4 dicas básicas, mas eficazes, de marketing para pequenas clínicas veterinárias

Não apostar em marketing é um erro ainda muito comum que podemos observar em clínicas veterinárias pequenas. Talvez por acharem que apenas grandes empresas conseguem tirar proveito do marketing, ou por simplesmente acharem que marketing é algo que não cabe no orçamento de empresas menores.

O fato é que além de ajudar a consolidar uma marca, o marketing ajuda a estreitar o relacionamento entre a empresa e seu público, conquistar e fidelizar clientes, além de ajudar a se destacar da concorrência, e isso através de suas muitas estratégias e ferramentas.

E se engana quem ainda acha que é preciso gastar rios de dinheiro com marketing, pois até investimentos menores podem ser de grande relevância para clínicas veterinárias, ajudando a atrair e fidelizar os clientes.

Quer saber como investir em marketing sem gastar muito? Então, confira abaixo 4 dicas básicas de marketing para adotar em sua clínica veterinária.

1. Crie um site profissional

 

O marketing digital, sem dúvida, pode lhe ajudar a se destacar da concorrência, principalmente, ajudando a construir uma forte presença online, e o primeiro passo é divulgando a sua marca da forma correta. Sendo assim, comece investindo em um site profissional, para que funcione como uma central para todas as informações relacionadas ao seu negócio.

Sem dúvida, criar um site é fundamental para que a sua clínica veterinária ganhe mais visibilidade na internet e, consequentemente, conquiste um número maior de clientes. Sem falar que um site funciona como uma vitrine para o seu negócio, reunindo todas as informações importantes para os seus clientes.

Mas, claro, para isso, é preciso que seja um site profissional, que tenha boa usabilidade, um bom design e, principalmente, seja intuitivo e, dessa forma, consiga atrair mais clientes através de motores de busca, como o Google.

No mais, acredite, ter um site é o primeiro passo para ter presença digital, que vai ajudar a sua clínica e se fortalecer e passar credibilidade.

2. Esteja presente nas redes sociais

 

Certamente, você já deve ter percebido que raramente alguém não tem conta em uma ou mais redes sociais, e o fato é que elas são excelentes ferramentas de divulgação, sem que sequer precise gastar muito dinheiro para ter um bom retorno.

Acredite, hoje se você não está presente em alguma rede social, é como se você não existisse. E o mesmo vale para sua clínica veterinária. Por isso, estar presente nas redes sociais é indiscutivelmente fundamental.

É preciso entender que as pessoas (seus clientes em potencial) estão cada vez mais conectadas à internet, e as redes sociais são as campeãs nesse universo virtual.

Por isso, descubra onde seus clientes estão e crie sua página, seja no Facebook ou Instagram… ou nessas duas, que são as maiores.

E se ainda não sabe como poderia usar as redes a favor da sua clínica veterinária, a resposta é bem simples: com postagens relevantes. Poste fotos dos animais e marque seus tutores (não esqueça de pedir permissão), pois costumam gostar muito desse tipo de postagem.

Use o stories, por exemplo, para realizar enquetes, com perguntas do tipo: “o que você gostaria que tivesse em uma clínica veterinária?”; poste dicas no feed; faça vídeos inspiradores, ou até mesmo do dia a dia do atendimento clínico… enfim, facilite e estimule a interação com os usuários.

3. Invista em campanhas estratégicas de email de marketing

 

Se engana quem pensa que o email morreu… na verdade, ele ainda é considerado uma poderosa ferramenta de marketing. Com email marketing é possível enviar conteúdo que agrade seu público, não apenas anunciar serviços ou produtos, pode dar dicas e informações relacionadas ao mundo pet, por exemplo. Desta forma, seus emails serão percebidos como valiosos, e não como spams.

A dica é não exagerar, procurar enviar newsletters semanais, para que seus assinantes aguardem por elas regularmente. E mais, quando o número de assinantes em sua lista de contatos aumentar, poderá enviar emails segmentados, baseados nos interesses e preferências de cada grupo de clientes.

4. Use ativamente os canais de mensagens

 

Outra dica, muito econômica, de estratégia de marketing, é saber usufruir dos aplicativos de mensagens, principalmente, do whatsapp, o mais usado no mundo todo.

O whatsapp permite fazer chamadas por áudio ou vídeo, e pode ser acessado tanto por meio do aplicativo nos smartphones quanto pela web, nos dispositivos maiores como tablets, laptops e desktops.

E mais, é possível reunir uma equipe de atendimento da clínica criando um grupo único e específico para, assim que um cliente enviar uma mensagem, possa ser prontamente atendido por qualquer pessoa da equipe ou receba uma mensagem instantânea informando que assim que possível retornará o contato.

Dessa forma, mesmo que o cliente não seja atendido naquele momento, ele perceberá o cuidado com o atendimento.

E existe um outro recurso desta plataforma de mensagens muito prático, que é a lista de transmissão, com as mesmas funcionalidades de um e-mail. Ou seja, você pode criar uma mensagem única e enviar como cópia oculta para todos os contatos da clínica.

Mas, assim como emails, é preciso ter muita cautela com o envio de mensagens, muitos clientes não gostam de serem importunados com muitas mensagens.

A tecnologia como aliada

 

E não podemos esquecer que, até na hora de investir em marketing, um bom programa de gestão pode fazer toda a diferença.

Para quem não sabe, um programa de gestão é um software que, de uma forma inteligente, auxilia a empresa otimizar a execução de suas atividades, aumentando a produtividade e economizando o uso do tempo, entre outros benefícios.

Um bom sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, permite fazer o registro, organização e análise dos diferentes dados de cada setor da empresa.

Dessa forma, ao integrar as informações em um único local e emitir relatórios gerenciais, oferece aos administradores melhores condições para a tomada de decisões e até a realização de ações de marketing mais assertivas.

Ou seja, através de dados reais não só é possível criar ações completas de marketing, como também integrá-las com outros recursos, desenvolver sites e blogs, automatizar tarefas, obter relatórios e analisar os resultados baseados nas metas traçadas pela empresa, e tudo isso em um único lugar.

No mais, um programa para clínica veterinária é 100% online e armazenado em nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer lugar.

 

E é isso, como pode ver, essas são algumas estratégias de marketing, muito básicas, mas que sem executadas, podem dar ótimos resultados, principalmente, se contar com um bom programa para clínica veterinária.

Author: