Passo a passo para montar um plano de negócio para sua clínica veterinária

Você pretende abrir uma clínica veterinária? Sabe como montar um plano de negócio e qual a sua importância para o sucesso de seu empreendimento? Então, confira nesse artigo uma passo a passo para montar um bom plano de negócio.

Não é novidade que planejamento e bons negócios andam de mãos dadas, já que uma das principais ferramentas para garantir o crescimento de uma empresa, no caso, sua clínica, é o plano de negócios.

Na verdade, é um bom planejamento que possibilita definir metas para sua clínica veterinária estipulando prazos para isso.

De maneira resumida, a sua estratégia deve abranger as suas metas e objetivos de negócio, quais as direções e atitudes devem ser abordadas para se alcançar bons resultados. Este permite visualizar possíveis riscos que podem surgir, tal como, relatar todas as informações fundamentais para que seu negócio dê certo.

Para isso, separamos algumas dicas que podem auxiliar na hora de montar seu planejamento estratégico. Confira!

O que é um plano de negócio? 

 

Antes de descobrir a importância de um plano de negócio, é preciso saber o que ele significa. Então, basicamente, um plano de negócios é uma espécie de guia, através dele é possível descobrir características do se negócio, tirar a ideia da cabeça e levá-la para o papel.

Enfim, um bom plano de negócios deve responder questões como: qual o seu público-alvo, fornecedores, quais as estratégias que poderão ser utilizadas para ganhar mercado e manter o negócio em um bom patamar, quais seus principais concorrentes na região, qual poderia ser seu diferencial, entre outras.

Qual a importância do Plano de Negócios para a sua clínica veterinária?

 

O Plano de Negócios serve para colocar no papel suas ideias, é o passo que deve ser dado após resolver montar seu próprio negócio, até para saber se o mesmo é viável, ou não.

O objetivo de se montar um plano de negócios é criar uma espécie de guia com todas as etapas, características e metas que devem ser consideradas antes de abrir sua clínica.

Enfim, com todas essas informações detalhadas em um documento, fica bem mais simples identificar os desafios e dificuldades que poderá enfrentar e, assim, poder avaliar se o negócio é realmente viável.

Passo a passo de um plano de negócios

 

Pronto, agora que já sabe o que é um plano de negócios e qual a sua importância, chegou a hora de aprender a criar um que seja proporcional ao tamanho do seu negócio e aos seus objetivos.

Um plano de negócios eficiente, para sua clínica veterinária, deve ter as seguintes etapas:

1. Sumário executivo

 

No sumário executivo é preciso resumir a descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado; sua missão; os serviços e principais benefícios; quem são os seus potenciais clientes; a localização; o investimento total; a forma jurídica e o enquadramento tributário.

2. Análise de Mercado

 

A análise de Mercado ajuda a entender o mercado, propriamente dito, quem são seus clientes e como está a concorrência. Através dessa análise é possível entender melhor os aspectos importantes do mercado no qual você irá atuar.

Para isso, no entanto, é preciso identificar o público-alvo do seu negócio, relacione todos os produtos e serviços que serão ofertados pela clínica, os fornecedores, o custo-benefício dos produtos.

Então, com o perfil de público e os produtos e serviços identificados, fica bem mais simples criar estratégias para resolver possíveis problemas e dar início às campanhas de marketing, principalmente, fazer um bom planejamento das redes sociais, que hoje são consideradas a principal ferramenta de marketing.

3. Análise da concorrência

 
É fundamental ficar de olho nos concorrentes, analisar e identificar os pontos fortes e fracos e comparar com as estratégias que estão sendo planejadas para a sua clínica.

4. Análise de fornecedores

Mesmo que não trabalhe com vendas de produtos pet (aliás, uma opção que deve ser considerada), é muito importante escolher bons fornecedores, que são os responsáveis pela matéria prima para ou serviços  e o funcionamento do seu negócio.

Por isso,  pesquise muito bem e avalie as melhores opções.

5. Plano de marketing

 
Atualmente, sem um bom trabalho de marketing, fica difícil qualquer empresa se destacar e sobreviver diante de tanta concorrência, e isso também vale para clínicas veterinárias.

Um planejamento de marketing bem elaborado, com publicações dos benefícios e vantagens do seu negócio, uma equipe bem treinada, um bom trabalho nas redes sociais, sem dúvida, pode ajudar a tornar sua clínica uma referência, fazer com que você ganhe autoridade e ainda se aproximar dos clientes.

6. Plano operacional

 

Um bom plano operacional ajuda a descrever como o seu negócio irá funcionar no dia a dia, com todos os passos devidamente anotados, e todos os processos descritos, assim como, os equipamentos utilizados, produtos, ou seja, tudo que é necessário para sua clínica poder funcionar de uma forma eficiente.

E não é só isso, nessa etapa também é importante fazer a previsão da quantidade de funcionários necessários para o bom funcionamento de sua clínica.

E só, com todas as informações reunidas, é possível visualizar um planejamento operacional.

7. Plano Financeiro

 
No plano financeiro é preciso incluir todos os gastos, despesas, investimentos e capital de giro, enfim, todos os investimentos iniciais para sua clínica começar a operar.

Por isso, para poder criar o plano financeiro, é preciso considerar o custo de tudo que você colocou no papel até agora: Matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem do site, salários, marketing, etc. Enfim, o resultado disso tudo, apresentado em números, é o seu Plano Financeiro.

Só com o plano financeiro em mãos, é possível ter uma noção do investimento total do seu empreendimento.

Porém, imprevistos acontecem e devem ser considerados em um bom plano financeiro, por isso, desenvolva possibilidades de cenários diferentes, e quais as suas possíveis soluções. Isso evitará grandes surpresas no início do seu empreendimento.

Hora de colocar a mão na massa

 

Pronto, com o plano de negócio pronto é a hora de dar vida ao seu negócio. E para que tudo caminhe da melhor forma possível, a dica é investir em um bom programa de gestão.

Pois é, um software para clínica veterinária pode ser de enorme ajuda, principalmente, se não tem muita experiência com gestão, e nem um setor específico para cuidar dessas questões administrativas e financeiras.

Dentre outras coisas, um bom sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, vai informatizar toda a sua clínica, tornando o dia a dia muito mais prdutivo e eficiente, com dados atualizados e podendo ser acessados online, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Registro de consultas, agendamentos, exames, receituário, vacinas, financeiro, envio de lembretes de retornos e agendamentos pelo whatsapp, tudo isso e muito mais.

E é isso, agora que já sabe como criar e a importância de um bom plano de negócio para a sua clínica veterinária, agora é aproveitar nossas dicas e arregaçar as mangas!

Author: