10 dicas para deixar seu Pet Shop mais lucrativo

Embora o setor pet tenha passado imune à crise, conseguindo até crescer durante a pandemia, por outro lado, aumentou o número de pessoas interessadas em ingressar no mesmo, o que o torna extremamente competitivo.

Nesse sentido, claro, sai ganhando quem aposta em estratégias e está sempre de olho no que a concorrência está fazendo para não ficar para trás.

No mais, quem deseja entrar para esse mercado deve ter em mente que apesar de toda sua  ascensão gigantesca, deve ter em mente alguns fatores que vão determinar o grau de sucesso do pet shop, que vão desde o estudo de mercado, a precificação correta, ter um modelo de negócio bem definido e saber trabalhar corretamente os canais de venda e de divulgação.

Pet shop é um negócio lucrativo?

 

Os números não mentem e, portanto, sim, abrir um pet shop pode ser um negócio lucrativo, porém, como qualquer outro negócio, exige um bom planejamento, e mesmo que esse mercado esteja em plena ascensão, é preciso investir constantemente em estratégias, pois ninguém estará isento dos riscos naturais de empreender.

Qual o mais lucrativo Pet Shop físico ou online?

 

O mundo está digital, hoje as pessoas estão preferindo, por diversos motivos, fazer suas compras online, e mesmo que não exista uma resposta 100% correta para essa pergunta, já que existem diferentes cenários, vale considerar que lojas online possuem uma capacidade de escala muito grande.

Caso não pense em oferecer serviços, só trabalhar com venda de produtos, nesse caso, ter uma loja online, sem dúvida, pode ser a melhor opção. Só não se iluda, pois a estrutura de funcionamento para um pet shop online pode ser mais complexa e exigente do que a de uma loja pet shop.

No mais, alguns pequenos pet shops têm movimento muito bom, de pessoas da região que não abrem mão do contato direto, ou mesmo, de levar seus pets para serviços como banho e tosa.

Por isso, antes de abrir um pet shop é preciso pesquisar muito, e considerar o valor de investimento inicial. Só assim poderá ter a certeza de fazer a escolha correta.

Dicas para lucrar mais com pet shop

 

Mesmo que seu pet shop esteja indo às mil maravilhas, nunca é demais conhecer novas estratégias ou dicas para aumentar os lucros, não é mesmo? Então, confira abaixo essas dicas que preparamos, com base em estabelecimentos de sucesso, para deixar seu pet shop mais lucrativo.

1 – Invista em banho e tosa

 

Se está em dúvida se aposta ou não nesse serviço, saiba que banho e tosa está entre os mais procurados e lucrativos de um pet shop, portanto, nem pense duas vezes.

Caso já ofereça o serviço mas não esteja alcançando ainda os resultados esperados, a dica é apostar em pacotes. Experimente vender o banho e tosa com uma vacina, ou o banho e tosa com uma avaliação médica, e assim por diante. A principal dica é procurar tornar esse serviço mais atrativo para o cliente.

2 – Crie promoções em seu pet shop

 

É fundamental investir em promoções, em qualquer negócio, e com pet shop isso não é diferente, e em qualquer estabelecimento a habilidade principal é saber vender.

E quanto mais vender, mais sucesso terá, para isso, no entanto, é preciso saber criar promoções e ofertas atraentes para os clientes.

A dica, portanto, é não ter medo de ousar, criar promoções, oferecer cupons, brindes, vender pacotes de produtos, e utilizar sua criatividade para que o cliente volte sempre a comprar na sua loja.

3 – Integre pet shop com IFood

 

Uma dica é oferecer um serviço delivery próprio,  que já se tornou uma necessidade  dos pet shops e, se o seu pet shop ainda não se preparou para ter um próprio, vale considerar se cadastrar em plataformas como o IFood, para alcançar uma base ainda maior de clientes.

4 – Táxi dog

 

Um outro serviço que vem ganhando força ultimamente é o chamado táxi dog, que nada mais é do que uma espécie de uber para pet, oferecido por vários pet shops no Brasil. Lembrando que encontrar uber que aceite pet é um grande desafio, portanto, oferecer essa facilidade, sem dúvida, pode ser uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes. Por isso, considere ter um carro disponível para transporte dos pets sempre que os clientes precisarem, certamente não será um serviço grátis, embora possa incluir o valor dentro dos outros serviços.

5 – Diversifique os canais de venda

 

Hoje as pessoas buscam, cada vez mais, praticidade. Por isso, quanto mais diversificar os canais de vendas, mais chances terá de lucrar com seu pet shop. Utilize as redes sociais da sua loja, crie um catálogo e esteja sempre disponível para vendas via WhatsApp, além de utilizar email marketing e sites para divulgar a sua empresa.

Vale lembrar que, hoje em dia, toda loja, seja física ou online, precisa ter uma presença virtual.

6 – Procure vender online

 

Como foi dito, é preciso investir em presença digital, para isso, esteja presente nos canais virtuais da sua loja, crie um perfil de Instagram, Facebook, com postagens constantes e participação ativa, e  tenha um site próprio.

7 – Melhore a administração

 

E, claro, por mais lucrativo que o setor seja, sua loja não vai andar sozinha, é preciso investir na gestão financeira do negócio, para que possa trazer lucro e evitar ter que fechar as portas por não saber administrá-la. Para um bom trabalho de gestão, procure separar contas pessoais das contas da empresa; acompanhar o estoque;  elaborar metas diárias, acompanhar as entradas e saídas da loja.

Realmente, a tarefa pode ser um pouco complicada, mas nada que a tecnologia não possa ajudar através de um bom software de gestão.

Pois é, atualmente, existem sistemas para pet shop que fazem todos esses serviços de uma forma simples e rápida.

8 – Não descuide das obrigações fiscais

 

Engana-se quem pensa que uma gestão se encarrega apenas das entradas e saída de uma loja, na verdade, ela precisa cuidar de todas as obrigações tributárias e fiscais, assim como documentos e licenças necessários. Empresas desse setor precisam estar sempre em conformidade com as normas e legislação vigentes, já que um pequeno erro pode significar prejuízos e dores de cabeça para o empreendedor.

E, mais uma vez, um programa para pet shop pode ser de grande ajuda, já que ele cuida de toda essa parte também, evitando prejuízos fiscais.

9 – Tenha bons vendedores

 

E, claro, nenhum negócio que vive de vendas sobrevive sem ter bons vendedores. É preciso investir em uma boa linha de frente do seu negócio, apostando em treinamentos constantes e, certamente, irá lucrar mais com pet shop. Lembre-se, pet shop é uma empresa, e como toda empresa, precisa vender, atrair clientes e fidelizá-los.

10 – Aposte em novidades

 

Sem dúvida, além do mais fofo, o mercado pet é um dos que mais oferecem novidades, sempre apresentando novos produtos e serviços, ações inovadoras. E, claro, público não falta para isso, em busca de novas formas de agradar seus animaizinhos.

Por isso, essa dica não poderia ficar de fora, procure ficar sempre atento as novidades do mercado pet, principalmente, as que surgirem lá fora, para ser um dos primeiros a implementá-las por aqui. E vale participar de feiras, eventos, palestras, para ficar por dentro do que há de novo na sua área. E, claro, a internet também pode ser uma ótima aliada nessa hora.

 

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e, com certeza, vai deixar seu pet shop mais lucrativo!

Author: