5 dicas para criar um programa de fidelidade para sua clínica veterinária

Que o setor pet não conhece crise e cresce a cada dia, isso não é novidade, porém, quem pretende entrar para esse mercado, ou mesmo, já tem uma clínica veterinária ou pet shop, precisa investir em novidades e estratégias de marketing se não quiser ser engolido pela concorrência.

Nesse sentido, uma das estratégias que costumam agradar bastante e trazer ótimos resultados é apostar em algum programa de fidelidade, sem dúvida, uma ótima forma de manter clientes assíduos e satisfeitos.

E não é novidade alguma que clientes satisfeitos geram lucros e boa reputação para as empresas. Aliás, fidelizar clientes é um dos maiores desafios para quem tem um negócio, de qualquer setor.

Um programa de fidelidade pode trazer muitos benefícios para o seu negócio veterinário, pois permite o uso de diferentes ações e estratégias, conforme a necessidade de sua empresa.

Por isso, resolvemos falar aqui sobre o programa de fidelidade, suas vantagens e as etapas para que seja implementado. Se interessou? Então, confira abaixo quais os 5 passos para criar um programa de fidelidade para seu negócio veterinário.

O que é um programa de fidelidade?

 

Antes de saber como implementar um programa de fidelidade, é preciso, primeiramente, saber o que significa.  Na verdade, um programa de fidelidade pode ser uma ótima estratégia quando se deseja manter um relacionamento duradouro com os clientes.

Adotar um programa de fidelidade aumenta as chances de sua empresa manter os clientes sempre comprando seus produtos ou serviços, já que eles enxergam nessa estratégia uma forma de garantir mais vantagens também.

Por isso, a necessidade de planejar bem as facilidades, fazendo com que sejam vantajosas tanto para a empresa quanto para os clientes. Assim, o programa garante benefícios para os consumidores e, em troca, aumenta suas vendas e lucros.

Vantagens de criar um programa de fidelidade para a sua empresa veterinária

 

Sem dúvida, são inúmeras as vantagens em implementar um programa de fidelidade para a sua empresa veterinária, começando pela possibilidade de aumentar a longevidade do relacionamento com o cliente.

Certamente, pelo fato do programa de fidelidade oferecer benefícios e exclusividade para os participantes, os  clientes acabam concentrando suas compras em seu estabelecimento veterinário, assim, aumentando  e mantendo um fluxo constante de clientes e vendas.

Isso sem falar que se os clientes ficarem satisfeitos com o programa de fidelidade podem acabar indicando para amigos e conhecidos  e  gerar uma boa reputação para sua clínica.

E claro, nem é preciso falar que ao implementar um programa de fidelidade, fica muito mais fácil alcançar e atrair novos clientes, ou seja, ele ajuda a cumprir as metas e objetivos empresariais.

5 passos para criar um bom programa de fidelidade

 

Pois bem, agora já sabe o que é o programa de fidelidade, assim como, conhece algumas de suas vantagens, então, vamos às dicas de como implementá-lo em sua clínica:

1. Conheça os seus clientes

 

Não adianta nada resolver criar um programa de fidelidade se você não conhecer bem os seus clientes e público-alvo. Por isso, é fundamental, antes de implementá-lo, procurar saber como o cliente avalia sua clínica veterinária, fazendo pesquisas de satisfação, para coletar dados sempre atualizados para criar um programa atraente para o seu público.

E uma ótima forma de conhecer mais sobre os seus clientes é através de pesquisas de satisfação e contato constante nas redes sociais.

2. Estabeleça parcerias

 

Sem dúvida, através de parceiros, fica bem mais fácil oferecer benefícios exclusivos que agradem os seus clientes, assim, contar com boas parcerias vai facilitar bastante o processo de criação do programa de fidelidade.

Para isso, a dica é começar fazendo um levantamento de possíveis parceiros da área veterinária e de outras áreas de interesse dos seus clientes também e, então, é só começar a fazer contato com esses possíveis parceiros para firmar as parcerias.

Claro, é preciso oferecer alguma vantagem em troca da parceria, mesmo que não seja uma porcentagem em dinheiro, mas trocar produtos, serviços e divulgação positiva já vale a pena.

3. Aposte em um programa de fidelidade criativo

 

Uma dica é procurar usar a criatividade na hora de criar o programa de fidelidade, com direito a muitos brindes, produtos e serviços. Por exemplo, utilizar o acúmulo de cupons inseridos em embalagens que o cliente adquire a cada compra realizada em sua empresa.

Ou ainda, oferecer cartela aos clientes, para que colem adesivos pets ao adquirirem produtos ou serviços e,  depois, o cliente pode trocar a cartela com os selos por algum brinde.

O estoque pode servir até de inspiração na hora de definir brindes, já que é possível usar produtos que estão chegando à data da validade, ou mesmo, encalhados há muito tempo.

E vale usar a imaginação, lembrando que o objetivo é oferecer vantagens ao mesmo tempo que garante a fidelização.

4. Ofereça descontos interessantes

 

Sua empresa veterinária trabalha com delivery de produtos? Então, uma dica é oferecer para os seus clientes do programa de fidelidade um desconto de frete, assim, os custos para ele comprar na sua loja serão menores e será mais vantajoso para todas as partes.

E mais, as vezes, ao ganhar o frete grátis os clientes acabam aproveitando para adquirir mais produtos e, dessa forma, o frete acabar sendo pago indiretamente, não só por esse motivo, mas também, pelo cliente manter suas compras e consultas concentradas no seu estabelecimento veterinário.

Ou mesmo, se sua clínica trabalha com banho e tosa, oferecer como brinde, buscar e levar o cão para realizar esse serviço.

5. Mantenha os cadastros de clientes sempre atualizados
 

E não tem como implementar um programa de fidelidade sem que isso passe pela organização, ela é fundamental para o seu empreendimento crescer, por diversos fatores, por isso, é preciso manter o cadastro dos clientes e todos os dados atualizados frequentemente.

Para isso, não tem solução melhor que um software para clínica veterinária, que reúne todas as informações em um mesmo local, facilitando seu acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Ter acesso facilitado a qualquer dado, de qualquer lugar, sem dúvida, facilita a gestão de sua clínica veterinária e, logo, a implementação de recursos e estratégias, como um programa de fidelidade.

Um bom programa para clínica veterinária vai facilitar até o contato com os clientes, sendo possível manter suas informações sempre em dia e organizadas, ou seja, um controle muito melhor e eficiente.

E é isso, agora é com você! Que tal implementar um bom programa de fidelidade em sua clínica veterinária?

Author: