar as expectativas de desempenho dos colaboradores.

 

Não defina metas impossíveis de alcançar

 

Um dos maiores erros na hora de planejar as metas, é pensar muito grande, nesse caso, não é nada aconselhável, pois pode trazer frustração e acabar desmotivado para seguir adiante, por isso, é fundamental que o planejamento de metas seja assertivo!

Por exemplo, já pensou você estabelecer um objetivo para o seu negócio e, a partir disso, começar a fazer tudo o que pode para torná-lo realidade, com cada minuto do dia voltado para alcançá-lo? E se não conseguir alcançá-lo? Já pensou a frustração que irá sentir, podendo até chegar à equipe e afetar a produtividade de seu negócio?

Por isso, trabalhe em cima de sua realidade, utilizando os dados reais de sua clínica, colocando expectativas possíveis de alcançar.

Trabalhe em cima de sua realidade

 

Então, todo mundo quer ver seu negócio crescendo e dando lucro, mas não adianta querer milagres, é preciso se basear em dados reais de sua clínica.

Nessas horas, inclusive, nada como contar com um bom programa para clínica veterinária ou pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, que oferece todos os dados possíveis de seu negócio em um mesmo lugar, de uma forma simples e intuitiva.

Assim, com acesso pleno aos dados de sua clínica ou pet shop, é possível planejar as metas se baseando na realidade de seu negócio, por exemplo, se precisa atrair mais clientes, apostar mais em determinados serviços, tornar o pet shop mais lucrativo, aumentar a venda de alguns produtos, se precisa investir mais em pós-vendas, enfim, definir as metas que precisa alcançar, e que sejam possíveis.

Problemas e obstáculos até alcançar as metas, sem dúvida, fazem parte do desafio, mas não devem, de forma alguma, desestimularem sua jornada.

Algumas dicas devem servir como um bom guia durante todo esse processo, e vale até espalhá-las pelo estabelecimento. São elas:

  1. Acredite na sua capacidade de agir e se adaptar;
  2. Alimente expectativas realistas;
  3. Concentre-se no processo, não só no objetivo final;
  4. Analise seu comportamento e gerencie as emoções;
  5. Veja as situações com diferentes perspectivas.

Como definir metas inteligentes

 

Então, uma dica, na hora de começar a planejar suas metas, além de claro, se basear em dados reais, através de um confiável sistema para clínica veterinária e pet shop, é se valer da metodologia SMART. Você já ouviu falar?

Certamente, existem outras formas de estabelecer este caminho, mas essa metodologia é muito usada em coaching e gestão de negócios, justamente, por ajudar a estabelecer objetivos extremamente diretos, que não deixam espaço para suposições ou dúvidas.

E, certamente, ter objetivos e metas bem definidos é o que vai dar o senso de direção, motivação, foco claro, além de determinar o grau de importância para a sua realização.

Por isso, a metodologia SMART surgiu, para orientar a definição de cada uma das metas necessárias para atingir o resultado desejado.

Basicamente, esse conceito funciona como um checklist, sendo que cada letra do termo SMART se refere a um passo que você deve tomar ao avaliar se a meta é ou não possível de ser alcançada.

Abaixo, é possível ver o que você deve considerar ao criar uma meta, com a devida tradução da definição para o português:

. S – (de specific) a meta deve ser específica e clara, ou seja, refletir de forma fácil o que você deseja alcançar.

. M – (de measurable) também deve ser mensurável, então é preciso prever os resultados.

. A – ( de attainable) precisa ser atingível, para não gerar frustrações.

. R – (de relevant) precisa ser relevante, pois não adianta ter uma meta que não vai gerar resultados positivos ao negócio.

. T – (de time) precisa ser definido o tempo que você dedicará para o alcance da sua meta.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui um passo a passo para clínicas e pet shops alcançarem seus objetivos. E então, vamos começar a planejar as metas?

 

Passo a passo para o planejamento de metas

 

Primeiro passo: estude o momento da empresa

A primeira coisa a fazer é reunir a equipe para poder realizar um estudo do cenário atual da empresa. O que pode ser melhorado? O que pode ser modificado?  Lembrando de sempre se atentar para as metas possíveis de serem alcançadas.

Segundo passo: defina as estratégicas

Pronto, agora é a hora de viabilizar a meta: como a alcançaremos? O ideal é que sejam traçadas estratégias mês a mês, para que o acompanhamento permita mudanças, caso seja necessário. Será que é preciso contratar mais funcionários? Se sim, quantos?

Terceiro passo: envolva os colaboradores

Definidas as metas e estratégias, é preciso, então, engajar os funcionários, até porque, eles que estarão na linha de frente de execução de muitas das etapas e precisam entender bem os objetivos.

Quarto passo: acompanhe a execução

Não adianta apenas definir metas e repassá-las à equipe, é preciso acompanhar os passos para verificar se as estratégias estão de acordo com a busca pela meta. E se precisar mudar algo aqui ou ali, não tem problema.

Depois, ao alcançar a meta, é muito importante permanecer monitorando-a e adaptando-a para possíveis mudanças de cenário. Por outro lado, já será hora de estabelecer novas metas para a sua empresa.

Vivemos um momento com muitos fechamentos de empresas, principalmente, as micro e pequenas. E é nessa hora que um bom planejamento de metas pode fazer toda a diferença, evitando problemas de gestão.

Enfim, sem as metas estabelecidas baseadas em dados de sua empresa, raramente seus objetivos serão atingidos. Por isso, invista em planejamento de metas na sua clínica veterinária ou pet shop, com dinamismo, criatividade e informações confiáveis e de qualidade.

Author: