Vai abrir sua própria Clínica Veterinária? Saiba como conquistar seus primeiros clientes

Vai abrir sua própria Clínica Veterinária? Não sabe como conquistar seus primeiros clientes? Então, esse artigo é para você!

Sem dúvidas, empreender é um sonho pra muita gente e, geralmente, ao sair da faculdade, muitos querem logo abrir seu próprio negócio. Afinal, ter o seu próprio negócio é extremamente gratificante, porém, o que poucos sabem é que, nesse cenário tão competitivo como que estamos vivendo, significa um enorme desafio.

Nesse sentido, conquistar os primeiros clientes é, talvez, o primeiro grande desafio a ser enfrentado.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ter muito foco em conseguir atrair clientes que, lembrando, é apenas o primeiro desafio, e nem é o mais difícil, já que conseguir fidelizar clientes ainda é a maior dificuldade de quem tem qualquer negócio.

Mas, a boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ajudar, e muito, a conseguir atrair os primeiros clientes, e é isso que mostraremos a seguir, dicas de como conquistar os primeiros clientes.

Como conquistar os primeiros clientes de sua clínica veterinária

 

Abriu sua clínica? Hora de dar os primeiros passos. Embora, para quem esteja começando, conseguir atrair e fidelizar clientes não seja uma tarefa tão simples, com as estratégias certas, é possível aproveitar as tendências da era digital para prospectar e conquistar clientes. Confira abaixo algumas dicas:

1. Crie um plano de negócio muito bem definido

 

Como volta e meia destacamos aqui, nada acontece sem um planejamento de metas, por isso, é fundamental traçar um bom plano de negócio, criando estratégias a curto, médio e a longo prazo. Assim, você conseguirá se organizar e obter resultados positivos. As metas são fundamentais para um plano de negócios eficiente.

Comece se fazendo as seguintes perguntas:

. Qual o seu público-alvo?

. Qual valor será entregue aos clientes, ou seja, como a solução vai resolver os problemas dos consumidores?

. Quais benefícios serão entregues e que necessidades serão atendidas?

. Quais os diferenciais da oferta em relação à concorrência?

Pronto, tendo essas respostas, você estará pronto para aprender como conseguir mais clientes e alavancar seu negócio.

2. Aposte em sua rede de contatos

 

Antes mesmo de pensar em como atrair clientes pela internet, a dica é apostar em sua rede de contatos! Isso mesmo! Comece usando o bom e velho networking para promover seu negócio entre amigos, familiares, vizinhos, parceiros e contatos profissionais.

Lembre-se que o tradicional “boca a boca” continua sendo uma das principais estratégias para atrair clientes.

3. Esteja no Google Meu Negócio

 

Sem dúvida, estar presente no Google Meu Negócio é uma ótima forma de atrair clientes para seu estabelecimento? Segundo dados, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos.

E mais, vale lembrar que, atualmente, se você não está na internet, basicamente, você não existe. Ou seja, estar no Google aumenta, significamente, a chance da sua clínica se destacar e ser escolhida.

4. Crie um bom site

 

Como dito acima, se não tem presença digital, então, você não existe. Por isso, capriche em seu site, garantindo que seja de boa usabilidade e que contenha todas as informações necessárias. E, se puder, invista em um blog também, para oferecer conteúdo de qualidade e, dessa forma, criar autoridade no setor e se destacar.

E, claro, procure fazer uso do SEO, para que seu site seja facilmente encontrado no resultado das buscas no Google.

5. Faça parcerias

 

Outra excelente forma de atrair clientes é fazendo parcerias, seja com ONGs, ou Pet Shops, gerando oportunidades para ambas as empresas e passando mais credibilidade aos clientes.

6. Invista no marketing de conteúdo

 

O digital possui uma ferramenta de marketing de enorme força que é o marketing de conteúdo. Sem dúvida, é uma das estratégias de marketing para atrair clientes  mais acessíveis e eficientes.

Com um marketing de conteúdo é possível atrair um público segmentado com a produção de conteúdos  relevantes, de alto valor.

Por isso, invista em um blog em seu site, com conteúdos ricos e relevantes para o público, mostrando sua autoridade na área e, assim, conseguir se destacar da concorrência.

7. Esteja nas principais mídias sociais

 

É claro que as mídias sociais são excelentes fontes para conseguir novos clientes, se você souber usá-las, pois permitem agilidade, velocidade, favorecendo uma comunicação mais direta com seus clientes.

Mas, não basta apenas criar uma página de sua clínica veterinária, por mais bonita que ela seja, se não falar a linguagem do seu público e oferecer postagens relevantes e constantes, ela de nada irá valer.

É preciso saber onde o seu público-alvo está, e produzir conteúdos interessantes, ou compartilhar os de seu blog,  para conseguir gerar interações e engajamento, seguindo as melhores práticas de cada plataforma.

Dentre as principais redes sociais atualmente, podemos destacar o Facebook, Instagram e o  Tiktok.

E, claro, vale apelar para postagens fofas, exibindo os pets de clientes (desde que tenha a devida autorização), promover concursos, mostrar o dia a dia na clínica, tudo isso ajuda a se aproximar dos clientes, e, claro, usar e abusar de vídeos, do storie, e das promoções.

Pois é, o Facebook e Instagram possuem uma ótima ferramenta, que por um valor insignificante, ajuda a impulsionar publicações ou criar anúncios patrocinados, como Facebook Ads, Instagram Ads, sem dúvida, uma ótima forma de alcançar um público segmentado com baixo orçamento.

8. Utilize um programa de gestão

 

Realmente, não é nada fácil gerenciar e administrar uma clínica veterinária, muito menos, se não tiver experiência nesse assunto e sem uma boa gestão como atrair e fidelizar clientes?

A boa notícia é que, felizmente, a tecnologia pode lhe ajudar, através de um bom programa de gestão para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo.

Usar um sistema para clínica veterinária pode facilitar tudo para você, e isso porque ele vai automatizar toda a sua clínica, integrando todos as áreas e serviços.

Como todo bom empreendedor, provavelmente, você não deve ter tempo disponível para aprender aspectos mais complexos de gestão, e é nessa hora que contar com um bom software para clínica veterinária pode fazer toda a diferença no dia a dia de seu negócio.

Investir em um sistema que lhe auxilie em todos os processos não apenas vai garantir mais produtividade, como acesso rápido e simples a dados para facilitar a criação de diferentes e assertivas estratégias para atrair clientes.

Mais do que produtividade, um bom programa de gestão, na verdade, oferece acesso, a qualquer hora e de qualquer lugar, à todos os dados, informações e históricos, facilitando todos os processos dentro de sua clínica veterinária.

E é isso, se vai abrir sua clínica veterinária, agora já sabe, que não será simples atrair os primeiros clientes, mas com dedicação e seguindo essas dicas, certamente, será bem mais fácil e rápido!

Author: