4 dicas para otimizar a gestão do seu Pet Shop

Apesar de toda crise, o mercado pet não apenas se mantém resistente às oscilações da economia, como também, continua a crescer. E isso, claro, acabou por chamar a atenção de empreendedores em busca de negócios lucrativos.

Embora a pandemia tenha colaborado para aumentar o número de adoções de pets pelo país, e assim, fortalecido esse setor, o fato é que a pandemia, praticamente, já acabou e as adoções continuam a todo vapor.

E com isso, claro, se por um lado o mercado pet é extremamente lucrativo e oferece muitas possibilidades dentro do mesmo setor, por outro, ele está cada vez mais competitivo, obrigando os donos de estabelecimentos a lançarem mão de estratégias de marketing e gestão para não acabarem sendo engolidos pela concorrência.

Ou seja, não adianta apenas estar em uma boa localização, montar um estabelecimento atraente se não der uma atenção muito especial à gestão do seu Pet Shop, que pode ser decisiva para o seu sucesso.

Para não ser engolido pela concorrência é preciso se destacar, e isso só é possível através de estratégias de gestão e marketing, do contrário não irá conseguir nem crescer e nem atingir uma boa rentabilidade.

Ou seja, é preciso além de cuidar das finanças, também garantir produtos no estoque e de qualidade, oferecer um atendimento de primeira e procurar estar sempre por dentro das novidades desse setor, que não para de crescer.

Pensando nisso tudo, resolvemos mostrar aqui quatro dicas, simples, mas que vão fazer toda a diferença quando o assunto é otimizar a gestão do seu Pet Shop, lhe ajudando a faturar muito mais. Confira quais são essas dicas!

1. Não subestime o planejamento

 

Estamos sempre tentando mostrar aqui a importância de fazer um bom planejamento de metas e financeiro, pois, por mais que se fale, muitos empreendedores subestimam essa etapa tão fundamental a todo empreendimento.

É preciso entender que estar atento aos números do seu negócio, não só evita surpresas como ajuda a planejar e criar estratégias futuras.

É preciso registrar absolutamente todas as entradas e saídas do seu caixa, e inserir nesses registros a data, para um controle completo das notas.

Aquele ditado que nosso avô usava muito, de nunca contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha, ainda está valendo nos dias de hoje, de nunca contar com valores que ainda não foram pagos.

Se possível, procure sempre ter uma reserva, pois casos de inadimplência ou de atraso no pagamento poderão comprometer a saúde financeira do seu negócio, no mais, é preciso estar preparado para situações inesperadas que podem acontecer vez ou outra, para que isso não acabe lhe prejudicando.

Por isso, procure reservar uma parte do capital do seu caixa para essas emergências.

E, claro, para otimizar ainda mais o planejamento financeiro do seu Pet Shop, a dica é procurar informatizar esse setor através de um bom programa de gestão, com todos os dados facilmente acessíveis e sem espaço para equívocos.

Quando feito de forma manual, fica muito fácil perder algum dado importante que comprometa o seu balanço financeiro.

Com o fluxo de caixa informatizado, através de um sistema para pet shop, o acesso às informações desejadas pode ser feito em minutos, sem riscos de perda de dados valiosos.

2. Cuidado com o estoque

 

E não existe saúde financeira em uma loja sem uma boa gestão de estoque, e isso vale, principalmente, para pet shops que trabalham com um leque grande de produtos. Só uma boa gestão vai ajudar a evitar desperdícios e aumentar o seu faturamento.

Por isso, a dica é ficar muito atento aos prazos de validade de cada produto, não deixando de registrar todas entradas e saídas por compra e venda.

Uma dica para realizar o registro de estoque, é utilizando uma planilha e anotando especificações como marca; tipo; categoria; lote; fornecedor; validade; data de entrada; data de exposição na prateleira e data de saída.

Através desses dados será possível criar estratégias e ações futuras. Nesse sentido, informações como, por exemplo, de quanto em quanto tempo um produto é vendido, permite planejar melhor as compras com os fornecedores.

Outra dica muito importante e que ajuda a não perder clientes é procurar manter um estoque mínimo, principalmente, daqueles produtos que sabe que terá saída, do contrário,  o cliente não encontrando, provavelmente, correrá até a concorrência.

Assim, por exemplo, se você sabe que vende todos os dias 5 pacotes de ração, precisa planejar seu estoque para suprir essa demanda.

O que vale é não deixar faltar e, assim, afastar e perder clientes para a concorrência.

3. Invista em relacionamento com o cliente

 

Não é de hoje que já se descobriu que o atendimento é um dos fatores mais decisivos na hora de um cliente fidelizar, ou não um estabelecimento, por isso, capriche no bom atendimento, fundamental para o relacionamento com o cliente.

Por isso, aposte em reuniões de equipe, para que ela possa ser educada e solícita e, assim, conquistar um bom relacionamento com os clientes e, consequentemente, sua fidelização.

Estar atento aos clientes permite que você preste um serviço cada vez melhor, para isso, ter um histórico dos clientes ajuda muito nessa hora.

Assim, sabendo quais os produtos que seu cliente costuma comprar, quais serviços ele costuma contratar, você pode sugerir e oferecer a ele opções antes mesmo de serem requisitadas, passando a ideia de que você se preocupa e está afim de ajudá-lo a cuidar de seus pets.

E, claro, para se comunicar melhor com seus clientes, nada como apostar nas redes sociais, newsletters, mensagens por celular, sempre procurando entregar conteúdos e informações relevantes e ofertas.

4. Aposte em um Software de gestão

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, não tem nada que vai mais otimizar sua gestão do que investir em um software de gestão, que vai informatizar seus dados e todo o funcionamento de seu pet shop.

Sem dúvida, um software para pet shop pode ser uma alternativa para lidar com questões administrativas, trazendo muitos benefícios e, inclusive, aumentando seu tempo livre.

Lidar com baixas e histórico de produtos no estoque de forma automática pode fazer toda a diferença para os resultados de seu pet shop, possibilitando criar estratégias baseadas em números reais e acessíveis a qualquer hora e de qualquer lugar.

Na verdade, embora seja mais voltados, especificamente, para quem não pode contratar profissionais para lidar com a parte administrativa, estes softwares otimizam diversos pontos da gestão do seu Pet Shop, desde tarefas financeiras, relacionamento com clientes e gerenciamento de equipe, tudo  fica bem mais simples e prático com o uso de programas de gestão.

No mais, é preciso entender que não existe milagres quando se trata de gestão, para faturar mais é preciso planejamento, esforço e dedicação.

Enfim, quer que seu pet shop lucre mais? Então, não deixe para depois, implemente essas dicas de gestão e garanta destaque e sucesso para o seu Pet Shop.

Author: