Erros de atendimento em seu pet shop que podem lhe fazer perder espaço para a concorrência

Você tem dado a devida importância ao atendimento ao cliente em seu pet shop? O que tem feito para garantir um atendimento de excelência? Quer conhecer os erros de atendimento mais comuns? Então, continue lendo!

Volta e meia mostramos por aqui a importância de investir em um bom atendimento, até porque, estudos revelam ser esse o principal critério a ser considerado pelos clientes para fidelizar, ou não, algum estabelecimento.

Nesse sentido, é fundamental garantir um atendimento de primeira em seu pet shop, o grande alicerce de um negócio de sucesso.

Mas, caso tenha dúvida quanto à qualidade do atendimento em seu pet shop, vale conhecer os erros mais comuns, aqueles que não pode cometer de jeito algum.

Pensando nisso, resolvemos mostrar alguns erros que deve evitar para que seu pet shop não sofra perdas no mercado.

Mas, antes disso, vamos saber um pouco mais sobre a importância de investir em um bom atendimento.

Qual a importância de um bom atendimento?

 

Um atendimento de excelência deve ser oferecido desde a pré-compra, passando pela compra e até a experiência pós-compra, oferecendo uma série de benefícios, dentre eles os seguintes:

1. Agregar valor ao seu produto ou serviço

 
Um valor agregado leva, naturalmente, ao aumento de receita. Pesquisas revelam que a maioria das pessoas prefere até pagar mais por algum produto ou serviço se ele vier com um ótimo atendimento ao cliente.

2. Aumenta a retenção de clientes

 
Como sempre falamos por aqui, sai muito mais barato reter clientes do que adquirir novos. Nesse sentido, oferecer um bom atendimento ao cliente é uma maneira eficaz de fazer com que seus clientes voltem a comprar ou utilizar seus serviços. Além disso, o bom atendimento ainda é a estratégia de marketing mais econômica e eficaz.

3. Diminui as chances de alta rotatividade

 
Um dos maiores pesadelos de donos de estabelecimentos é ter que lidar com uma alta rotatividade. Isso não é nada bom para a empresa. Nesse sentido, investir em treinamentos constantes e bonificações faz com que a equipe adquira mais confiança e se sinta mais estimulada e valorizada. Equipe treinada, melhora o atendimento o que, consequentemente, contribui para o aumento das vendas.

4. Agrega valor à sua marca

 
Acredite, embora um cliente bem atendido tende a recomendar e fidelizar seu estabelecimento, por outro lado, uma falha no atendimento pode provocar muito ruído e difamar sua marca. Experiências positivas se transformam em uma reputação positiva da empresa, que se converte em valorização de sua marca.

Dicas para fazer a diferença no atendimento ao cliente

 

Basicamente, existem cinco habilidades que devem ser treinadas em sua equipe e que vão fazer toda a diferença no atendimento ao cliente. São elas:

– Escuta ativa: estar preparado para ouvir o cliente e entender suas necessidades.

– Paciência e tenacidade: se mostrar sempre paciente e com boa vontade.

– Inteligência emocional: estar preparado para lidar com todo tipo e cliente e situações.

– Proatividade: procurar entender sobre os serviços e produtos e fazer indicações pertinentes.

– Interdependência das várias funções: saber trabalhar em equipe e desempenhar diferentes funções.

Principais erros no atendimento ao cliente

 

Agora que já vimos um pouco a importância de focar no bom atendimento, vamos conhecer os principais erros, os quais podem fazer com que perca espaço para a concorrência. Confira!

1. Não tentar se aproximar do cliente

 
Cada contato ou venda precisam ser vistos como uma possibilidade de atrair e fidelizar. Por isso, o primeiro contato ou venda jamais devem ser subestimados.

2. Se mostrar impaciente ou com pouco caso

 
Nunca traga de casa problemas, atendendo o cliente com raiva ou no calor de alguma outra emoção.

3. Não praticar o pós-venda

 
É muito importante procurar manter contato pós-venda e oferecer soluções aos clientes. Sem essa estratégia, seus negócios tendem a não evoluírem.

4. Não ouvir o cliente

 
Uma equipe bem treinada vai evitar um erro muito comum, o de não ouvir os clientes. Principalmente, no caso de queixas ou sugestões, é preciso sempre se mostrar acessível, até porque elas podem, justamente, mostrar onde sua loja está deixando a desejar.

5. Não se preocupar com a resolução de problemas

 
Muitos vendedores se preocupam só em vender um produto ou serviço, não se atentando aos possíveis problemas no futuro. É preciso sempre se mostrar disposto a solucionar o problema e ajudar o cliente.

6. Não oferecer uma experiência personalizada

 
É preciso ver cada cliente como único e com suas próprias necessidades. Ou seja, é um erro não considerar cada realidade de forma diferente.

7. Não oferecer atendimento humanizado

 
Cada vez mais os robôs estão ocupando os espaços e quando isso chega ao atendimento, acaba gerando queixas e frustrações. É preciso procurar chamar o cliente e seu pet pelo seus nomes, oferecer tratamento personalizado, atencioso, pautado no diálogo e nas necessidades dos clientes. Isso deve se estender às mensagens e emails enviados.

A tecnologia no atendimento ao cliente

 

A boa notícia é que já existem diferentes programas de gestão no mercado, voltados para pet shops de todos os tamanhos, os quais vão automatizar toda a sua loja, oferecendo dados e informações necessárias para que possa, dentre outras coisas, realizar um atendimento ao cliente de excelência.

Com um bom sistema para pet shop, você pode gerenciar seu empreendimento com tranquilidade, segurança e total controle.

Lembrando que não adianta investir nos equipamentos mais modernos e luxuosos se você não consegue controlar todas as etapas dos processos rotineiros em sua loja e oferecer atendimento personalizado aos clientes.

Com um bom programa de gestão, você conta com todas as informações de seu pet shop em um único lugar, ou seja, pode gerenciar e controlar atendimentos, agendas, pagamentos, e qualquer outro tipo de documento de qualquer lugar e a qualquer hora.

No mais, um bom software para pet shop fornece informações precisas e atualizadas, dos tutores e pets, para que disponha de todos os dados na hora de realizar os atendimentos em sua loja.

E é isso, em um cenário cada vez mais competitivo, é fundamental de investir em treinamento de equipe e oferecer a seus clientes um atendimento de primeira linha, apostando em suporte abrangente, personalizado e humanizado, o qual coloca o cliente como o foco principal.

Author: