5 estratégias de marketing mais eficazes para sua clínica veterinária ou pet shop

Você costuma criar estratégias de marketing para sua clínica veterinária ou pet shop? Em tempos de alta concorrência é preciso recorrer às muitas e diferentes estratégias de marketing. Confira nesse artigo como divulgar melhor seu negócio por meio de estratégias mais eficazes.

Como o próprio nome sugere, estratégia significa um plano, manobra ou estratagema usado para alcançar um objetivo.

Nesse sentido, estratégias de marketing são aquelas ações que visam a divulgação de algum negócio para atingir um determinado objetivo, seja reforçar a marca, aumentar as vendas, captar mais clientes, dentre outras possibilidades.

Por isso, principalmente, em tempos de alta concorrência, de um mundo mais digital, é fundamental criar estratégias de marketing, porém, mais assertivas e eficazes, e é o que mostraremos aqui, algumas dicas básicas, mas que prometem resultados mais positivos.

Lembrando que, cada vez mais, pessoas e empreendimentos estão disputando o espaço online e quem não consegue ter uma boa presença digital, acaba ficando para trás.

E é aí que entram as estratégias, para que seu negócio consiga se destacar nesse mercado repleto de oportunidades, porém, de concorrência acirrada.

Ao se destacar no espaço online, você tem a oportunidade de fortalecer sua marca, aumentar sua visibilidade e, consequentemente, ampliar sua clientela e ainda fidelizá-la.

Pensando nisso, vamos mostrar aqui cinco estratégias de marketing para você alavancar os resultados e chegar ao seu público-alvo.

O que é marketing digital?

 

Como explicado acima, as estratégias de marketing estão diretamente ligadas a um planejamento, fundamental para que elas tenham um objetivo, podendo atender à diferentes fins, desde reforçar uma marca, criar autoridade em um segmento, aumentar o número de clientes, ou vendas, enfim, elas precisam estar de acordo com os objetivos de cada empresa..

Hoje em dia, não basta mais apenas ter presença digital, isso já não é suficiente para garantir um negócio de sucesso, e é nessa hora que as estratégias de marketing podem fazer toda a diferença, direcionando as campanhas ou ações para alcançar um objetivo.

Não existe uma estratégia de marketing eficiente, por exemplo, se a empresa não souber quem é o seu público-alvo, só sabendo qual o perfil do seu cliente, a faixa etária, situação financeira, região da cidade onde reside, suas necessidades, dentre outras informações úteis que se pode estabelecer algum objetivo e ações.

Enfim, primeiramente, é preciso definir a sua persona para, só então, poder criar estratégias assertivas.

Como o marketing digital pode ajudar a destacar sua clínica ou pet shop?

 

Como já foi mencionado, estamos em plena era digital, com as empresas já tendo presença virtual, e o mercado está muito competitivo, o que torna obrigatório acompanhar as constantes mudanças nesse meio, para se estabelecer e alcançar cada vez mais pessoas com efetividade.

E, claro, não basta acompanhar as mudanças no meio digital, é preciso criar um planejamento para registrar suas metas e programar suas ações de forma mais eficaz.

Ao se valer de estratégias, como resultado, começará a ampliar o alcance de sua clínica veterinária ou seu pet shop e, consequentemente, potencializará a procura pelos seus serviços e a venda dos produtos oferecidos pelo seu negócio, e isso só colabora para fortalecer sua marca e se tornar referência no mercado.

Por que ter um site é importante

 

Quantas vezes você já pesquisou sobre algum produto ou serviço no Google? Então, hoje as pessoas buscam na internet todo o tipo de serviço e, nesse sentido, se sua clínica ou pet shop não tiver um site, é como se não existisse.

Por isso, caso ainda não tenha, procure criar um site bem estruturado e com informações relevantes a respeito de sua clínica, assim, quando potenciais clientes buscarem seu negócio na web, já irão encontrar um local onde possam tirar todas as dúvidas.

Ter um site é uma estratégia de marketing, mas é tão básica que nem foi elencada como tal nesse artigo, no entanto, um site é igualmente importante, não apenas para dar um ar mais profissional e sério ao seu negócio, mas para chegar a mais pessoas por meio das buscas.

5 estratégias de marketing para clínica veterinária e pet shops

 

Pronto, agora que já sabe a importância de criar estratégias para o seu negócio, vamos dar uma olhadinha nas cinco dicas abaixo que separamos para você começar a colocá-las em prática.

1 – Crie um perfil em redes sociais

 

Atualmente, as redes sociais são consideradas a principal ferramenta de marketing, portanto, criar um perfil é obrigatório. Só é preciso descobrir onde estão os seus clientes e usá-la para compartilhar tudo o que deseja a respeito de sua clínica veterinária ou pet shop.

Mas, a dica é saber utilizá-las a seu favor, aumentando a credibilidade e visibilidade da sua clínica veterinária ou pet shop, através de conteúdos relevantes e constantes e, claro, fofos, pois quem não gosta de conteúdo sobre animais de estimação nas redes?

É possível intercalar conteúdos mais descontraídos com outros mais longos e específicos, atingindo diferentes públicos com um único objetivo final. Enfim, procurar criar conteúdo original e que interesse seu público em redes como Facebook, Instagram ou TikTok.

2 – Ofereça condições de compra diferenciadas

 

Quem não gosta de uma boa promoção? Por isso, promova ofertas diferenciadas para os seguidores. Sabe aquele produto que está para vencer no estoque? Então, crie alguma promoção relâmpago! Promoções aumentam o tráfego do seu perfil e melhoram o engajamento de sua página.

E por falar em promoção… pode usar as redes sociais para promover alguma publicação,  é um método de baixo custo, mas muito efetivo para engajar seu público e alcançar mais pessoas, portanto, use-o bastante.

Não deixe de apostar em conteúdos relevantes, responder o mais rápido possível seus seguidores e ter periodicidade de suas postagens. Nada pior que uma página inativa!

3 – Ajude seus clientes

 

Você sabe quais as necessidades de seus clientes? O que eles procuram? Então, além de apostar em promoções e conteúdos da preferência de sua persona, tenha em mente que as pessoas querem ser ajudadas de alguma forma. Como você pode ajudá-los?

Outra dica é reservar um espaço em seu site para tirar possíveis dúvidas, ou compartilhe nas redes sociais um conteúdo em formato de dicas. Com o tempo, não só conseguirá  fidelizar clientes, como se estabelecerá como referência em seu segmento.

4 – Compartilhe conteúdo de terceiros

 

Mostre que está atento á tudo que acontece em seu segmento, compartilhando conteúdos, interessantes, de terceiros.

Uma dica é intercalar conteúdos próprios com outros de parceiros ou de marcas e perfis que você admira. Além de economizar tempo, vai mostrar que valoriza o conteúdo de outras pessoas, podendo até realizar parcerias, ou seja, os outros também compartilhando seus conteúdos.

5 – Invista em anúncios e parcerias

 

E por falar em parcerias… essa é uma estratégia de marketing digital que costuma dar muito certo, seja com outras páginas e influenciadores do segmento de pets, ou mesmo, investindo em anúncios, as famosas publicidades pagas, como o Google Adwords.

Acredite, essas duas simples iniciativas, combinadas com as demais, vão potencializar ainda mais seus canais digitais, trazendo resultados muito rápidos.

Tecnologia para ajudar nas estratégias

 

Como vimos, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço para superar a concorrência, é preciso investir em estratégias, e uma delas é usar a tecnologia a seu favor.

Hoje já existem programas de gestão voltados para empresas de todo o porte, ou seja, mesmo pequenas empresas já podem contar com um bom software para clínica veterinária e pet shop que, dentre outras coisas, irá automatizar todos os processos diários, ajudando a otimização o tempo.

E mais, um bom programa para clínica veterinária e pet shop armazena todos os dados de seus negócios e de seus clientes, em nuvem, ou seja, de qualquer lugar pode acessá-los, e mais, com esses dados dica mais fácil criar estratégias mais assertivas.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas de estratégias e começar agora a trabalhar para superar a concorrência.

Author: