Confira quais são os primeiros passos após abrir uma Clínica Veterinária ou Pet Shop

Acabou de abrir uma clínica veterinária ou pet shop e está se achando meio perdido? Não sabe quais são os primeiros passos para seu negócio começar a dar lucro? Então, esse artigo é para você!

Por mais que o mercado pet seja muito promissor, com um grande leque de possibilidades para quem decide apostar nesse setor, por outro lado, assim como qualquer outro, ele é repleto de desafios, até pelo fato de estar tão concorrido.

Portanto, se de um lado existe a vantagem de ser um mercado que não conhece crise, por outro lado, justamente por isso, ele é altamente competitivo, exigindo, portanto, que o novo empreendedor lance mão de estratégias, ferramentas tecnológicas e, principalmente, de uma equipe devidamente comprometida e preparada, para atender da melhor forma possível os clientes.

O fato é que ter uma clínica veterinária, ou pet shop, de sucesso, exige muito mais do que um diploma de medicina veterinária nas mãos, exige muito tempo, pesquisa, investimento e conhecimento em diferentes áreas.

Por exemplo, atualmente, o atendimento é visto como o principal quesito na hora de fidelizar um cliente, mas para que ele seja de excelência, no entanto, é preciso se preocupar com outros aspectos que não são ensinados durante a faculdade de medicina veterinária, e que mostraremos a seguir.

Primeiros passos para obter sucesso com sua Clínica ou Pet Shop

 

1. Atrair tutores

 

Engana-se quem pensa que basta ter um espaço bacana, colocar um letreiro, abrir as portas e pronto, os clientes vão fazer fila na porta. Na verdade, essa é uma das maiores dificuldades dos veterinários ao abrirem uma clínica, ou um pet shop, só perdendo para a fidelização, afinal, você está começando agora.

E o mercado é SUPER concorrido. Mas, então, como começar a atrair clientes?

Então, para atrair clientes é preciso investir em uma divulgação efetiva, ou seja, implementar o marketing digital, é a forma mais eficaz e relativamente barata de captar os primeiros tutores para o seu negócio.

Para isso, portanto, preciso ter presença digital, ou seja, ter um site, página nas principais redes sociais, do contrário, como as pessoas vão descobrir o seu negócio?

Da mesma forma, quando você precisa de um eletricista e não conhece nenhum, o que você faz para conseguir um contato? Com certeza, respondeu que pesquisa no Google por eletricistas perto de você, não é mesmo? Com serviços veterinários e pet shops é a mesma coisa.

Por isso, é muito importante estar no Google, para que tutores encontre você, assim como, ter um site e estar presente nas redes sociais.

2. Criar uma presença digital robusta

 

Então, agora que já sabe que o primeiro passo é atrair tutores através do marketing digital, agora é a hora de arregaçar as mangas para criar uma forte presença digital.

Não adianta nada ter uma clínica veterinária e pet shops super bonitos e bem equipados, mas não estar presente na internet, com um site bem bacana, e presente no Google e redes sociais.

Não ter presença digital, acredite, é como se você não existisse, como se não fosse profissional.

Por isso, é preciso investir em um site profissional, um perfil no Google Meu Negócio e nas redes sociais de maior alcance, como o Facebook e Instagram.

Mas, atenção, não basta apenas criar uma página nas redes sociais, é fundamental postar artigos constantemente, oferecer conteúdo de qualidade, para manter os potenciais clientes sempre atualizados e bem informados.

E, claro, interagir com os usuários, mostrar seus serviços e procurar se aproximar deles.

Com isso, você não só garante que as pessoas vão encontrar seu negócio ao pesquisarem no Google, como também, que irá se tornar autoridade em sua área, através de um conteúdo relevante para o público, além de, claro, conseguir atrair e se aproximar de mais clientes em potencial.

3. Fidelizar tutores

 

Os passos anteriores o levarão, naturalmente, ao próximo que é a fidelização dos clientes, sem dúvida, o maior objetivo de quem tem um negócio, e também o mais difícil de alcançar, principalmente, por se tratar de um setor muito competitivo.

O fato é que não adianta apenas atrair novos tutores para o seu espaço, é preciso fidelizá-los, para que retornem sempre que precisarem de atendimento veterinário, ou de produtos. Para isso é preciso oferecer aos tutores uma boa experiência.

Foi-se o tempo em que apenas oferecer um bom serviço ou produto já era o suficiente para trair e fidelizar clientes, hoje é preciso muito mais do que isso, os consumidores buscam ter uma boa experiência com a marca.

Por isso, muitas empresas já estão indo mais além ainda do relacionamento com o cliente, estão buscando melhorar sua experiência desde o momento que descobrem o seu negócio.

Ou seja, do conteúdo lido na rede social, passando pelo primeiro contato, ao procurar sua clínica ou/e pet shop, a consulta ou compra, até o pós atendimento.

Cada etapa da jornada do cliente exige um cuidado e comportamento que vão refletir na fidelização, ou não, do cliente.

4. Treinar a equipe

 

Muitas empresas pecam em subestimar o poder de uma secretária, ou recepcionista, em relação à fidelização do cliente.

Quem nunca desistiu de um serviço após passar por um péssimo atendimento?

Por isso, é tão importante investir em um bom atendimento, treina muito bem a equipe, principalmente quem faz o primeiro contato com o potencial cliente, seja uma secretaria, recepcionista, ou atendente.

Como dito acima, a jornada do cliente começa muito antes da consulta veterinária, propriamente dita, ou do banho e tosa, ou outro serviço.

A jornada do cliente começa no momento que ele pesquisa por clínica ou pet shop na internet, depois, entra em contato pelo telefone, chega na clínica, passa por uma consulta ou serviço e o pós consulta ou pós venda.

Por isso, é muito importante treinar a equipe, principalmente quem faz o primeiro contato, para oferecer um atendimento de excelência em todos os pontos de contato, seja por telefone, whatsapp, quando chegam na clínica, ou quando os acompanham no pós consulta.

Ou seja, é preciso investir em treinamentos, para poder otimizar o atendimento e encantar os tutores, fazendo com que retornem ao seu estabelecimento.

5. Se manter atualizado

 

Estamos falando em um setor extremamente competitivo, nesse sentido, quanto mais atualizado e em dias com o que há de mais novo no mercado, mais chance terá de se destacar e conquistar mais clientes.

E isso vale para produtos, serviços, terapias alternativas, tratamentos, novidades lá de fora mostradas nas redes sociais, enfim, mostrar às pessoas que você está por dentro das novidades em sua área.

6- Tecnologia como aliada

 

Muitos novos empreendedores ainda não sabem, mas já existem programas de gestão para resolver toda a parte burocrática de clínicas e pet shops.

Pois é, um sistema para clínica veterinária e pet shop, dentre outras coisas, automatiza e unifica todos os setores do estabelecimento, do estoque ao financeiro, todas as informações podem ser facilmente acessadas a qualquer hora e qualquer lugar, em um mesmo local, e em nuvem, ou seja, com total segurança.

Nesse sentido, embora os primeiros passos após abrir uma clínica veterinária ou pet shop, realmente, sejam bem desafiadores, a boa notícia é que a tecnologia já pode ajudar, e muito, na hora de gerenciar e ter a administração de seu negócio sob controle, basta investir em um bom software para clínica veterinária e pet shop, como NuvEM Vet, por exemplo.

E é isso, agora o resto é com você, aproveite nossas dicas e tenha um negócio destacado e de sucesso!

Author: