Dicas para lidar com a sazonalidade das vendas em seu pet shop

O enorme crescimento do setor pet tem chamado muito a atenção de empreendedores que, muitas vezes, resolvem investir no mesmo, apenas por se tratar de um mercado que não tem sofrido as consequências da crise econômica no país, muito pelo contrário, apresenta um crescimento constante.

O fato é que essa falta de conhecimento sobre o setor pet, faz com que muitos empresários desconheçam a sazonalidade que também atinge esse mercado.

Lembrando que sazonalidade são períodos que apresentam grande variação na demanda e que, na verdade, se bem planejados, podem representar desafios e oportunidades para o varejo, como um todo. E só aproveita ao máximo essa oportunidade quem está devidamente preparado.

Nesse sentido, a sazonalidade das vendas no pet shop indica determinada época em que as compras, ou procura por serviços, aumentam ou diminuem.

Como uma forma de exemplificar o conceito de  sazonalidade, podemos citar a data da páscoa, que é quando o chocolate e, principalmente, os ovos de páscoa, têm uma enorme procura; um outro exemplo seria Natal, e seu tradicional panetone, ou pão de rabanada, ou castanhas… produtos que nessa época chegam a sumir das prateleiras.

E por isso, nessas horas, contar com um bom planejamento pode fazer toda a diferença para aproveitar a sazonalidade e utilizá-la a favor do seu negócio.

Afinal, o que é sazonalidade

 

Como dito acima, a sazonalidade significa período que apresenta variação na demanda por algum produto ou serviço. Até alguns alimentos apresentam sazonalidade, visto que determinados frutos, legumes, entre outros, são colhidos, ou são mais saborosos, em determinadas épocas do ano.

E funciona o comércio, de acordo com o setor ao qual pertence, pode vender mais em determinadas épocas do ano.

Um bom exemplo é uma loja de biquíni, ou ainda, uma sorveteria, em que o verão é a melhor época para as vendas, precisando usar a criatividade e estratégias para sobreviver às outras estações.

É preciso estar muito bem preparado para aproveitar, ao máximo, ou não acabar perdendo para a concorrência, com a sazonalidade.

Quando falamos da sazonalidade, relacionada ao comércio, estamos nos referindo à época em que um determinado produto, ou serviço, sofre efeitos da relação de oferta e demanda, causando aumento  ou uma redução na oferta, nos preços, produção, entre outros.

O fato é que para conhecer os efeitos de uma sazonalidade em um negócio, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e pesquisar, historicamente, como esse comportamento se apresenta.

Enfim, para conseguir tirar proveito da sazonalidade, ou não deixar que prejudique seu negócio, é importante entender como ela se aplica em seu pet shop.

Confira dicas para lidar com a sazonalidade em seu pet shop.

Faça um planejamento

 

Pronto, agora que já sabe quais as épocas do ano mais favoráveis para as vendas, e as menos favoráveis, pense em questões como a preparação da equipe.

Algumas empresas precisam lidar com a contratação de funcionários temporários para melhorara a experiência de venda em época de maior demanda.

Outro setor que merece atenção dentro de seu estabelecimento é o estoque, é preciso investir em uma boa gestão de estoque, justamente, para que a loja esteja preparada para a sazonalidade das vendas.

É precisa saber quais os produtos que mais oferecem retorno, reforçar o estoque para evitar a perda de venda por falta de itens (lembrando que não encontrar determinado item, pode fazer com que perca clientes para a concorrência). Por isso, o estoque precisa de uma atenção redobrada.

Por outro lado, produto parado no estoque significa prejuízo, principalmente, se o mesmo tiver prazo de validade. Estoque parado é sinônimo de prejuízo.

Para evitar prejuízos, saiba planejar as compras, investir na previsão de vendas, e para os produtos que não tiverem boa saída, procure buscar estratégias, como promoções ou transformá-los em brindes.

E já que estamos falando em planejamento, procure investir em decoração chamativa e relacionada à datas específicas, como Black Friday, por exemplo, Natal, para ajudar a atrair novos clientes.

E, para tempos de maior demanda, se for preciso, invista até em mudanças no espaço físico, para evitar aglomeração e, até mesmo, falta de visibilidade de alguns itens, prejudicando o faturamento.  É importante facilitar a circulação dos tutores com os seus pets e o acesso aos itens da loja.

E, claro, não tem como falar em sazonalidade, demanda e planejamento, sem mencionar segurança, já que a circulação de mais pessoas pela loja pode exigir, também, a contratação de seguranças em determinadas datas sazonais.

Calcule a sazonalidade

 

Na hora de calcular a sazonalidade das vendas no seu pet shop, é preciso analisar a média mensal de vendas no período de 1 ano.

Então, procure verificar cada mês, considerando o histórico de vendas, volume de buscas e o estoque.

Sem dúvida, fica bem mais fácil, e assertivo, definir investimentos, tendo todos estes dados em mãos, podendo oferecer ofertas e pensar em campanhas de marketing baseadas em dados reais.

Crie oportunidades

 

Um erro de muitos donos de estabelecimentos é negligenciar a micro sazonalidade, a qual deve estar diretamente ligada ao esforço contínuo de marketing para vender durante todo o ano. Por isso, é preciso ficar de olho nas oportunidades escondidas e subestimadas.

Quando falamos de oportunidades escondidas e subestimadas, estamos nos referindo à algumas datas comemorativas menos famosas do mercado, mas que têm tudo a ver com o seu pet shop.

Então, por total falta de atenção ou de pensamento estratégico, muitos donos de pet shops acabam deixando para trás grandes oportunidades de vendas, como, por exemplo, datas como 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Animais), em que é possível lançar promoções, eventos… um exemplo de promoção é: “compre 2 itens e o terceiro será doado para a ONG X.

Se prepare para os períodos de baixa procura

 

Da mesma forma que é preciso se preparar para as épocas de grande procura, é preciso, também, e principalmente, se preparar para aquelas épocas em que as vendas caem, sendo uma boa hora de investir, por exemplo, em ofertas especiais.

Um bom exemplo é fazer a queima de estoque das roupinhas de inverno para pet no verão ou vice e versa, colocar os produtos com datas de validade próximas em oferta.

Enfim, abusar da criatividade.

Invista em divulgação

 

E, claro, não tem como pensar em um negócio de sucesso atualmente, sem que isso passe por uma boa divulgação, principalmente, pelas redes sociais.

Hoje o público está nas redes e não há forma melhor de se aproximar do que investir em uma boa página, com conteúdo de qualidade e fazer dela um espaço para se aproximar de seu público e, claro, alcançar mais clientes.

Enfim, propagando sempre será a alma do negócio, por isso, divulgar seu negócio é importante, até porque, o público precisa saber que sua loja existe e o que ela oferece. Faça promoções, apareça e saiba utilizar esse poderoso espaço com sabedoria.

Use a tecnologia a seu favor

 

Felizmente, a tecnologia, cada vez mais, está presente para nos ajudar, até mesmo, na gestão de nosso negócio. Pois é, já existem no mercado muitos programas de gestão para pet shop.

Sem dúvida, um sistema para pet shop torna a gestão de sua loja muito mais simples, rápida e eficiente.

Com um software para pet shop é possível monitorar as operações de cada um dos setores de sua loja, e tudo em um mesmo lugar, com todas as movimentações e resultados registrados de maneira integrada e de fácil acesso.

E mais, um sistema de gestão de Pet Shop oferece desde Controle de Estoque e Vendas, PDV, Controle Financeiro, enfim… facilitando ainda mais o planejamento de suas vendas e toda a sua sazonalidade.

Author: