Saiba como montar um Hotel Pet

Você já possui uma clínica veterinária ou Pet Shop? Já pensou na possibilidade de expandir seu negócio com um hotel Pet? Acredite, isso pode gerar uma ótima renda!

Hoje é muito raro uma família não ter, ao menos, um animal de estimação em casa, e criado como se fosse um membro da família, por isso, o setor pet vive um boom nos últimos tempos, mesmo com toda a crise e pandemia.

E mais, segundo o IBGE, no país está havendo um crescimento de casais sem filhos, ou mesmo, de residências onde vive só uma pessoa, ou mesmo, pessoas trabalhando em regime home Office, situações que contribuem para que busquem a companhia de animais de estimação.

O Brasil é o segundo país com o maior número de cães e gatos, só perdendo para os Estados Unidos, o que significa que esse setor só tende a crescer.

E, dentro do segmento pet, um dos serviços que está tendo muito procura é o de hotel pet, impulsionado, principalmente, por pessoas que moram sozinhas, precisam viajar constantemente, geralmente, a negócios, e não têm com quem deixar seus bichanos.
 

Público-alvo do seu Hotel Pet

 

Por isso, se decidir montar um hotel pet, é preciso considerar o perfil de seus clientes, de seu público-alvo, que são esses donos de animais que estão constantemente precisando se ausentar, sem ter com quem deixar seus animais.

De uma forma mais generalizada, hotéis pet costumam ser mais procurados por idosos, jovens solteiros que moram sozinhos e casais sem filhos.

No mais, se decidir implantar um Hotel Pet, precisa estar preparado para funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
 

Primeiros passos para ter um Hotel Pet

 

O primeiro passo, para montar um Hotel Pet é pensar no espaço físico e como será a estrutura oferecida, para garantir o conforto e segurança aos pets, além de, claro, tranquilidade aos tutores.

Nem é preciso ressaltar que o visual, e a aparência do lugar podem fazer toda a diferença na tomada de decisão do tutor do pet.
 

O que considerar na hora de montar a estrutura

 

Caso a própria clínica, ou Pet Shop, não conte com um terreno, estrutura apropriada para montar o hotel pet, então, a dica é procurar algum local para isso, devendo ser um terreno amplo com, pelo menos, 500 m², claro, dependendo de quantos animais pretende atender.

E não pense que se o hotel não ficar nos fundos da clínica ou pet shop não terá procura, na verdade, os tutores querem é contar com um local seguro e, se esse local tiver o nome de sua clínica ou pet shop por trás, isso fará toda a diferença.

E nem precisa ficar em algum lugar nobre ou no centro da cidade, na verdade, essas localizações costumam ser mais caras, e nem mesmo, é fácil encontrar terrenos grandes nesses locais.

No mais, os tutores querem é o bem-estar dos seus bichinhos, por isso, não se importarão em ter que se deslocar.

De uma forma geral, um hotel pet  precisa contar com:

. Recepção;

. Escritório;

. Sala de recreação;

. Canis;

. Gatis (caso receba gatos também);

. Banheiros;

. Espaço ao ar livre (que pode ser com piscina).

Mas, se sua clínica, ou Pet Shop, tiver um bom tamanho, nada impede de montar ali mesmo, o hotel para animais de estimação, só precisando investir em:

. Canis;

. Gatis;

. Espaço ao ar livre.

Para complementar a estrutura do Hotel Pet, é preciso investir também em:

. Vasilhames para água;

. Vasilhames para rações;

. Caminhas para o descanso dos pets;

. Materiais de higiene;

. Muitos brinquedos, de vários tamanhos e tipos.

Uma boa dica, e que pode fazer toda a diferença na tomada de decisão dos tutores, é apostar em um sistema interno de câmeras conectadas à internet, justamente, para passar mais transparência aos tutores, possibilitando que acompanhem toda a rotina dos seus animaizinhos.
 

A equipe do seu Hotel Pet

 

Se você for veterinário, ótimo, do contrário, deverá contratar um profissional, para fazer parte da equipe, lembrando que o hotel deverá funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Por isso, é preciso considerar ter turnos de trabalho para as equipes que lhe ajudarão no seu empreendimento, para que possam revezar.

No mais, você precisará dos seguintes profissionais:

. Cuidador de animais, ou recreadora;

. Recepcionista;

. Tratador;

. Gerente;

. Veterinário.

O veterinário é indispensável, já que acidentes podem acontecer a qualquer momento, sem falar que a presença desse profissional, certamente, passará mais tranquilidade aos tutores.

Caso precise contratar um veterinário, ele não precisará ter a contratação em regime de CLT, podendo prestar serviço como um profissional liberal.

E não esqueça de verificar na prefeitura da sua cidade as exigências legais para a abertura de um hotel pet, devendo obedecer todas as especificações da legislação para conseguir o alvará de funcionamento.

A dica é começar um Hotel Pet com apenas 10 vagas, o que pode parecer pouco, mas especialistas consideram um ótimo número para começar.

Hospedando apenas 10 pets, no entanto, já será possível garantir um faturamento médio bruto de 7 mil reais mensais e, conforme o negócio for crescendo, já dá para ir subindo o número de hóspedes.
 

Dicas básicas para montar seu Hotel Pet

 

Não caia no erro de achar que por ser um hotel voltado aos animais não precisa ter cuidados com conforto e bem-estar.

Por isso, é fundamental pensar na climatização dos espaços individuais, principalmente, se o hotel for em uma cidade com variações de temperaturas mais extremas.

Em hipótese alguma, os animais devem se sentir incomodados com o calor ou frio em excesso.

É preciso garantir um bom espaço, pois eles precisam de espaços de descanso, onde sintam-se plenamente confortáveis, com brinquedos, mimos, caminha e tudo o mais.

Tal como um hotel para humanos, um Hotel Pet deve garantir conforto e descanso.

Aposte em ventilação, iluminação e decoração, que vão fazer toda a diferença para a qualidade da estadia dos pets.

Se certifique de que todos os espaços do Hotel Pet estejam sempre limpos e com o odor agradável, sem acúmulo de sujeira.

Também garanta um local seguro, livre de rachaduras, infiltrações ou mofo.

Quanto aos pisos, devem ser de alta resistência, durabilidade e fácil manutenção, principalmente, porque algumas raças específicas possuem problemas com alguns tipos de pisos, como os Goldens, por exemplo.

Capriche na fachada do Hotel Pet, esse é um serviço muito procurado, e uma bela fachada vai servir para chamar a atenção.

Não subestime a decoração, da recepção, do escritório, enfim, ela deve causar uma boa impressão.

 

Não deixe de divulgar

 
Com tudo pronto, agora é começar a usar o site de sua clínica, ou Pet shop, e as redes sociais (vale promover publicação), para divulgar o Hotel Pet, com certeza, os tutores vão ficar muito felizes em saber que poderão contar com um lugar seguro quando precisarem se ausentar.

Mais organização e facilidade na gestão

 

E claro, para garantir mais organização e uma gestão mais fácil e prática, é preciso apostar em um bom programa para clínica veterinária e pet shop, que vai tornar a rotina de seu hotel pet muito mais eficiente e tranquila.

Com um software para clínica veterinária e pet shop você não precisa registrar, ou monitorar, manualmente, o estoque de materiais utilizados no dia a dia.

Enfim, um bom programa de gestão, além de cuidar da parte financeira, do estoque, também reúne todos os dados e informações em um só local, facilitando o acesso, de qualquer lugar e a qualquer horta.

Author: