4 dicas para ter sucesso com atendimento veterinário a domicílio

Um dos maiores erros ao abrir uma clínica veterinária, é achar que conseguir um bom ponto e executar bem seu ofício, isso já bastará para fazer um bom nome e conquistar uma clientela fiel.

Na verdade, por se tratar de um mercado extremamente competitivo, e ainda contar com tutores cada vez mais exigentes, para alcançar bons resultados e retorno financeiro, é preciso bem mais do que desempenhar bem seu papel, é fundamental investir em novidades e diferencial, justamente, para se destacar dos demais.

Hoje, os tutores tratam seus animais como membros da família, portanto, não medem esforços para garantir mais qualidade de vida, bem-estar de seus bichinhos.

Nesse sentido, vale ficar sempre atento ao mercado, o qual sempre dá sinais do que é tendência ou preferência da maioria dos tutores e, atualmente, até por conta da pandemia, o grande destaque vem sendo o atendimento veterinário a domicílio, sem dúvida, uma alternativa segura, cômoda e atraente para quem tem um animal de estimação.

Por outro lado, é uma interessante oportunidade de crescimento para os médicos veterinários que, muitas vezes, já ofereciam este tipo de serviço antes mesmo de montar seu próprio consultório.

E, claro, todo o sucesso que o mercado pet vem fazendo, a despeito de qualquer crise do país, se deve ao crescente número de animais de estimação nos lares brasileiros.

São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais de 2,3 milhões de outros animais, totalizando 139,3 milhões de bichinhos de estimação nos lares brasileiros, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação), o que faz do Brasil o terceiro país do mundo com maior população de animais domésticos.

Assim sendo, o profissional que deseja se destacar, ser referência no mercado, conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar seu faturamento, precisa acompanhar atentamente as mudanças desse novo mercado.

E em tempos de pandemia e de muita insegurança por parte dos tutores, oferecer atendimento veterinário a domicílio, sem dúvida, pode ser uma forma fácil e eficiente de conquistar e fidelizar clientes.

Quer saber como ter sucesso atendendo a domicílio? Então, confira nossas dicas e veja como se destacar e usar essa modalidade para fazer sua clínica veterinária ter melhores resultados.

1. Crie um padrão de atendimento veterinário a domicílio

 

Muitos animais ficam extremamente estressados quando saem de seu ambiente, principalmente, os felinos.

Nem é preciso dizer que poder receber atendimento no conforto do lar é o desejo de muitos tutores, porém, isso nem sempre é possível, seja pelo valor, na maioria das vezes bem mais salgado, ou porque nem todas as clínicas oferecem essa modalidade: a domicílio.

Infelizmente, alguns procedimentos, como cirurgias, por exemplo, só podem ser realizados nas clínicas ou consultórios, já que exigem aparelhos específicos, na maioria das vezes, fixos.

Por isso, a dica é procurar criar um padrão de atendimento específico, definindo o tipo de tratamento, que pode ser vacinação, consulta de rotina, limpeza ou até mesmo a coleta de urina, fezes ou sangue para exames, que podem ser feitos a domicílio.

Aliás, principalmente no caso de vacinação de filhotes, o atendimento domiciliar é bastante indicado, já que eles ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido. Ou animais debilitados, para não serem expostos a novos riscos ao sair de casa, devido a baixa imunidade.

E, claro, existem aqueles animais que ficam muito estressados quando saem de sua rotina, assim, costumam ficar bem nervosos ao sair de casa, sendo o atendimento a domicílio uma ótima opção.

2. Invista em treinamento

 

E como, volta e meia, falamos por aqui, todo empreendimento de sucesso tem por trás uma ótima equipe. Portanto, se pretende ter bons resultados, é preciso contar com uma equipe preparada para realizar esse tipo de atendimento. Sendo assim, invista em treinamento específico.

Embora possa parecer algo simples mas, na verdade, é importante saber até mesmo como agir na casa dos clientes, por isso, é preciso que o treinamento inclua questões de postura, boas maneiras e técnicas apropriadas para cada situação.

É preciso ter em mente que só com um bom treinamento, é possível garantir um trabalho harmonioso entre a equipe, ou seja, que obedeça um mesmo padrão, ajudando a fortalecer o nome de sua clínica no mercado.

3. Aposte em tecnologias

 

Nem é preciso lembrar o papel da tecnologia em nosso dia a dia, e isso em todos os campos e, claro, com o setor pet não seria diferente.

Quem já está no mercado ou deseja entrar para o setor pet, é preciso ter em mente que a concorrência está muito forte, é preciso se valer da tecnologia se não quiser ficar para trás.

Hoje já é possível encontrar equipamentos, como um ultrassom veterinário portátil, por exemplo, para atender animais de pequeno e de grande porte nos mais diversos lugares.

Leves, resistentes, de fácil transporte e com bateria de longa duração, esse tipo de equipamento facilita o atendimento fora do consultório, até mesmo, em lugares sem energia elétrica.

Mas, é impossível falar em tecnologia como aliada de clínicas veterinárias sem falar em softwares de gestão.

Pois é, um bom sistema para clínica veterinária facilita não só a gestão financeira, mas todo o processo de cada setor dentro da clínica, do estoque ao atendimento.

E mais, um programa para clínica veterinária permite organizar todos os atendimentos, fichas, dados dos clientes,vacinações,histórico de consultas, tudo na nuvem, a um clique de distância,facilitando sua consulta de qualquer lugar a e a qualquer hora.

4. Crie uma rotina de serviços

 

E como sempre, o sucesso de um empreendimento passa por um bom planejamento, ele é fundamental em qualquer ramo administrativo. E o atendimento a domicilio requer um planejamento da rotina de serviços.

Por isso, antes de tudo, procure estudar seu público e estabelecer os tipos de serviços que irá oferecer a domicílio.

Pronto, depois procure criar uma agenda de horários, considerando a demanda dos clientes e a sua realidade.

Enfim, o mundo está diferente, os hábitos estão diferentes, as pessoas querem mais comodidade, mas sem abrir mão de preço e qualidade.

É preciso estar sempre atento às mudanças de comportamento do mercado, justamente, para que não acabe ficando para trás em meio à tamanha concorrência nesse setor.

E é isso, agora você já sabe a importância de investir em atendimento veterinário a domicílio, assim como, apostar em tecnologia, com equipamentos modernos e ferramentas de gestão, então, é só colocar em prática e se preparar para o sucesso!

Author: