Vale a pena implementar um Plano de Saúde na minha clínica veterinária?

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o Brasil é o país com o maior número de veterinários ativos no mundo, com mais de 161 mil profissionais atuando ativamente no mercado. Somente no estado de São Paulo, existem cerca de 13.351 clínicas em funcionamento, o que demonstra a grande procura por esse trabalho.

Se por um lado esses números comprovam a força desse setor, por outro, é um indicativo de que a concorrência está muito alta, ou seja, para se destacar é preciso apostar em estratégias e se manter sempre em dia com as novidades, já sabendo que administrar uma clínica veterinária não é tarefa das mais fáceis.

Assim sendo, se você é veterinário ou está pensando em seguir carreira, saiba que encontrará um mercado muito disputado. Mas, a boa notícia é que existem muitos animais de estimação no país e se souber trabalhar bem a gestão de sua clínica, a concorrência no setor não será um problema.

Nesse sentido, por que não apostar na facilidade de pagamento, ou seja, em um plano de saúde pet? Então, assim como um plano de saúde humano, esse tipo de serviço é uma das tendências atuais no mercado pet.

Mas, atenção, assim como acontece com qualquer tipo de serviço oferecido, é preciso pesquisar muito bem antes de oferecer esse serviço, conhecer melhor seu funcionamento e seus prós e contras.

O fato é que com um plano de saúde pet todos têm a ganhar, tanto o animal por poder receber o tratamento veterinário que precisa, de forma constante, como os tutores, que se sentem mais seguros e tranquilos, além de economizarem, e por fim, até as clínicas veterinárias saem ganhando, já que essa é uma boa forma de fidelizar os clientes.

Ok, mas, afinal, como funciona um plano de saúde pet? É o que mostraremos a seguir.

Como funciona um plano de saúde pet?

 

Quanto ao seu funcionamento, um plano de saúde pet funciona, praticamente, da mesma forma que um plano de saúde humano. O tutor do pet paga uma mensalidade e, se o animal ficar doente ou se machucar, ele terá direito aos cuidados veterinários que estão no contrato.

Os planos podem ser de vários tipos, para que o cliente possa escolher o que melhor se adapte às suas necessidades e bolso. Desde planos básicos, que podem custar a partir de R$ 20,00 por mês, até planos completos, que podem custar até R$ 800,00 por mês.

Geralmente, os serviços mais procurados pelos tutores são: consultas clínicas, exames laboratoriais, vacinas e atendimento de urgência e emergência. Mas, existem planos mais completos que oferecem cirurgias, exames por imagem e até terapias alternativas.

Também pode ser feito considerando a idade do animal, já que quanto mais velhos eles forem, mais precisarão recorrer à consultas.

Vantagens em apostar em plano de saúde em sua clínica veterinária?

 

Sem dúvida, em tempos de alta concorrência, sai na frente quem oferecer mais vantagens aos clientes e , nesse sentido, um plano de saúde pode ser super vantajoso, tanto para tutores como para a própria clínica.

Dentre as muitas vantagens para a clínica vale destacar o diferencial. É preciso pensar que nem todo mundo tem sempre uma reserva para emergências, ainda mais em meio a crise em que vivemos, e poder oferecer um plano de saúde, mesmo o básico, já alivia muito para os tutores.

Acidentes e problemas de saúde com os animais de estimação podem acontecer a qualquer momento e só o fato do cliente não ter que se preocupar com esses gastos nessa hora, já é um bom atrativo. Ou seja, pagar uma mensalidade relativamente baixa, fideliza o cliente.

No mais, sem dúvida, oferecer um plano de saúde ajuda à sua clínica veterinária a ter uma maior previsibilidade no faturamento.

Portanto, podemos dizer que as principais vantagens em oferecer esse serviço são a diferenciação no mercado, fidelização do cliente e previsibilidade no faturamento.

Como implementar um plano de saúde pet em minha clínica?

 

Primeiramente, vale considerar os serviços veterinários que oferece atualmente em sua clínica e, então, analisar quais os tipos de planos que poderá oferecer, os benefícios e preços de cada um.

Lembrando que quanto mais diversificados forem, mais chances terá de captar assinantes.

E, atenção, na hora de criar os planos, não esqueça de considerar a estrutura física e equipamentos necessários para todos os atendimentos que pretende oferecer.

Caso sua clínica já possua tudo o que for preciso, ótimo! Do contrário, a primeira dica é investir nesses itens, a segunda dica é não incluir os serviços no plano, e a terceira dica é fazer parcerias com outras clínicas ou laboratórios para ampliar a cobertura do plano, o que pode ser uma boa forma de captar até mais clientes.

No mais, vale ter em mente que, ao menos que já sejam clientes antigos, alguns tutores, mesmo com todas essas vantagens, podem se sentir inseguros para contratar um plano de saúde pet, até por medo de criar um vínculo maior com sua clínica.

Por isso, a dica é procurar incluir alguns atrativos para conquistar esses consumidores, tal como serviços como banho e tosa, descontos em medicamentos e aplicação de vacinas, são exemplos de serviços que podem ser incorporar ao plano de saúde. Mas, claro, avalie os gastos antes, para não ficar no prejuízo!

Fazer parte dos grandes planos de saúde

 

Então, existem duas formas de oferecer um plano de saúde, a primeira, já vimos, é através de um plano exclusivo, criado por você, para ser realizado em sua clínica. Mas existe outra forma de atender por plano de saúde.

Então, caso ache complicado criar seu próprio plano de saúde pet, uma possibilidade é  aderir aos planos já existentes. Atualmente, muitas empresas disponibilizam o serviço e possuem clínicas conveniadas em todo o país.

Nesse caso, a vantagem além do diferencial, é não precisar ter trabalho para captar os clientes, e ainda poder oferecer apenas os atendimentos que já possui, ou seja, não precisa investir em novos equipamentos ou profissionais.

A tecnologia para dar uma força

 

Não é novidade alguma que a gestão de uma clínica veterinária acaba consumindo boa parte do tempo do empreendedor, além de precisar de um olhar bem analítico para que o empreendimento cresça tanto em tamanho quanto em lucratividade.

Mas, a realidade é que o tempo dedicado à gestão é dividido com diversos outros afazeres, como atendimento ao cliente e recebimento de fornecedores, comprometendo a eficácia administrativa e financeira do negócio, principalmente, se não contar com ferramentas adequadas para auxiliar na gestão e tornar o dia a dia do empreendedor menos atarefado.

O fato é que muitos veterinários ainda não sabem que existe uma solução tecnologia, e super simples para realizar todos esse trabalho de gestão e administração de clínicas.

Um software para clínica veterinária otimiza o tempo e todos os processos do dia a dia de uma clínica, desde o lançamento de dados e documentos em planilhas, até a gestão do estoque…

Dentre as principais vantagens em contar com um programa para clínica veterinária podemos citar a otimização do tempo, mais rapidez, informações mais precisas, economia de recursos, maior facilidade para detectar falhas, eliminação do retrabalho, e etc…

Quer implementar um plano de saúde em sua clínica? Siga essas dicas e se destaque em seu setor, e não deixe de contar com a ajuda da tecnologia, apostando em um bom software de gestão!

Author: