8 dicas para uma recepção incrível em sua clínica veterinária ou pet shop

Você dá a devida importância para a recepção de sua clínica veterinária ou pet shop? Ela é atraente, organizada e receptiva? Saiba nesse artigo porque caprichar nessa área de seu estabelecimento e como torná-la mais interessante!

Subestimada em muitas clínicas veterinárias e pet shops, na verdade, tanto a área como a equipe que fica na recepção são quesitos muito importantes, já que é nesse espaço que tutores ficam enquanto aguardam o atendimento, e quanto mais confortáveis e acolhidos se sentirem, mais chances terá de fidelizar esses clientes.

É preciso ter em mente que manter os clientes satisfeitos é um passo fundamental para o sucesso de sua clínica veterinária ou pet shop, ou seja, é possível fidelizar clientes focando no bom atendimento.

Por isso, pesquisas já destacaram o que faz uma recepção ser considerada excelente, e entre as respostas podemos destacar a simpatia, empatia, educação, limpeza, conforto e organização como as categorias mais valorizadas.

Para isso, não tem muito mistério, é só pensar, planejar e colocar em prática cada um desses pontos abordados. Assim, com certeza a possibilidade de sua clínica se destacar, sendo bem avaliada, aumentará bastante.

No mais, não é novidade alguma que a primeira impressão é a que fica, ou seja, é preciso levar essa máxima a sério e fazer o possível, e impossível, para tentar tornar esse espaço muito confortável e, consequentemente, a experiência do cliente, excepcional.

Não sabe por onde começar? Então, confira essas 8 dicas para deixar sua recepção incrível e, assim, ajudar a sua clínica ou pet shop decolar!

1. Planeje a decoração da recepção

 

Tudo deve começar por um bom planejamento. Considerando que esse deve ser um local que ofereça o máximo de conforto e aconchego possível, já que é onde os tutores passarão momentos de tensão, estresse e, às vezes, até tristeza.

Por isso, para que esse espaço seja agradável, é preciso que a decoração seja bem pensada, considerando questões como as cores, por exemplo, de preferência, que sejam claras, para transmitir tranquilidade, fugindo de cores que possam causar tristeza e estresse, como as escuras, como preto, marrom, cinza.

Outro ponto que deve ser considerado é a iluminação, que deve ser boa e, de preferência, aproveitando ao máximo a luz natural. Procure colocar nas paredes fotografias de pets e tutores com seus pets, isso costuma agradar muito os clientes.

E, claro, garanta cadeiras confortáveis para que a espera por atendimento não vire uma tortura para os tutores.

2.Mantenha o espaço bem organizado

 

E, claro, não tem como a recepção ser agradável e aconchegante sem que isso passe pela organização. Procure deixar as prateleiras, balcões e os produtos em cima deles bem organizados.

E cuidado para não exagerar e deixar as prateleiras muito lotadas ou vazias, e procure deixar os preços dos produtos á venda bem visíveis, facilitando para o funcionário e o cliente, aumentando as chances de vendas.

3. Mantenha o ambiente limpo

 

E se a organização pesa, a limpeza, com certeza, pesa ainda mais. É fundamental procurar manter o local sempre limpo e bem ventilado.

Procure realizar a higienização constantemente e da forma correta.

E, claro, fique atento à possível sujeira que os pets venham trazer da rua para à recepção, como fezes, urina ou marcas de patas no chão ou paredes.

4. Garanta uma recepção cheirosa

 

Na hora de higienizar a recepção, não deixe de apostar em um bom aroma para o local, pois quanto mais cheirosa ela estiver, mais bem-estar causará nos tutores e pets.

Mas, claro, sem exageros para não acabar asfixiando quem estiver na recepção. Procure  um odor sutil e se certifique de deixar o local bem ventilado.

No mais, existe no mercado uma infinidade de aromatizadores de ambientes.

5. Ofereça café aos tutores

 

Tudo fica mais fácil depois de um café, não é mesmo? Por isso, não deixe de oferecer café aos tutores, uma atitude simples mas que pode ajudar a criar um diferencial no atendimento.

Ou, ainda, se preferir, pode ter um cantinho do café, ou mesmo, um espaço  de lanchonete, onde os tutores podem se acomodar e apreciar algum tipo de alimentação rápida no local.

Lembrando que em um mercado tão competitivo como o do pet shop, quanto mais abrir o leque de opções em seu estabelecimento, mais chance terá de lucrar.

6. Coloque brinquedos para os pets

 

Tal como em clínicas pediátricas, geralmente, deixam alguns brinquedos ou papel com lápis de colorir, para as crianças se entreterem, está cada vez mais comum, as clínicas veterinárias ou pet shops disponibilizarem brinquedinhos aos pets.

Nesse sentido, a dica é dispor de ambientes específicos para os pets socializarem, ou descansarem, com caminhas, potes de água e brinquedos para distraí-los.

Acredite, os tutores ficarão muito felizes com o atendimento de seu estabelecimento, e são cuidados simples como esse que ajudam a atrair e fidelizar os clientes.

7. Cuide da estrutura física de sua clínica veterinária

 

E, claro, não apenas a decoração deve ser considerada, mas a estrutura também. É fundamental se certificar de que esteja cumprindo as necessidades exigidas por lei.

E atenção, cuidado para não deixar um espaço muito pequeno para a recepção, já que isso pode causar extremo desconforto tanto para tutores, pets e funcionários.

8. Invista em constante treinamento

 

Como volta e meia gostamos de ressaltar aqui, é fundamental investir em treinamento. É preciso constantemente realizar reuniões de equipe, justamente, para treinar os funcionários e colaboradores para que ofereçam um bom atendimento padronizado. É muito importante que estejam preparados para lidar com diferentes perfis de clientes e situações.

E na hora de definir o quadro de funcionários, opte sempre por colaboradores educados, pacientes, calmos e, claro, especializados. É muito importante ter empatia no momento do atendimento, sem dúvida, isso pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar o cliente.

Conte com a ajuda da tecnologia
 

Certamente, de nada adianta ter uma recepção incrível e a gestão de sua clínica ou pet shop não funcionar. E para isso, felizmente, já podemos contar com práticas ferramentas de gestão.

Um bom programa para clinica veterinária e pet shop torna possível ter um controle completo, e de forma super simples, dos registros de consultas, exames, receituários, vacinas, cirurgias, pesagens, impressões de documentos, assim como, dos dados de todos os clientes e seus respectivos animais, informatizando e deixando a gestão bem mais eficiente.

Ou seja, um sistema para clínica veterinária e pet shop consegue integrar todos os setores de sua clínica de uma forma simples, prática e segura.

No mais, agora é aproveitar essas dicas para ter uma recepção incrível e, assim, conseguir atrair mais clientes e se destacar da concorrência.

Author: