A importância da localização na hora de montar uma clínica veterinária ou Pet Shop

Pretende abrir uma clínica veterinária ou Pet Shop? Ainda não escolheu a localização? Pois saiba que esse é um dos aspectos mais determinantes para o sucesso de um pet shop, por isso, deve ser escolhido com muita calma e atenção. E é justamente sobre a localização e sua importância que vamos falar neste artigo. Confira!

A localização é um fator crucial a ser considerado ao abrir um pet shop por vários motivos, que vão desde a facilidade do acesso à concorrência na região.

Antes mesmo de sair escolhendo algum local, é preciso, principalmente, já ter feito uma análise do perfil de seu público-alvo, o qual a localização deverá corresponder, não adianta nada você se especializar em técnicas e tratamentos mais onerosos se as pessoas da localidade escolhida tiverem um poder aquisitivo mais limitado.

Para lhe ajudar a conseguir a localização ideal, resolvemos mostrar aqui o que, de uma forma mais básica, deverá considerar na hora de escolher a localização de sua clínica veterinária ou pet shop.

Como escolher a localização de sua clínica veterinária ou pet shop

 

Dentre os muitos fatores a considerar, podemos destacar os seguintes:

1. Facilidade de acesso

 

Uma localização estratégica, com fácil acesso para os clientes, é essencial para uma clínica veterinária ou pet shop.  Mesmo para quem investe em serviço delivery, é preciso ter em mente que os proprietários de animais de estimação são propensos a procurar serviços e produtos para seus animais de forma conveniente e próxima às suas residências. Se sua clínica veterinária ou pet shop estiver localizado em uma área de fácil acesso, com estacionamento adequado, isso facilitará a visita dos clientes e aumentará a probabilidade de retorno.

2.Perfil do público

 

Certamente, na hora de escolher o ponto ideal, você já terá definido o perfil do consumidor que deseja alcançar. Busque regiões com grande concentração deste perfil e alto fluxo de pessoas. Depois, considere a possível demanda e o número de famílias com animais de estimação. Uma área com uma população considerável de pessoas que possuem animais de estimação e estão dispostas a investir em cuidados e produtos para seus animais será um mercado mais favorável.

3. Concorrência

 

Em um mercado já saturado e altamente competitivo, é fundamental analisar a concorrência ao escolher a localização para sua clínica veterinária ou pet shop. Verifique se existem outras clínicas veterinárias ou pet shops na área e avalie sua oferta de produtos, serviços e preços. Abrir um pet shop em uma área com pouca concorrência ou oferecendo algo único pode ajudar a atrair mais clientes. Também é extremamente importante considerar se a demanda é suficiente para sustentar vários pet shops na mesma região.

4. Infraestrutura adequada

 

Verifique se a localização escolhida oferece uma infraestrutura adequada para uma clínica veterinária ou pet shop. É importante ter espaço suficiente para abrigar todas as instalações, no caso de um pet shop, as áreas de venda, estoque, sala de banho e tosa, consultório veterinário (se houver). Certifique-se de que o local esteja em conformidade com as regulamentações locais e que haja acesso a fornecedores de produtos e serviços relacionados a animais de estimação.

5. Visibilidade

 

Escolher uma localização com boa visibilidade pode ajudar a atrair clientes. Uma posição estratégica em uma rua movimentada ou em um centro comercial pode aumentar a visibilidade do pet shop e torná-lo mais conhecido. Além disso, a localização em uma área de alto tráfego pode permitir que você implemente estratégias de marketing eficazes, como sinalização externa, promoções visíveis e eventos relacionados a animais de estimação, turbinando as chances de vendas.

Enfim, esses são apenas alguns aspectos a serem considerados ao escolher a localização para uma clínica veterinária ou pet shop. Cada caso é único, e é importante realizar uma análise abrangente do mercado e das necessidades específicas do seu negócio antes de tomar uma decisão final.

Pet Shops com serviço de delivery também deve considerar a localização?

 

Uma dúvida muito comum é se, no caso de pet shops que oferecem serviços de entrega (delivery), a localização deve ser considerada? A resposta é SIM! A localização continua sendo um fator importante a ser considerado.

Embora a entrega possa abranger uma área mais ampla em comparação com um pet shop físico, ainda existem alguns aspectos relevantes a serem considerados:

– Cobertura da área de entrega-  mesmo com serviços de entrega, é recomendável ter uma área de cobertura geográfica razoável para garantir que você possa atender os clientes de maneira eficiente. A localização do pet shop pode influenciar a extensão da área de entrega e a logística envolvida. Se o pet shop estiver situado em uma área central, provavelmente será mais fácil e rápido atender uma área mais ampla. Por outro lado, se estiver em uma área mais afastada, você pode ter que restringir a área de entrega ou lidar com custos mais altos de logística para abranger uma área maior.

– Tempo de entrega e eficiência- a distância entre o pet shop e os clientes terá um impacto direto no tempo de entrega. Se a localização do pet shop permitir fácil acesso a várias regiões, isso pode resultar em tempos de entrega mais curtos. Clientes valorizam a entrega rápida e eficiente, portanto, escolher uma localização estratégica que minimize o tempo de entrega pode ser vantajoso para atrair e manter uma base de clientes satisfeita.

– Concorrência e diferenciação – mesmo ao oferecer serviços de entrega, é importante considerar a concorrência na área. Avalie a concorrência local que também oferece serviços de entrega e analise como você pode se diferenciar. Talvez possa oferecer opções de entrega mais rápidas, cobertura em áreas menos atendidas ou serviços personalizados adicionais. Por isso, ao considerar a localização, leve em consideração a quantidade de concorrentes oferecendo serviços de entrega na mesma área e como você pode se destacar.

– Parcerias e conveniência: a localização do pet shop também pode afetar possíveis parcerias para tornar a entrega mais conveniente. No mais, estar em uma área com boa infraestrutura de transporte e acesso a serviços de entrega confiáveis pode ajudar a garantir a qualidade e a eficiência do serviço de entrega.

Como podemos ver, embora a localização seja avaliada de forma um pouco diferente para um pet shop com serviço de entrega, ela ainda é relevante para garantir a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a diferenciação em relação à concorrência.

A tecnologia como aliada

 

Certamente, a preocupação com a localização de sua clínica ou pet shop está diretamente ligada ao resultado financeiro de seu negócio.

Nesse sentido, a tecnologia pode entrar como uma ótima aliada nessa questão, já que através de suas muitas ferramentas e softwares pode trazer diversos benefícios e contribuir significativamente para os resultados do seu negócio.

E não tem como falar em software sem falar em um bom programa para clínica veterinária e pet shop, o qual vai ajudar a organizar e automatizar muitos processos operacionais do seu negócio, desde gerenciamento de estoque, controle de vendas, agendamento de consultas e serviços, acompanhamento de histórico de clientes e animais, agendamentos e lembretes de consultas, emissão de notas fiscais, entre outros.

E mais, um software para clínica veterinária e pet shop também pode ajudar a controlar as finanças do seu negócio de forma mais eficiente, permitindo o registro e monitoramento das vendas, controle de contas a pagar e a receber, geração de relatórios financeiros, emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outras funcionalidades.

Em resumo, um software de gestão de clínicas veterinárias e pet shops pode otimizar os processos do seu negócio, melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e fornecer informações valiosas para tomada de decisões, inclusive, se a localização está sendo conveniente para a sua clínica ou pet shop.

Author: