7 dicas de serviços para diferenciar sua clínica ou pet shop

Não é novidade que o mercado pet é muito concorrido, apesar de ser um setor que não conhece crise, por outro lado, e até por isso mesmo, cada vez mais, novos empreendedores estão apostando nessa área.

Por conta disso, é fundamental construir uma boa presença digital e, claro, um diferencial. E esse diferencial pode começar pela inovação.

Ou seja, sai na frente quem consegue se reinventar, fazer da crise um momento para criar novas estratégias e caminhos.

Nesse sentido, você já pensou em oferecer aqueles mesmos produtos ou serviços de uma forma diferente? E para isso não é preciso que sejam produtos ou serviços muitos sofisticados, apenas diferenciados.

Atendimento de excelência, funcionários prestativos e simpáticos, participação nas redes sociais, são só alguns exemplos de como se diferenciar.

Mas, claro, há sempre espaço para o uso da criatividade, também, quando o assunto é inovação, desde produtos como a Dog Beer, que nada mais é que uma cerveja para cachorros, só que na forma de ração líquida baseada em malte e carne, até serviços como um self-serve dog wash, que lá fora já faz o maior sucesso, que nada mais é que disponibilizar um local com muitos lavatórios para os próprios donos banharem seus cães.

Esses são dois ótimos exemplos dentro do quesito serviços inovadores, mas o fato é que existe muito espaço a ser explorado ainda dentro do ramo pet.

Quer inovar e não sabe por onde começar? Então, confira abaixo algumas ideias de serviços inovadores para lhe inspirar. Papel e caneta nas mãos, anote as dicas!

1. Aplicativo para o cliente acompanhar informações sobre o pet

Se a palavra “aplicativo” lhe causa calafrios, pois sabe que desenvolver aplicativos nem sempre é uma ação econômica para clínicas e pet shops,então volte duas casas pois, acredite, hoje em dia isso não precisa mais ser um problema.

Já é possível encontrar plataformas, para todos os setores e bolsos, que cuidam disso sem precisar gastar rios de dinheiro. Esse serviço se popularizou, portanto, vale a pena apostar em um aplicativo.

O aplicativo vai permitir que o tutor do pet consiga acompanhar, direto do  celular, algumas informações importantes sobre seu animal de estimação, desde agendamentos, exames, vacinas, segunda via de receitas, fotos e peso.

2. Serviços e produtos específicos para felinos

 

Sabia que aumentou o número de adoção de felinos no país? Pois é, mas nem toda a clínica está preparada para atender esses bichanos, com o mercado pet sendo dominado apenas por cães.

Por outro lado, mesmo sendo extremamente fofos e dóceis com seus donos, os gatos são ariscos com estranhos, e principalmente, na hora de serem tratados, dar remédios é um desafio para os donos, imagine para terceiros.

Por isso, uma dica é investir em, pelo menos, um dia na semana para tratar apenas os felinos, ou um horário específico, já que é um público crescente e carente de atendimento personalizado. E em seu pet shop, não deixe de separar gôndolas e seções exclusivas para os gatinhos.

3. Serviços para animais silvestres

 

Outra dica é investir em um veterinário especializado em animais silvestres, também podendo dispor um dia ou um horário na semana só para tratar esses animais que, para quem não sabe, criá-los é uma tendência que vem aumentando em centros urbanos ( só é preciso que sejam cadastrados e liberados pelo IBAMA).

Então, o fato é que embora seja uma tendência que aumenta a cada ano, a adoção de animais silvestres, por outro lado, são poucas as clínicas que estão preparadas para lidar com eles, principalmente, em centros urbanos. Ou seja, pode ser um grande diferencial que ajudará a destacar sua clínica.

E, claro, vale apostar em gôndolas e seções exclusivas para animais silvestres.

4. Mensagens automáticas (por e-mail ou SMS)

 

Já pensou na praticidade de poder enviar e receber mensagens automáticas dos clientes? A sua clínica ou pet shop pode enviar boas vindas, resultados de exames, alertas de vacinas, agendamentos, aniversário do pet e do seu dono.

Hoje isso já é possível através de populares serviços de mensagens, como o whatsapp Business.

Com isso, não só  irá destacar o seu negócio dos concorrentes, prestando um pronto atendimento, como vai ajudar a criar laços mais fortes com os clientes, ajudando a fidelizá-los.

Mas, cuidado, não esqueça de configurar algumas mensagens como padrão, para aqueles momentos em que não puder responder prontamente. Lembre-se, só faz sentido utilizar esse tipo de serviço se puder responder instantaneamente.

5. Banho e tosa criativo

 

E porque não inovar no banho e tosa? Sem dúvida, eles são os serviços mais tradicionais de um pet shop, mas sempre há um espaço para a inovação.

Seja através de um telão para o acompanhamento dos tutores, de um aplicativo para que eles possam assistir, ou mesmo, oferecendo dar banho no pet diretamente na casa do cliente, em vez dele ter que deslocar o animal até a clínica.

Claro, há muitas possibilidades de inovar, até mesmo apostando em um self-serve dog wash, verdadeiro sucesso fora do país, que disponibilizar espaços para os próprios donos banharem seus cães.

Claro, nem todo mundo pode dispor de espaço para isso, então, vale apostar em brindes, selos de fidelidade (a cada dez banhos você ganha um) e até atividades tranquilizadoras para os animais antes do banho, já que muitos costumam se estressar antes do jato d’água.

Só o céu é o limite…

6. Oferecer produtos ou serviços diferenciados

 

Se inovar é a palavra-chave, uma dog beer (que falamos no início desse texto) pode ser o que seu pet shop precisa! Para isso, basta encontrar o fornecedor e testar a venda dentro do seu pet shop.

Mas existem outras formas de inovar, e pode ser através de produtos divertidos e diferentes nas prateleiras, ou terapias alternativas, como Reiki, shiatsu, floral…

A dica é ficar de olho nas novidades do setor, lá de fora, que não são poucas, para entregar mais valor aos seus serviços. Com isso, não apenas irá aumentar as vendas, como ajudar a gerar um “marketing boca a boca” muito positivo para qualquer negócio.

7. Gestão integrada da clínica ou pet shop

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, inovar na gestão também pode ser decisiva para o sucesso de sua clínica ou pet shop. De nada adianta investir em serviços inovadores se a gestão da sua clínica veterinária ou pet shop não anda lá essas coisas.

O fato é que é difícil falar em inovação sem que isso não passe pela tecnologia, que é uma grande aliada dos serviços inovadores para clínicas e pet shops. A prova disso são os muitos softwares de gestão que surgiram no mercado nos últimos anos.

Um bom programa para clínica veterinária ou pet shop consegue facilitar a vida de quem tem um negócio, organizando as demandas e promovendo mais produtividade para toda a equipe envolvida.

Todas as informações e dados sobre clientes, estoque, setor financeiro, entra e sai de mercadorias, fornecedores, tudo isso de fácil acesso em um mesmo local, a um clique de distância, é o que oferece um software para clínica veterinária e pet shop. E mais, como é em nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.

 

E é isso, essas são nossas dicas de serviços que vão ajudar a diferenciar sua clínica ou pet shop!

Author: