5 motivos para investir na Gestão de Estoque

No setor pet, é muito comum as empresas investirem em marketing, em estratégias para se destacarem em meio a tanta competitividade e acabarem deixando de lado um setor que, por ser tão subestimado, pode se transformar em uma grande dor de cabeça: o estoque.

E você, será que está dando ao estoque a atenção necessária?

O estoque é o coração da empresa, nele são armazenados os materiais e suprimentos utilizados e comercializados pela empresa. Por isso, é muito importante investir numa boa gestão de estoque, já que é o ponto crítico para que uma empresa tenha um bom desempenho e, em caso contrário, o estoque pode chegar até a falir um negócio.

Você sabe quais os produtos que mais vendem em seu pet shop? Qual o que tem o menor prazo de validade? Quais produtos apresentam vendas sazonais? Quais os que não têm boa aceitação entre seu público-alvo? Quais os produtos que estão encalhados e podem ser usados, por exemplo, como brindes ou colocados em promoção.

Todas as perguntas acima conseguem ser respondidas, facilmente, por quem possui uma boa gestão de estoque.

Agora, com base nessas questões, você acha que o estoque da sua empresa está sendo bem gerido? Você sabe como planejar as compras de seu pet shop? Quer saber porque investir numa boa gestão de estoque?

5 motivos para investir em uma boa gestão de estoque

 

Para não faltar produtos

Se tem uma coisa que frustra um cliente, é ele não poder contar com um estabelecimento quando precisa de algum produto. Se em um dia ele consegue encontrar um produto, e ao retornar para comprar novamente, já não o encontra.

Isso acaba afastando o cliente e o empurrando para a concorrência.

Alguns produtos possuem maior demanda que outros, por isso, se não houver um bom controle de saída, podem acabar faltando. Situação que é  muito comum em empresas de pequeno e médio porte, que não possuem uma boa gestão de estoque. Ou seja, faltaram dados para quem faz a compra dos produtos.

A falta de dados e de controle, faz com que os pedidos sejam feitos em cima do que se percebe estar em baixa no estoque, o que pode ser um grande problema para o andamento do seu negócio, e isso por não considerar dois importantes fatores da gestão de estoque:

  1. Possibilidade de não saber que faltam certos produtos. Quando o controle é manual, ele pode gerar erros, por não contar com dados tão precisos e atualizados constantemente. Ou seja, se a gestão de estoque depender, demasiadamente, do funcionário e o mesmo não contar com uma metodologia adequada e mais precisa, é normal que faltem dados e, dessa forma, possibilitar que uma empresa deixe de comprar um produto que, na verdade, tem uma grande saída.
  2. O segundo fator é a falta de dados sobre as preferências do cliente. Se não trabalhar em cima de uma previsão de demanda adequada, o tempo de duração de um produto no estoque será sempre uma incógnita, o que pode acabar fazendo com que um produto muito procurado acabe logo após sua reposição, reduzindo as vendas e, até mesmo, afastando clientes. Ou seja, é fundamental contar com algum sistema que ajude a prever o comportamento dos clientes e controlar o estoque, e é aí que um bom software para pet shop pode ser um grande aliado, já que ele realiza um completo controle de estoque.

Para não perder produtos

 

O estoque tem como principal funcionalidade o armazenamento de produtos, facilitando sua comercialização. Porém, é preciso contar com um sistema inteligente de gestão, que permita que os produtos sejam guardados sem que ocorram danos ou perdas.

Mas, na prática, não é isso que acontece, muitos estabelecimentos acabam perdendo produtos devido a um manuseio e armazenamento em condições inadequadas, o que é muito comum quando não se usa um sistema de gestão de estoque, que lida com dados e prazos precisos. Existem empresas que subestimam tanto o estoque que o deixam sob a supervisão de pessoas totalmente despreparadas. Uma boa gestão de estoque precisa, considerar não apenas aspectos como entradas, saídas e validades, mas também as condições de armazenamento.

Para que os funcionários não percam tempo

 

Outro fator fundamental em qualquer gestão de estoque é o seu fácil entendimento, considerando aspectos como: facilidade de encontrar mercadorias procuradas; fácil organização; formas simples de checar o estado em que se encontra e a quantidade de produtos.

Ou seja, uma boa gestão passa, obrigatoriamente, pela organização e planejamento, que devem ser de fácil compreensão para os funcionários, para que os mesmos não percam tempo procurando produtos,  refletindo na produtividade e aumento das vendas.

Para evitar dinheiro parado

 

Um estoque sem uma boa gestão pode ser uma enorme dor de cabeça para qualquer negócio, já que a falta de organização força compras sem necessidade ou perda de produtos com prazo de validade muito curto. E mais, um estoque com muitos produtos parados por muito tempo significa muito dinheiro parado, em formato de mercadorias.

Um problema que não acontece, por exemplo, com quem conta com um bom sistema para pet shop, que também controla o estoque, registrando a entrada e saída de produtos, permitindo saber, exatamente, quais não estão sendo vendidos. Com esses dados em mãos, é possível saber quais produtos estão encalhando no estoque, antes de serem vendidos, e que, portanto, podem ser comprados em menor quantidade.

Para não ter problemas com funcionários

 

Muitos pet shops subestimam o trabalho dentro do estoque, que pode ser bem complicado sem a ajuda de um software, e isso porque esse tipo de comércio lida com muitos produtos, e de diferentes tipos. Fora isso, é fundamental investir em um local arejado, livre de problemas de umidade, tanto para garantir a integridade dos produtos, como para não prejudicar a saúde do funcionário do setor, evitando, inclusive, problemas trabalhistas.

Ou seja, uma boa gestão de estoque, como foi dito, requer um grande planejamento, considerando também questões de segurança do estoque.

E é isso, agora já conhece os principais motivos para apostar em uma boa gestão de estoque, não importando o tamanho de sua empresa, esse setor sempre merece atenção. E com base nos produtos comercializados em seu pet shop, assim como,  o espaço, entre outros aspectos, é possível  definir práticas e formas de organização mais adequadas ao seu negócio, evitando assim, perda de lucro, baixa produtividade, falta de segurança dos funcionários, ou capital parado.

Author: