4 dicas práticas para melhorar o atendimento veterinário

Cada dia mais concorrido, o mercado pet tem como vantagem o enorme leque de possibilidades dentro desse setor, principalmente, para os recém-saídos da faculdade de medicina veterinária.

Sem dúvida, as diferentes possibilidades de vagas no mercado de trabalho, para quem se forma em medicina veterinária, acabam sendo um dos maiores atrativos para os recém-formados. São muitas as áreas dentro do mercado pet a serem exploradas, cada uma com um foco diferente para atuar em lugares distintos.

Nesse sentido, esse profissional pode trabalhar em muitos lugares, desde clínicas, em consultorias, área de pesquisas, laboratórios até em fazendas.

Porém, estatisticamente, a grande maioria sonha mesmo é em ter a sua própria clínica veterinária, mas, diante desse mercado extremamente competitivo, e com os tutores cada vez mais exigentes, é fundamental buscar formas de se destacar da concorrência.

Ou seja, diante desse cenário, não basta apenas abrir uma clínica veterinária, ou um pet shop, prestar um bom serviços, vender produtos de qualidade, é fundamental investir constantemente em diferencial, e formas de melhorar os serviços e, principalmente, o atendimento, tendo em mente que sempre é possível evoluir.

E vale um destaque especial para o atendimento, que é o quesito mais considerado para fidelizar, ou não, um cliente. É preciso focar no bom atendimento veterinário, para não apenas atrair, mas fidelizar os clientes e, assim, se destacar e ter lucratividade.

Quer oferecer serviços veterinários e se destacar da concorrência? Então, papel e caneta na mão, anote essas dicas.

Principais serviços e atendimentos veterinários

 

Para você que pretende entrar, ou está entrando agora nesse mercado, a dica é ampliar ao máximo o leque de serviços oferecidos, justamente, para atrair mais clientes. Confira abaixo, dicas de alguns serviços e atendimentos veterinários que deve considerar!

Atendimento Emergencial

 
Imprevistos acontecem, e poder oferecer cuidados emergenciais para os pets, sem dúvida, pode fazer toda a diferença, e esse é um serviço que pode não apenas oferecer em uma clínica própria, como em hospitais e, até mesmo, pet shops.

Atendimento 24 horas

 
Vai abrir sua clínica própria? Então, considere oferecer atendimento 24 horas, principalmente, durante a noite e madrugada, quando muitas clínicas costumam estar fechadas.

Atendimento Especializado

 
Outra dica, mesmo que ainda não tenha sua própria clínica,  é investir em atendimentos especializados, como as áreas de exames de imagem, anestesia, fraturas, cardiologia, oftalmologia e odontologia.

Geralmente, um clínico geral indica o paciente para um especialista no assunto, para realizar tratamentos específicos e proporcionar resultados mais eficientes e focados no problema.

Dicas para melhorar seu atendimento

 

Pesquisas revelam que o principal quesito na hora de fidelizar, ou não, algum serviço, é o atendimento prestado. E quando o assunto é a saúde e bem-estar, esse quesito se torna ainda mais fundamental  Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Por isso, o atendimento, tanto na recepção de sua clínica, quanto no próprio consultório, até mesmo no pós atendimento, merece toda a atenção, sendo fundamental passar respeito, educação e empatia aos clientes.

É preciso ter em mente que, a grande maioria dos tutores que procuram uma clínica veterinária, estão vulneráveis e fragilizados, principalmente, quando seus animais não estão bem de saúde. Por isso, toda atenção é pouca quando o assunto é atendimento.

A dica, portanto, é não economizar na hora de garantir um bom atendimento, sendo fundamental que a equipe goste de animais, transmita segurança, seja simpática, empática, enfim, sensível, para poder lidar com todo tipo de cliente, para isso, procure investir em treinamentos e realizar reuniões de equipe frequentemente.

E, claro, isso se estende à toda a equipe e, principalmente, ao médico veterinário, que também deve possuir uma capacitação de qualidade.

Lembrando que não basta ser o melhor em sua área se não conseguir passar conforto e segurança para os clientes, assim como, não adianta nada investir em infraestrutura e divulgar um serviço que não é capaz de executar.

Confira abaixo outras dicas que podem ajudar a melhorar o seu negócio:

1. Invista em tecnologia

 

Cada vez mais presente em nosso dia a dia, a tecnologia se mostra uma ferramenta indispensável quando o assunto é otimizar o atendimento.

Hoje já podemos contar com muitos programas de gestão, que facilitam a rotina de seu negócio, como um sistema para clínica veterinária, por exemplo, que permite automatizar a gestão de sua clínica, facilitando o acesso à todas as áreas do seu negócio.

E mais, um bom programa para clínica veterinária ajuda a acompanhar e analisar o desempenho de sua clínica, tornando o processamento de dados e a criação de relatórios das atividades mais rápido e eficiente, ajudando a criar ações, estratégias e campanhas de marketing mais assertivas.

Até mesmo monitorar o estoque, as saídas e entradas, registrar cadastros é possível através de um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

Contar com a tecnologia é ter a opção de uma infinidade de ferramentas para atender a todo o tipo de necessidade, economizando tempo e otimizando todos os processos dentro de sua clínica.

Enfim, é possível economizar tempo em serviços burocráticos e administrativos, e ganhar em qualidade de atendimento se concentrando no bem estar dos tutores e animais.

2. Desenvolva estratégias de relacionamento

 

Principalmente, quando já se tem muitos clientes, fica difícil lembrar de cada um deles. Porém, ninguém gosta de ser esquecido, por isso, para não esquecer de nomes, entre outros detalhes, até para criar uma maior aproximação, mais uma vez, a dica é usar a tecnologia nessa hora, através de um bom programa de gestão, onde poderá guardar todas as informações.

Uma dica, para ajudar à se aproximar de seus clientes, é fazer um bom uso das redes sociais, usar email marketing e, também, procurar enviar mensagens por whatsapp, principalmente, em datas especiais, avisando sobre promoções e novidades.

3. Organize o ambiente

 

Não tem como um estabelecimento, principalmente, na área de saúde, conquistar confiança e respeito se não contar com uma boa infraestrutura, um ambiente limpo e organizado.

Inclusive, de acordo com a resolução nº 1015/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, as clínicas veterinárias são locais com o propósito de atender animais em consultas ou tratamentos mais complexos, que envolvam um quadro cirúrgico, por isso, precisam ser organizado e esterilizado. Desse modo, ele pode garantir a segurança dos pacientes.

E, nesse mesmo sentido, a organização também é fundamental, e vai fazer toda a diferença na fidelização da clientela.

4. Ofereça serviços diferenciados e especializados

 

Uma ótima forma de conseguir se destacar é oferecer serviços diferenciados e com qualidade e, como as pessoas estão sem tempo e buscando, cada vez mais, praticidade, quanto mais conseguir abrir o leque de possibilidades, mais chances terá de atrair clientes.

Nesse sentido, os serviços diferenciados e especializados podem fazer toda a diferença na hora de atrair e fidelizar clientes.

Dentre os procedimentos, os mais procurados são imagem, exames de sangue, castração e remoção de tártaro. Mas, claro, quanto mais abrir o leque, melhor será para a sua clínica.

Enfim, quer melhorar seu atendimento veterinário? Então, diversificar e oferecer qualidade, sem dúvida, podem fazer toda a diferença para a lucratividade de sua clínica veterinária.

Author: