10 pilares do bom funcionamento de um Pet Shop

O que você tem feito para garantir o bom funcionamento de seu pet shop? Você investe em treinamentos de equipe? E o atendimento, como vai? Pois é, manter o bom funcionamento de um pet shop, muitas vezes, pode ser um desafio, por isso, resolvemos mostrar aqui quais são os sete pilares do bom funcionamento de um pet shop.

Pesquisas comprovam que o atendimento desempenha um papel crucial na fidelização de clientes, mas ele não é o único fator que deve ser considerado. Da oferta de bons produtos à organização, muitos são os elementos necessários para o bom funcionamento de um pet shop e a consequente fidelização dos clientes.

Embora não exista uma fórmula que possa garantir o bom funcionamento de um pet shop, existem fatores que, se forem priorizados, irão ajudar a alcançar esse objetivo.

Por isso, resolvemos mostrar aqui uma lista do que deve ser priorizado em qualquer  pet shop, que podemos chamar de pilares do bom funcionamento, que vão contribuir, e muito, para o sucesso do seu negócio. São eles:

1. Atendimento de primeira

 

Como já foi dito, o atendimento ao cliente desempenha um papel crucial para o sucesso de qualquer negócio e, principalmente, na fidelização do cliente. Um atendimento cortês, amigável e personalizado, com funcionários disponíveis para ajudar, tirar dúvidas e oferecer recomendações, é essencial para criar uma experiência positiva.

Vale lembrar que o atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa, e um dos maiores responsáveis pelo retorno e fidelização do cliente. Por isso, ter um atendimento personalizado e humanizado, com processos organizados, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

É fundamental proporcionar uma experiência positiva aos clientes, apresentar soluções, manter uma comunicação clara,

No mais, hoje os pets são considerados membros da família e as pessoas, cada vez mais, buscam um tratamento diferenciado, priorizando a saúde e o bem-estar do animal, e claro, tudo começa no atendimento!

2. Qualidade dos produtos e serviços

 

Oferecer produtos de alta qualidade, como alimentos, brinquedos, produtos de higiene e serviços profissionais, como banho, tosa e, se for o caso, cuidados veterinários, é essencial para atrair e manter clientes satisfeitos, atendendo às diferentes necessidades dos tutores.

3. Funcionários bem treinados

 

Ter funcionários bem treinados e informados sobre produtos, raças de animais, cuidados básicos, saúde e bem-estar dos pets é fundamental. Mas também e, principalmente, que saibam atender todo o tipo de cliente, sempre com simpatia e boa vontade. Os clientes confiarão mais no pet shop se perceberem um ambiente harmonioso e se souberem que podem obter informações e orientações confiáveis.

4. Estoque bem gerenciado

 

Já pensou descobrir em meio a algum atendimento que está faltando o produto desejado? Acabar perdendo a venda de um produto por não atualizar o estoque é não fazer uma boa gestão do mesmo. Para uma perfeita gestão de estoque é fundamental ter sempre sob controle:

– Todas as entradas e saídas de produtos
– Tempo médio de uso
– Estoque mínimo
– Produtos com a validade a vencer

5. Controle do caixa

 

O controle do caixa é fundamental para o bom funcionamento de seu pet shop, por isso, verifique o fluxo de caixa diariamente, evitando surpresas indesejadas e identificando gargalos nos processos administrativos.

6. Horários bem estabelecidos

 

Se oferecer serviços, como banho e tosa, precisa ter pré-definido o tempo médio para a realização de cada atendimento. Poucas coisas desagradam mais do que agendar um horário e precisar ficar esperando, além de atrasar toda sua agenda, esse fator contribui para a insatisfação do cliente, consequentemente, é enorme a chance de perder o cliente.

Por isso, procure ter uma média do tempo de atendimento dos serviços, considere sempre possíveis imprevistos e pausas necessárias, leve em conta o porte do animal e a complexidade do serviço, organize a agenda já considerando os possíveis atrasos de clientes. Dessa forma, além de não frustrar os clientes, vai ficar bem mais fácil estabelecer uma quantidade diária de atendimentos.

7. Bons fornecedores

 

Procure estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e de boa reputação no mercado, para garantir além da disponibilidade de produtos de qualidade, a capacidade de oferecer preços competitivos aos clientes e entregas em curto tempo.

8. Organização

 

A organização é fundamental para garantir um bom atendimento. Por isso, cumpra rigorosamente sua agenda e evite fazer atendimentos sem agendamento prévio. Muitas vezes, é melhor dizer “não” a um cliente do que acabar desagradando uma sala de espera cheia, atrasando o restante dos serviços que já estavam agendados, deixando os demais clientes insatisfeitos e gerando falta de confiança.

Uma dica é criar uma tolerância de espera e uma política de cancelamentos e deixar isso bem claro para os clientes.

9. Limpeza

 

Manter um ambiente limpo e higiênico é crucial em um pet shop. Isso inclui a área de vendas, salas de banho e tosa, instalações para cuidados veterinários e até mesmo a exibição de produtos. A limpeza adequada ajuda a evitar doenças e cria uma boa impressão aos clientes.

Por isso, evite bagunça nas prateleiras e organize os produtos de forma lógica.

No mais, é manter tudo sempre limpo, tanto em questão de higiene, quanto em organização dos itens utilizados durante os serviços.

10. Marketing e divulgação

 

Promover o pet shop através de estratégias de marketing eficazes é fundamental para atrair novos clientes, aumentar a visibilidade do negócio e, claro, melhorar o funcionamento de seu negócio.

E existem várias estratégias eficazes de marketing e divulgação para seu pet shop, como, por exemplo, melhorar a presença online, apostando um site profissional e otimizado, tendo um blog, ou estando presente nas principais redes sociais; investir em conteúdos relevantes; oferecer programas de fidelidade; fazer parcerias; lançar promoções; investir em anúncios pagos, entre outros…

Tecnologia como aliada

 

A boa notícia é que já existem soluções tecnológicas para ajudar na gestão de sua loja, contribuindo para o seu bom funcionamento, de um simples aplicativo de agenda, até um software de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

Um bom sistema para pet shop, pode ajudar não só a organizar e gerenciar diferentes aspectos de seu negócio, como finanças, recursos humanos, estoque, vendas e marketing, mas também  trazer uma série de benefícios, incluindo a melhoria da presença digital.

E mais, um bom software para pet shop permite centralizar informações relevantes, que contribuem para um melhor funcionamento da loja toda, como um todo, tudo isso em um só lugar, automatizando processos, contribuindo assim, para alcançar mais clientes e obter melhores resultados financeiros.

E é isso, o importante é lembrar que cada pet shop é único, podendo variar de acordo com o tamanho do negócio, localização geográfica, público-alvo e outros fatores, e adaptar todos esses pontos à realidade específica da sua loja, certamente, será o melhor caminho para uma gestão bem-sucedida e um negócio próspero.

Author: