Software de gestão, mais economia para sua clínica veterinária ou pet shop


Embora seja uma das profissões mais tradicionais, isso não significa que a medicina veterinária não possa se modernizar, na verdade, não só pode como deve, e isso não apenas em relação às práticas médicas ou tratamentos, mas também na forma de gerenciar as clínicas.

Pois é, em tempos em que a tecnologia está em praticamente todos os lugares, assumindo diferentes funções e facilitando nosso dia a dia em todos os aspectos, já era mais do que esperado que ela também se apresentasse como uma grande aliada na gestão de clínicas veterinárias e, também, pet shops.

Atualmente, já podemos encontrar diferentes e variadas opções de softwares de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, sem dúvida, uma solução que chega para otimizar todas as funções e operações dentro de uma clínica veterinária e de um pet shop.

E se ainda não conhece um sistema para clínica veterinária ou pet shop, continue lendo esse artigo, pois mostraremos as muitas vantagens oferecidas por um bom programa para clínica veterinária ou pet shop, e também, como pode significar mais economia para o seu estabelecimento.

Vantagens de um software de gestão

 

Dentre as muitas vantagens em contar com um bom programa de gestão, podemos citar as seguintes:

1. Informações centralizadas

 
Ter todas as informações, dados, receitas, estoque, tudo isso centralizado em um único lugar, sem dúvida, ajuda a economizar muito tempo na hora de procurar algumas informações relativas à clínica. Isso sem falar que o sistema também integra os diferentes departamentos da empresa, tornando o fluxo de comunicação mais rápido e direto, ou seja, melhorando a produtividade.

2. Cadastro de pacientes

 

Um software de gestão de clínicas e pet shop permite armazenar todos os dados dos pacientes em um único local. Ou seja, não só terá todo o registro dos dados cadastrais básicos em mãos, como também pode armazenar o prontuário dos pacientes que atender, guardar exames e manter o histórico detalhado sobre a saúde de cada animal a um simples clique.

3. Agendamento de consultas

Um bom programa de gestão evita situações como um paciente desmarcar em cima da hora, e a clínica ficar com esse horário vago. É possível, por exemplo, encaixar pacientes que têm certa urgência.

Ou seja, um software de gestão permite um manejo rápido e eficiente da agenda, otimizando não só o tempo do próprio médico (evitando “buracos” no dia), como também o de seus funcionários, que ganham agilidade na hora de fazer as marcações e, assim, melhoram o atendimento.

4. Emissão de receitas

Principalmente, em caso de clínicas muito movimentadas, pode ser difícil para o veterinário se lembrar do que prescreveu para cada animalzinho, sem falar que nem sempre é tão simples entender a letra do médico.

E mais uma vez um bom sistema de gestão pode ser de enorme ajuda, já que permite o preenchimento rápido dos formulários de receitas diretamente no arquivo do paciente, garantindo que não haja mal entendidos na hora de comprar os remédios. Sem falar que permite que a clínica guarde toda a informação sobre cada medicamento prescritos, doses e intervalos.

5. Gestão de finanças

E não podemos esquecer que uma clínica é uma empresa como outra qualquer e,  como tal, precisa de um maior controle sobre o fluxo de caixa, entradas, saídas, contas a pagar e a receber. Ou seja, um bom software de gestão facilita também o armazenamento das informações de gestão financeira, auxiliando no controle das operações.

6. Facilidade de acesso

Um bom sistema de gestão garante que as informações sejam armazenadas em nuvem, ou seja, com fácil acesso a qualquer hora e de qualquer lugar. No mais, até mesmo para aqueles médicos mais tradicionais, um software de gestão para tem o poder de tornar a rotina de trabalho bem mais simples.

7. Mais economia

 

Poder ter o controle do estoque, entradas e saídas, poder diminuir as perdas, desperdícios e gastos supérfluos, sem dúvida, significa uma grande economia. Confira abaixo porque um software de gestão vai ajudar  a economizar em sua clínica ou pet shop:

– Evita gastos com impressões de papel
 

Poder resolver a maioria das ações de forma digital, sem dúvida, é muito vantajoso, desde relatórios, documentos, enfim, tudo digitalizado.

Acredite, na prática, seu estabelecimento pode reduzir custos com o uso de papel, além de também contribuir para a preservação do meio ambiente, tornando seu negócio mais sustentável. Ou seja, com uma só atitude, sua clínica ou pet shop, pode obter duas vantagens.

– Controla o estoque
 

Sem dúvida, o gerenciamento de estoque é muito importante para qualquer empresa, e poder fazer isso de uma forma integrada, realmente, é muito mais produtivo. Através de um bom controle de estoque é possível diminuir perdas e compras desnecessárias, ter um total controle sobre todas as entradas e saídas de produtos, saber prazos de validade, permitindo, inclusive, criar estratégias para a venda daqueles itens que não tiveram muita saída ou que estão com prazo a vencer. Ou seja, significa economia.

-Reduz o quadro de colaboradores
 

Todos sabem que os custos de um funcionário às empresas brasileiras são altíssimos. E as empresas pequenas não conseguem manter um quadro com um grande número de colaboradores. E é nessa hora que um bom software de gestão também pode ajudar a economizar, já que ele ajuda a reduzir o quadro de colaboradores efetivos. Sem dúvida, ao tornar a equipe mais enxuta e produtiva, acaba contribuindo para a redução de custos.

Um bom sistema de gestão é capaz de automatizar algumas operações de sua clínica ou pet shop, possibilitando reduzir o quadro de colaboradores e, consequentemente, de custo, sem que isso prejudique o padrão de qualidade da empresa.

-Possibilita tomar decisões baseadas em dados
 

Outra vantagem de um sistema de gestão é possibilitar tomar decisões baseadas em dados.

Geralmente, um sistema oferece um painel que reúne informações produzidas pelo estabelecimento em seu dia a dia. Por exemplo, ao vender um produto no pet shop, o sistema reúne dados que permitem ao gestor tanto saber como anda a saúde financeira do estabelecimento como também o nível de estoque em relação ao item vendido. Ao permitir esse controle e o acesso fácil às entradas e saídas, enfim, aos dados da empresa, sem dúvida, isso ajuda a economizar, cortando o que não está dando resultado.

– Não atrasar ou perder datas de pagamento
 

Vale saber que um sistema do seu pet shop ou clínica veterinária também permite monitorar os pagamentos de fornecedores, evitando gastos em virtude do não pagamento dos boletos, como taxas, multas e outros encargos.

Enfim, um sistema pode ajudar a gerir melhor o caixa da clínica ou pet shop, com as saídas de recursos financeiros, de uma forma geral.

E é isso, como podemos ver, um sistema de gestão é uma solução que pode contribuir, e muito, para que sua clínica ou pet shop consiga alcançar seus objetivos mais rapidamente, dentre eles, o de reduzir os custos, ou seja, economizar.

Author: