4 dicas infalíveis para trazer seus clientes de volta

Sua clínica possui uma política de monitoramento de satisfação dos clientes? Não? Então, vale saber que, embora subestimado, esse é um importante processo em qualquer empresa.

Fidelizar clientes é o maior objetivo de qualquer empresa, sendo algo fundamental para seu sucesso e retorno financeiro.

Lembrando que fidelizar não significa apenas estabilidade financeira, mas uma margem maior de lucro, até porque, reter um cliente sai bem mais barato do que captá-lo.

Seja por algum ruído na comunicação, alguma impressão negativa, até pela pandemia, caso seu cliente não retorne, vale investir em algumas estratégias para trazer o cliente de volta.

E trazer de volta aquele cliente que veio até você uma ou duas vezes, mas não retornou… realmente, não é tarefa simples, exige muito trabalho e atenção.

Mas, será que, realmente, dá para trazer esse cliente de volta?

A resposta é: SIM! Não só é possível, como mostraremos aqui 4 dicas infalíveis para trazer seus clientes de volta.

1. Crie um canal de comunicação entre seu negócio e seu cliente

 

Certamente, a primeira coisa que deve fazer é procurar descobrir quais os motivos que levaram determinada pessoa a não frequentar mais o seu negócio, ou não solicitar mais seus serviços como veterinário (a).

Se não tem ideia de como começar a recuperar seus clientes, primeiramente, realize uma busca de clientes inativos em seu sistema para Clínica Veterinária e Pet Shop.

No entanto, caso não tenha nenhuma ferramenta de gestão, vale considerar urgentemente apostar em um bom sistema para Clínica Veterinária e Pet Shop, existindo muitas opções no mercado, para todos os bolsos e necessidades.

Para garantir mais produtividade e resultados é fundamental contar com um sistema de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

O próximo passo é procurar entender e compreender os motivos que levaram este cliente a desistir, para isso, vale lançar mão das chamadas PESQUISAS DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.

Geralmente, essas pesquisas de satisfação são realizadas anual ou semestralmente, para que possa detectar e resolver o que não estiver agradando os clientes.

A boa notícia é que já é possível realizar pesquisa de satisfação por meio de questionários práticos e online, mas claro, se preferir, também pode imprimir e solicitar para que os clientes respondam na própria clínica.

Dois exemplos de ferramentas gratuitas que você pode usar para fazer sua pesquisa de satisfação com formulários da web são https://www.surveymonkey.com/  e https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/

Pronto, depois de aplicar a pesquisa de satisfação por um período quinzenal, é só avaliar o índice de satisfação, se preparando não só para ouvir possíveis críticas, como trabalhar nas sua melhorias, justamente, para agradar aquele que é o mais importante em seu negócio, O CLIENTE.

E, certamente, após trabalhar essas melhorias, é preciso dar um feedback informando ao cliente sobre as melhorias e agradecendo sua participação no processo de desenvolvimento de sua empresa.

Acredite, o cliente vai se sentir prestigiado e, como gratidão, por ter sido ouvido, aumentará as chances de fidelizá-lo.

2. Cartão fidelidade para reativar clientes

 

Se tem uma coisa que ninguém resiste é uma boa promoção, ou benefícios.

Assim sendo, vale apelar para estratégias assim na hora de trazer seu antigo cliente de volta e, nesse sentido, o cartão fidelidade cai como uma luva em sua clínica veterinária ou pet shop.

Por isso, a dica é investir em um cartão fidelidade personalizado, que pode ser entregue após a primeira consulta na clinica, ou primeira compra no pet shop.

Certamente, os clientes antigos não devem ficar de fora. Você pode se organizar e mandar via correio.

Assim, seus antigos clientes terão uma razão a mais para retornar até a sua clínica ou petshop, uma vez que você estará ofertando algo a mais em relação a sua concorrência.

3. Alerta de inatividade do cliente

 

Criar um alerta de inatividade pode fazer toda a diferença em sua rotina e, principalmente, aumentar sua carteira de clientes fidelizados.

Esse alerta pode ser feito com a ajuda de um programa para clínica veterinária ou pet shop, ou com um excel mesmo, embora possa ser mais trabalhoso criar a planilha, mas depois você pode criar uma rotina de checa-la uma vez por semana, toda segunda feira por exemplo, quando poderá conferir quais clientes deveriam ter retornado e não o fizeram, esses deverão receber uma notificação.

Assim, sempre que um cliente demorar mais do que X dias para retornar ao seu petshop ou clínica, é hora de entrar em ação.

É possível fazer muitas ações mas, quem quiser algo mais pessoal, a dica é enviar uma mensagem via celular, informando que tem lembrado dele, já que se passaram alguns dias alem do prazo ideal para retornar a clinica, e então na mesma mensagem você já propõe duas opções de data para que ele venha até sua clínica e pergunte qual é mais confortável pra ele (essa é uma tática bem antiga do mundo comercial, onde sempre se oferecem 2 opções).

Muitas vezes, com toda a agitação de nosso dia a dia, o cliente apenas se esqueceu do retorno, e com a sua mensagem, sobem as chances dele retornar, mesmo que não seja nessa data, mas assim que precisar.

4. Ações para reativar o seu cliente

 

E vale tudo para trazer o cliente de volta! Por isso, mostraremos aqui algumas recomendadas ações de marketing digital para reativar clientes.

. Envio de Direct com promoção dedicada: crie uma promoção personalizada e ofereça um desconto especial para os clientes que agendarem seu retorno em até, por exemplo, 72 horas, contadas após o envio da mensagem.
. Crie um cartão fidelidade: crie de forma afazer com que os clientes vejam vantagem em retornar mensalmente, envie um e-mail com status de pontos, por exemplo, após 10 visitas o cliente poderá ganhar um brinde.
. Comece a tirar fotos dos serviços feitos para clientes e alguns dias depois envie como forma de “relembrar um bom momento”, o famoso e irresistível #TBT.

E é isso, como podemos ver, soluções não faltam para trazer aquele cliente que nunca mais retornou à sua clínica ou pet shop, agora é colocar as dicas em prática.

Nunca é demais lembrar que fidelizar um cliente ainda é mais simples do que conquistá-lo ou trazê-lo de volta. Por isso, procure estar em dia com o que há de novo no mercado, como um bom programa para clínica veterinária e pet shop, e sempre investir em pesquisa de satisfação para saber que pode não estar agradando os clientes, sem dúvida, e melhor forma de saber se está no caminho certo é através do feedback deles.

Author: