Quer abrir um pet shop? Então, confira os 4 principais erros que deve evitar

Se de um lado, durante a pandemia muitas empresas tiveram que fechar suas portas, por outro lado, o número de pets shops no país aumentou significativamente.

Ou seja, se você pretende entrar  para o ramo pet, a hora é essa, mesmo com todos os desafios de gerenciar um negócio, esse mercado não para de crescer e as previsões são ainda mais otimistas, com espaço para muitas oportunidades dentro desse ramo.

Com um aumento de nada menos que 35%, só durante a pandemia, já era mais do que esperado que isso viesse a chamar a atenção de empreendedores e, dessa forma, se de um lado, temos um setor que não para de crescer, por outro, temos uma alta competitividade. 

Ou seja, não dá para cometer erros, uma vez que a concorrência está acirrada.

Mais lojas, mais concorrência, mais desafios

 

Segundo pesquisas, só em 2020 foi registrado uma alta de 22% em relação ao ano anterior no número de novos Pet Shops, ou seja, com mais 40 mil lojas em um setor que já era super aquecido.

Isso só em número de novas lojas, fora a expansão dos pontos de venda, o crescimento de unidades…

De acordo com essas pesquisas, parte dos novos empreendedores, veio da população que ficou desempregada, ou teve seus negócios fechados na quarentena e, percebendo no setor a chance de se reestabelecer, resolveu investir pesado.

Para quem não sabe, os pet shops foram considerados serviços essenciais durante a pandemia, enquanto muitos outros tiveram que baixar suas portas, e continuaram funcionando mesmo nos momentos de restrição mais severos.

E considerando que para abrir um banho e tosa, em casa mesmo (como muitos fizeram), não é preciso investir muito, cerca de R$ 4.000 já é o suficiente para gastar com mesa, tesoura, secador e produtos, já era de se esperar um super aquecimento no setor.

Também não podemos esquecer que o home office também teve uma grande parcela de culpa nesse crescimento do setor pet, já que com as pessoas trabalhando em casa, passaram a investir mais nos cuidados com os pets, ou mesmo, quem não tinha ainda um animalzinho em casa, aproveitou o momento para ter.

Ainda há espaço no mercado

 

Mas, o fato é que mesmo com todo esse aumento no número de lojas, há ainda espaço para quem quiser investir nesse mercado, mas, para poder competir, será preciso gostar de animais, saber se relacionar, entender as necessidades do cliente, priorizar um bom atendimento, isso só para começar…

Outro fator fundamental para o sucesso de um pet shop é a localização. Vale saber que nem sempre a existência de outros pet shops por perto é um mau sinal, pode servir até como um indicativo de que há um bom público por ali. O importante é investir em diferenciais, como atendimento personalizado, sistema de leva e traz, terapias alternativas, atendimento delivery… o negócio é não se intimidar com a concorrência.

Procure analisar, friamente, a região —se há muitas casas e prédios, pessoas passeando com pets, se a loja fica em esquina, se tem lugar para estacionar veículos. 

Então, depois é só pensar numa fachada que chame bem atenção, para atrair consumidores. 

Invista em Novidades

 

Por fim, fique sempre de olho nas novidades, dê destaque para rações veganas, banhos terapêuticos e xampus que tratam melhor melhor a pele e o pelo do animal. 

Tenha em mente que quanto mais ampla a variedade de mercadorias, maior será a satisfação do freguês, mas sempre priorizando os itens de maior saída, sem deixar que faltem no estoque.

E acredite, quanto mais soluções oferecer, mais chances terá de fidelizar um cliente, pois as pessoas querem praticidade, ou seja, encontrar numa mesma loja, tudo o que precisa, para não precisar ficar se locomovendo de uma loja a outra.

Infelizmente, muitos donos de pet shop acabam por cometer erros básicos e, dessa forma, deixando de tirar proveito desse mercado tão rico de possibilidades. 

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui, quais os principais erros cometidos em pet shops, que impedem o sucesso dos mesmos. Quer saber quais são? Confira abaixo!

4 erros básicos mais cometidos em pet shops

 

Segundo o SEBRAE  (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 29% dos pequenos negócios fecham nos primeiros dois anos, e um dos motivos é a falta de planejamento e um plano de negócio capaz de tornar a viabilidade do projeto, mas esse não é o único motivo. Confira abaixo, os 4 principais erros ao administrar um pet shop.

1 – Não desenvolver um plano de negócio

 

Tudo requer um estudo prévio, desde uma simples viagem, uma obra em casa, ou seja, tudo passa por um planejamento, no caso aqui, um plano de negócio, que é uma ferramenta fundamental, a qual deve ser elaborada antes de dar o pontapé inicial na abertura da empresa. 

Em um plano de negócios os objetivos são traçados, é feito um estudo em cima da concorrência, do público-alvo, do orçamento, são traçadas estratégias de marketing, e até um plano B, caso as ideias não surtam o efeito esperado. 

Enfim, não fazer um plano de negócio é começar a empresa já errando, diminuindo as chances de sucesso. 

2 – Não fazer controle de estoque

 

Pode parecer brincadeira, mas muitos estabelecimentos não possuem o menor controle sobre o estoque

É preciso entender que o estoque representa dinheiro investido e é uma atividade fundamental para levar o negócio ao sucesso, sem falar que ter o controle evita que produtos faltem para os clientes, e alguns ainda têm prazo de validade.

Cliente que não encontra o mesmo produto ao retornar a loja se frustra. aumentando as chances de correr para a concorrência.

3 – Não ter um sistema de gestão

 

O mundo está digital, por isso, não investir em tecnologia é dar 20 passos para trás. Hoje existem softwares de gestão que informatizam as empresas, agilizando todas as tarefas do dia a dia.

Um sistema para pet shop, além de ajudar a gerenciar o seu negócio de forma mais efetiva, oferece um suporte completo, rápido e com controle financeiro, de estoque, enfim, facilitando e agilizando a rotina de seu estabelecimento.

E mais, um programa para pet shop também oferece um sistema de cadastro eficiente e atualizado, permitindo saber quem é o seu público, quais são os itens com melhor saída, enfim, todos os dados importantes de forma organizada e acessível, ajudando a definir melhor as estratégias de marketing. 

4 – Falta de profissionais qualificados

 

Investir em  uma boa equipe é fundamental para garantir o sucesso de seu pet shop, e isso desde o atendimento até o responsável pelo banho e tosa. Invista em uma avaliação com os clientes para saber se estão satisfeitos com o atendimento.

Vale lembrar que um bom atendimento é crucial para o sucesso do negócio, e em um pet shop isso é ainda mais importante, pois os tutores de pets são muito exigentes.

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas, procurar não cometer esses erros e se preparar para ter sucesso em seu pet shop! 

Author: