5 dicas de campanhas de marketing para seu Pet Shop ou Clínica Veterinária

Como volta e meia falamos por aqui, o mercado pet não para de crescer mas, por outro lado, e por isso mesmo, não param de surgir novos empreendedores querendo apostar neste promissor mercado.

Por conta disso, é fundamental procurar se destacar para não acabar perdendo terreno, ups, espaço, para a concorrência.

E não basta apenas abusar de imagens ou vídeos divertidos com pets, é preciso também buscar criar promoções que chamem atenção e atraiam novos clientes.

Pensando nisso, e como para algumas pessoas pensar em estratégias pode ser exaustivo, resolvemos ajudar aqui com algumas dicas, simples, mas que se seguidas corretamente, podem fazer toda a diferença nos resultados de sua clínica ou pet shop.

De promoções divertidas à postagens virais, a dica é não ficar parado, procurar usar as redes sociais, ao máximo, tirando proveito do que elas têm de melhor, que é a interação.

E sempre considerar que, muito além do sucesso de uma promoção, é preciso pensar na reputação de seu estabelecimento, sua marca.

Lembre-se sempre que é fundamental ter presença digital, e isso se faz através do bom uso das mídias sociais.

Portanto, criatividade para que te quero, coloque a imaginação para funcionar e pense em ações inovadoras, promoções criativas e, claro, de preferência, contando sempre com o auxílio luxuoso e fundamental de um bom software de gestão, o qual oferecerá dados concretos com os quais poderá trabalhar.

Então, papel e caneta nas mãos, anote as dicas!

5 dicas certeiras de campanhas de marketing

 

1- Desfile fashion

 

Quem resiste a um doguinho ou gatinho de roupinha? Que humano não se derrete em ver seu filhote de patas fazer uma gracinha?

Por isso, vamos começar pela dica voltada para aqueles que amam vestir seus amiguinhos de patas com roupinhas pra lá de charmosas, coleiras e acessórios fashion. Que tal usar isso a favor da sua clínica ou pet shop?

A dica é a seguinte: seu pet shop promover um dia todinho de promoções de banho e tosa para os X primeiros clientes que chegarem “fashion” para o atendimento, ou seja, vestidos “com roupinhas da moda.

E, claro, além do desconto para o serviço, pode ser promovido um desfile onde o pet votado como mais bem vestido vai ganhar um modelito exclusivo vendido na sua loja. E, claro, vale usar as redes sociais para a votação, e também com direito a fotos fofas e divertidas. Acredite, as chances dessas postagens viralizarem são enormes, elevando o nome de seu estabelecimento.

2- Pet do Mês

 

Que funcionário do mês, que nada… no seu pet shop a conversa é outra, é “pet do mês”!

No caso, essa dica funciona assim, a cada mês será selecionado um pet que receberá o título de pet do mês, junto com essa honraria, o pet terá fotos e vídeos rolando nas redes sociais, em vários momentos, durante o mês inteiro. Com certeza, isso vai deixar seus donos bem orgulhosos!

Os critérios para a escolha podem ser muitos, desde o mais velhinho, o mais cliente mais antigo, o mais frequente, o mais fashion, o mais comportado, o que acabou de sair vitorioso de algum tratamento, e até o mais bagunceiro… acredite, esse tipo de campanha costuma fazer muito sucesso entre os donos e seguidores da página. Sem falar nos muitos compartilhamentos que cada publicação recebe.

Enfim, acaba sendo uma propaganda gratuita para sua clínica, com clientes e seguidores satisfeitos sem que tenha sido preciso desembolsar nem um real gasto.

3. Dia do Match!

 

Engana-se quem pensa que só os humanos tem direito à conquistas… a ideia, nesse caso, é utilizar a rede social do pet shop para seu pet sair da solteirice.

Muitos tutores optam por não castrar seus animais e, portanto, eles entram em período reprodutivo. E vale lembrar que tanto durante a gravidez da fêmea como no próprio parto, o animal precisará de cuidados, que sua clínica poderá oferecer.

Então, a ideia é definir um dia da semana, ou do mês (dependendo da demanda), para mostrar nas redes sociais o pet que está em busca de um parceiro. Então, caso arruma-se uma candidata, ou candidato, sua foto seria mostrada, assim como os dois em vários momentos juntos, durante o mês.

Ou mesmo, pode-se definir um dia do Tinder Pet, no qual serão reunidos todos os candidatos ao cruzamento (com seus devidos tutores) para que se conheçam.

Claro, tudo devidamente fotografado para fazer a alegria dos seguidores da página.

Assim, esse primeiro contato seria no próprio pet shop, onde um veterinário poderá estar presente e dar dicas, com informações sobre todo o processo de reprodução e gravidez dos animais.

Caso em seu pet shop, ou clínica, não exista esse interesse por parte dos clientes, e até mesmo queira também investir nessa outra frente, outra dica é apostar em uma palestra sobre os benefícios da castração animal para o próprio animal, a qual pode ser transmitida pelas redes sociais também, e preparar a loja para esse dia, com promoções e brindes interessantes. Por exemplo, quem participar da palestra ganhará desconto em serviços ou produtos…

4. Amostra grátis para todos!

 

Quem não ama uma amostra grátis que atire o primeiro osso! Por isso, uma interessante, e sempre bem-vinda, campanha de marketing pode ser a distribuição de amostra grátis conforme o comportamento do pet, ou sua simpatia, durante algum serviço ou atendimento.

Por exemplo: se ele não fez bagunça no banho e tosa, ganha uma amostra, ou se faz a equipe morrer de rir com suas travessuras, mais uma amostra, e por aí vai.

Para alguns isso pode ser sinônimo de prejuízo, mas o fato é que toda clínica ou pet shop tem sua cota de amostras grátis (ou pode criar uma exclusivamente para a promoção), não gerando prejuízos à loja.

Ou ainda, é possível criar um evento e, nesse dia, aproveitar para distribuir amostras grátis.

5. Apele para Mascotes

 

Embora, realmente, alguns sejam de arrepiar e servem mais para espantar do que atrair, se bem desenvolvido, um mascote pode, sim, chamar a atenção de uma forma positiva, com direito até a fotos com o mesmo.

O fato é que um mascote chama a atenção de adultos, de crianças e até de pets, por isso, a dica é colocar a cabeça para funcionar e criar um mascote fofo ou engraçado.

Ele pode ser usado tanto para distribuir panfletos, para promover produtos, serviços ou eventos, e nas redes sociais.

Acredite, quando essa estratégia é bem feita, não corre o risco de soar ridícula e ainda acaba trazendo muito movimento para seu pet shop.

Conte com a Tecnologia

 

E é isso, no mais, vale ter em mente que a tecnologia pode ser uma grande aliada até na hora de criar suas estratégias de marketing, pois através de um bom softwares de gestão, é possível obter dados reais e atualizados, que vão permitir ações mais assertivas.

Um bom programa para clínica veterinária e pet shop vai manter os dados dos clientes e seus tutores muito bem organizados, facilitando o controle das consultas, serviços, além de facilitar a criação das campanhas de marketing. até da comunicação com os clientes.

O mais legal desse tipo se sistema para clínica veterinária e pet shop é que ele oferece todos esses dados organizados em um só lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.

No mais, sem dúvida, um programa de gestão também vai facilitar a comunicação tanto interna quanto com os clientes, o que ajuda a fidelizá-los.

Author: