6 passos para abrir um Day Care para cachorro

Você já ouviu falar em Day Care? Já pensou em abrir uma creche para cachorro? Já até cogitou, mas acha que deve ser muito complicado? Então, esse artigo é para você!

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária,  aumentou cerca de 30% o número de animais de estimação nos lares brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, ajudando a consolidar, ainda mais, um mercado que já estava em alta.

Só para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os lares brasileiros já contavam com cerca de 140 milhões bichinhos de estimação, o que significa que já estavam presentes em 48 milhões de domicílios, número esse que triplicou desde a pandemia.

Ou seja, o mercado pet é uma ótima opção para quem pretende empreender, com muitas possibilidades, desde ter apenas uma loja de ração, até um hotel ou Day Care, que é sobre o que falaremos nesse artigo.

Com a pandemia controlada e a vida voltando ao normal, no entanto, esses tutores que resolveram adotar um pet por ficarem mais tempo em casa, se viram diante de um problema, o que fazer com seus animaizinhos, principalmente, aqueles que não gostam de ficar muito tempo sozinhos?

Então, se Day Care já era uma tendência antes da pandemia, agora, então, já é uma realidade consolidada, um modelo de negócio que só tende a crescer no país, servindo como ótima alternativa a esses tutores que não sabem o que fazer com seus pets enquanto trabalham.

O serviço Day Care, ou creche para animais, oferece vários benefícios aos pets, como espaço para brincadeiras e atividades de lazer, que diminuem significativamente os sinais da ansiedade de separação entre pet e tutor.

Por outro lado, também, é super vantajoso para quem quer empreender na área, já que a procura é muito grande, e as creches para pets trabalham com pacotes mensais, gerando uma receita recorrente.

E, claro, quando o empreendedor já tem uma pet shop, ou clínica veterinária, o Day Care se mostra ainda mais vantajoso, podendo oferecer outros tipos de produtos e serviços no estabelecimento.

E, então, se interessou por esse tipo de negócio pet? Então, confira abaixo o passo a passo para montar um Day Care, ou creche pet, de sucesso!

Passo a passo para montar um Day Care

 

Avalie o mercado pet

O primeiro passo que deve ser dado por quem pretende montar uma Day Care de sucesso, é avaliar bem o mercado.

Comece fazendo uma pesquisa com possíveis clientes, procurando saber se contratariam o serviço, quais as expectativas em relação à creche e, principalmente, quanto estariam dispostos a pagar pelo serviço.

Também é muito importante avaliar o local onde pretende montar o negócio, se certificar de que nessa área há uma procura por serviços pet, ou seja, se existem muitos animais de estimação na localidade, e assim saber se esse tipo de negócio tem potencial na região.

E, claro, aproveite para conhecer e avaliar a concorrência, analisando os serviços prestados, preços praticados, público etc.

Defina os serviços que serão oferecidos

 

O segundo passo é definir os serviços que serão prestados. Quem decide montar um Day Care, pode contar com um grande leque de possibilidades de serviços a serem oferecidos, tais como:

– adestramento;

– alimentação;

– atividades de lazer;

– massagem;

terapias alternativas;

– fisioterapia;

– natação;

– entre outras.

Isso sem falar que é possível abrir um Day Care em seu Pet Shop, ou clínica veterinária, ampliando ainda mais as chances de sucesso.
 

Por isso tudo, e por todas as possibilidades que podem envolver um Day Care, é muito importante definir previamente quais serviços serão oferecidos em sua creche, lembrando que é preciso considerar a estrutura do local.

Estrutura necessária para um Day care

 

O terceiro passo é quanto ao espaço e, certamente, para ter um Day Care, ou creche para pet, quanto mais espaço, melhor. Mais espaço significa mais possibilidades de serviços e condições de receber mais pets. Mesmo que os serviços possam se adequar à estrutura, que não precisa ser tão grandiosa, existem alguns itens básicos que fazem parte de todas as creches.

O primeiro quesito a ser considerado é a estrutura suficiente para oferecer uma boa acomodação para os animais.

A dica é procurar planejar canis individuais em espaços com aproximadamente 2m x 3m, e vale apostar em setores separados, para abrigar diferentes raças ou portes.

E, claro, é preciso que a creche ofereça um espaço ao ar livre para recreação, para que os pets possam se exercitar e socializar com os outros animais durante o dia.

  1. Equipamentos para o Day Care

     

    O quarto passo é providenciar os equipamentos necessários para o funcionamento do Day Care, tais como:

    – guias e coleiras de vários tamanhos;

    – comedouros e bebedouros;

    – caminhas;

    – produtos de higiene;

    – brinquedos variados;

    – petiscos;

    – demais itens utilizados na rotina de cuidados com os pets.

    É muito importante pensar na climatização dos espaços, principalmente, em lugares de temperaturas muito extremas.

    Outra dica é investir em um sistema de câmeras  para o estabelecimento, justamente, para que os tutores possam acompanhar a rotina dos animais e se sentirem mais seguros, acredite, é sempre uma boa ideia investir nessa solução.

    Profissionais para trabalharem no Day Care

     

    O quinto passo é a contratação dos profissionais para fazerem parte da equipe. É fundamental, antes até de abrir o negócio, construir uma boa equipe. Além de uma pessoa responsável pelo atendimento aos clientes, ou seja, para receber e entregar os animais, é preciso contar com uma equipe de profissionais para cuidar dos animais e acompanhar as atividades de recreação.
     

    Caso não seja uma clínica oferecendo o serviço de Day Care, é muito importante contratar um médico veterinário, para resolver possíveis imprevistos e acidentes e, assim, garantir a segurança de todos os envolvidos.

    Organização é tudo em seu Day Care

     

    O sexto passo é considerar a organização ao abrir o negócio, que deve fazer parte do planejamento de um Day Care de sucesso.

    Nesse sentido, pense é preciso pensar na gestão, em como será a dinâmica de trabalho no seu negócio. E, claro, sempre é possível contar com a ajuda da tecnologia nessa hora, ou seja, com um bom sistema para clínica veterinária e pet shop, que além de organizar, consegue integrar as principais informações em um único lugar.

    Ou seja, um programa para clínica veterinária e pet shop oferece acesso simples e rápido, a informações e dados como ficha de consultas, dados dos animais, agendamentos, além de poder fazer a gestão das acomodações, vendas e etc.

    Enfim, uma boa organização facilita toda a dinâmica do seu negócio, além de ajudar a otimizar o tempo, permitindo que possa usá-lo de uma forma mais produtiva.

Author: