10 dicas para um banho e tosa de excelência

Quem tem um pet shop sabe que o banho é o serviço mais requisitado, e são muitas as variáveis que podem fazer desse banho um sucesso ou um desastre, até mesmo, fazer com que perca clientes. Por isso, é tão importante investir em um banho e tosa de qualidade, até pouco tempo tão subestimado. É preciso entregar esses serviços nas mãos de profissionais capacitados e experientes.

Dentre os principais erros de quem vai dar banho em um cão é achar que todos eles são iguais, e assim, banhar e escovar todos da mesma forma, sem entender sobre cosmetologia veterinária e sobre shampoos, condicionadores, máscaras, ou seja, não conseguir tirar o melhor proveito possível dos produtos.

Outro erro é não conhecer muito bem os materiais de secagem e escovação, dessa forma, impedindo um resultado de alta performance, e isso por total falta de conhecimento sobre a estrutura física das raças.

Portanto, não adianta nada investir em tendências e não priorizar o básico e fundamental, já que em um pet shop, é um bom banho
o que mais conquista e fideliza o cliente.

Na verdade, para muitos pet shops, a maior dificuldade está em conseguir atender as expectativas do tutor, e isso se deve as diferentes características e particularidades pessoais de cada um. Porém, conseguindo entregar o melhor sempre e manter um padrão, certamente, vai trazer ao seu banho e tosa a sonhada fidelidade.

Por isso, é tão importante, mesmo que o funcionário venha com uma bagagem de experiência, fornecer um treinamento adequado, até para se adequar ao padrão do estabelecimento e saber tirar proveito de seus produtos e materiais disponíveis.

É preciso ter em mente que, mais do que garantir uma limpeza completa, um banho perfeito garante a saúde e o bem-estar do animal, além de durabilidade e manutenção da pelagem, realçando a beleza de cada animal e, dessa forma, garantindo a fidelização e satisfação do tutor.

Confira abaixo as principais dicas para um banho e tosa perfeitos!

1. Considere o tipo de pelo

 

É muito importante entender que para cada tipo de pelo existe uma maneira diferente de banhar, secar, escovar e, até mesmo, o produto certo a ser utilizado. Por isso, é fundamental saber analisar a estrutura do pelo e saber um pouco sobre cada animal que será tosado.

2. Invista em treinamento

 

O segredo para se obter um resultado top no banho do pet é contar com profissionais capacitados e experientes. Por isso, invista em treinamentos para seus colaboradores, para que possam estudar e entender além da estrutura do pelo, saberem escolher os produtos corretos e, assim, chegarem ao melhor resultado.

Dois cães de uma mesma raça, por exemplo, podem ter pelagens muito diferentes, e cada um precisar de produtos e técnicas diferentes para obter o melhor resultado em cada um deles.

Hoje, com o crescimento do mercado pet, as pessoas mais exigentes, investir em especialização e capacitação dos profissionais, se torna indispensável.

Mas, infelizmente, só visar o lucro é um erro ainda muito comum, esquecendo que o que fideliza e garante um lucro, a longo prazo, é um bom trabalho. Nesse sentido, não estar em constante evolução, com investimento em treinamento, é um grande erro.

3. Trabalhe com bons produtos

 

De nada adianta investir em bons profissionais, treinamentos constantes e não apostar em produtos de qualidade.

Na verdade, não só qualidade, mas saber usar tais produtos é de igual importância. Por exemplo, saber escolher a melhor sequência de produtos, de acordo com o estado e pelagem de um cão.

Nesse sentido, no caso de um animal bicolor (branco e preto) não muito sujo, que frequente semanalmente o pet shop e precisa realizar uma tosa bebê,  o certo seria usar neutralizador de odores; shampoo volume supremo; máscara de hidratação volume supremo; soprar e secar com o vento no sentido contrário do crescimento do pelo. Escovação seguindo o mesmo sentido.

Sem dúvida, utilizar produtos de qualidade no banho, associado à uma boa escovação e finalização, com as etapas corretas de pré-banho, banho e embelezamento é que vai garantir um banho de excelência.

Ou seja: produtos de qualidade + serviço de qualidade + profissionais especializados + processos bem definidos = banho de excelência.

Acredite, um dos principais erros cometidos nos banhos dos animais é generalizar as marcas de produtos utilizadas e não respeitar a forma correta de utilização. Um exemplo disso é (visando economizar ou por falta de conhecimento) diluir um produto que foi produzido para pronto uso e vice-versa.

Por isso, é tão importante estudar os produtos que se utiliza.

Outro fator, importante, a considerar é que para cada tipo de tosa existe uma maneira diferente de banhar, secar e escovar, além de produtos específicos.

4. Uso da Hidratação

 

Muitos donos de Pet Shop desconhecem, mas nem sempre é preciso recorrer a hidratação que, na verdade, deve ser cobrado como um serviço a parte no banho. Geralmente, a hidratação é um recurso utilizado apenas quando se precisa dar um up na pelagem do animal, ou melhorar o resultado da pelagem para a tosa.

Ela só deve fazer parte do banho quando isso for solicitado pelo cliente, ou quando se perceber a necessidade. E a hidratação só deve ser inserida após as duas demãos de shampoo e quando o cão estiver sem nó.

5. Cães mais trabalhosos

 

Algumas raças são mais difíceis para dar banho, seja pelo temperamento, seja tipo de pelagem.

Cães do grupo 5, por exemplo, como Spitz Alemão, Husky Siberiano, oferecem maior dificuldade na hora de umedecer e secar. Porém, é de extrema importância que a pele fique completamente seca, para evitar sérios problemas dermatológicos.

Vale ressaltar, também, a dificuldade com alguns cães com pelagens mais longas, como o Maltês, por exemplo, sendo preciso esfregar e secar corretamente, evitando causar nó e arrebentar o pelo.

6. Atenção aos processos

 

Um dos maiores erros é não definir e obedecer um padrão de processos de banho e tosa. Mais uma vez, se mostra necessário investir em treinamentos, tanto no atendimento direto ao cliente, quanto à forma correta de utilização de aparelhos e produtos.

Um bom treinamento garante que o profissional possa entregar um trabalho de qualidade.

É muito importante obedecer a forma correta de uso dos produtos, indicada pelos fabricantes, geralmente, são usados dois shampoos, um condicionador ou hidratante.

7. Cuidado com os nós

 

E, claro, nenhum tutor vai gostar de receber de volta seu cão cheio de nós. É preciso retirar sempre os nós antes do procedimento e, só depois, utilizar os produtos corretos, mas com o devido conhecimento sobre os mesmos. E jamais usar o hidratante para retirar os nós. Ele deve só entrar no final do procedimento, para recuperação do pelo.

8. Pré-banho

 

Um dos erros cometidos por falta de capacitação e treinamento, é não fazer o pré-banho, quando é feito o corte de unha e limpeza de ouvido, além da retirada dos nós. E jamais se deve deixar de realizar a higiene adequada nas orelhas, focinho e região dos olhos.

9. Temperatura da água

 

Outro fator a ser considerado é a temperatura da água, a qual deve ser medida igual com bebês, ou seja, verificando a água na parte de dentro do pulso. A temperatura deve estar entre 35 e ºC”, explica Alex.

10. Secagem e finalização

 

E, claro, após o banho, fazer uma secagem e finalização adequados são igualmente importantes. Na secagem, é preciso primeiro soprar depois secar e escovar bem. Já, na finalização, banho de princesa ou príncipe exige um pós à altura, dessa forma, vale caprichar em enfeites e perfume (verificar antes se o tutor ou o pet tem alergia).

Software de gestão

 

E é isso, no mais, não adianta oferecer um banho e tosa de excelência e, no entanto, pecar na gestão, como um todo.

Nesse sentido, felizmente, a tecnologia está aí para ajudar, com recursos como, por exemplo, softwares de gestão,  que além de organizar e informatizar o pet shop, ainda faz o controle do estoque (uma dor de cabeça para muitos comerciantes), e de todos os setores, oferecendo acesso rápido e prático à todas as informações.

Enfim, um sistema para pet shop ajuda a gerenciar processos e recursos para impulsionar o desempenho do seu negócio. E mais, um software para Pet Shop também ajuda a fidelizar o público, pois diminui o risco de erros e ainda facilita o acesso de dados e informações sobre os pets.

 

Author: