Vale a pena sua clínica veterinária ou pet shop ter perfil no TikTok?

Quer saber se vale a pena sua clínica veterinária ter um perfil no TikTok? Será que é uma boa forma de divulgação? Neste artigo vamos tirar suas dúvidas sobre essa que é a plataforma do momento e descobrir se vale a pena investir seu tempo nela.

Certamente, você conhece ou já ouviu falar sobre TikTok, o aplicativo campeão de downloads em 2020, e que, desde então, vem dando muita dor de cabeça aos seus rivais, pois o Brasil é segundo país que mais usa TikTok no mundo, e apesar de ser a 7ª rede social mais utilizada por aqui, ela ocupa a 4ª posição em tempo de uso. 

O que isso tudo quer dizer? Que sabendo usar, o TiKTok pode, sim, ser uma das estratégias de marketing para o seu pet shop ou clínica veterinária.

Um pouco sobre o TikTok

 

Lançado em 2017, o TikTok é um app de vídeos curtos, disponível para Android e Iphone (iOS), onde é possível produzir e compartilhar vídeos, visualizar, curtir e comentar.

Certamente, você já deve ter se deparado com vários vídeos de dancinhas, que são um grande fenômeno do momento. Os vídeos são curtos e os usuários podem aplicar efeitos, filtros e adicionar música.

Mas, é possível ir além das dancinhas no TikTok, e isso porque os recursos de edição permitem fazer vídeos com dicas rápidas e desafios, por isso, além dos famosos influenciadores digitais, muitos profissionais e empresas já perceberam o enorme poder dessa rede social.

 Nesse sentido, apesar da maior parte do conteúdo ser formada pelas famosas dancinhas, existem muitas outras possibilidades, inclusive apresentar conteúdos criados por profissionais da saúde.

O fato é que Tiktok, desde a pandemia, virou um fenômeno, com algumas de suas funções até sendo copiadas pelas grandes e mais antigas redes sociais.

E, claro, os profissionais, marcas e empresas não iriam perder a chance de ocupar um espaço com tanta visibilidade e, assim, rapidamente se adaptaram ao formato e, de uma forma bem dinâmica e criativa, passaram a apresentar produtos e serviços na plataforma.

A pergunta é: será que o TikTok é o melhor espaço para os profissionais de saúde?

TikTok para Pet shop ou clínicas veterinárias

 

Como podemos ver, o TikTok é uma plataforma que conquistou muita popularidade, em um curto espaço de tempo, portanto, pode ser uma ótima forma de divulgar sua empresa, até mesmo uma clínica veterinária. Basta saber lançar mão de todas as suas possibilidades, abusar de vídeos curtos, fofos ou divertidos para alcançar a atenção de um público-alvo mais jovem.

Uma dica, por exemplo, é usar o espaço para dar dicas rápidas, recomendar produtos de higiene pet, petiscos e acessórios para cães e gatos. Também pode divulgar serviços, como banho e tosa, postar vídeos curtos de antes e depois da tosa, mostrar algum tratamento alternativo, enfim, são só alguns exemplos.

No mais, é possível usar o espaço para ensinar seus seguidores sobre medicina preventiva, a importância da vacinação e os cuidados necessários para manter o bem estar do bichinho.

Enfim, o TikTok, por ser uma plataforma bastante popular, desde que bem usada, pode ser uma ótima forma de divulgar sua marca na internet.

Afinal, vale a pena investir no TikTok como estratégia de marketing?

 

A resposta, claro, é sim! Quando o assunto é marketing, a visibilidade é a peça chave para o sucesso, e é isso que uma plataforma como o TikTok pode oferecer. Nem que seja apenas para divulgar o nome da clínica, ou pet shop, o fato é que ter visibilidade é meio caminho para o sucesso.

TikTok é a rede social ideal para quem quer conversar, principalmente, com a Geração Z e os Millennials, que são os perfis mais ativos na plataforma e que passam muito tempo consumindo seu conteúdo.

No mais, outra razão para apostar no TikTok é usar o espaço para educar os usuários, com informações relevantes e que possam interessar a esse público.

Mas será que essa é a melhor plataforma para estar presente no mundo virtual? A resposta é NÃO! Plataformas como Facebook e Instagram ainda são as mais populares e com um público de uma faixa etária mais adequada ao seu negócio. Mas, pela alta popularidade do TikTok, certamente, sempre vale a pena apostar em mais um canal de comunicação e divulgação.

Claro, se tivesse que escolher apenas uma rede social para ter presença, TikTok não deve ser a opção, mas como não há limite para presença digital, quanto mais visibilidade tiver, mais chances terá de conquistar e fidelizar clientes.

O que postar no TikTok de seu pet shop ou clínica veterinária

 

Sem dúvida, nesssa plataforma o conteúdo mais popular são as dancinhas, mas é possível ir além delas, levando informações de qualidade ao público. Dentre as muitas possibilidades, podemos destacar as seguintes:

1. Mitos x Verdades

 
A primeira dica é procurar realizar uma série de vídeos revelando alguns mitos sobre cuidados com os animais, desde comidas até comportamentos. Por exemplo, explicar se é verdade que um determinado alimento é proibido para cães. E vale abusar de efeitos e de pets fofos.

2. Dicas de saúde

 

É possível usar esse espaço para dar dicas importantes relacionadas à saúde dos animais de estimação. Desde a importância da higiene bucal, até os passeios periódicos. Também vale dar dicas voltadas aos cuidados com animais mais idosos, explicar alguns cuidados e terapias alternativas existentes. O importante é que as dicas sejam passadas de forma criativa, rápida e segura.

3. Demonstrações práticas

 

Sejam procedimentos, processos do corpo ou como determinadas doenças agem. É possível utilizar a rede para demonstrar algumas ações na prática. Desde como administrar corretamente algum remédio, até como tosar ou dar banho em casa.

4. Perguntas e respostas

 
Uma curiosidade bem legal é que o TikTok conta com uma sessão de comentários que pode servir para o coletar dúvidas e produzir conteúdo sobre determinados assuntos.

E é isso, o TikTok é uma ferramenta repleta de possibilidades, basta saber usá-la, tirando da mesma todo o seu potencial e, assim, poder compartilhar informações de forma segura e cultivar uma audiência fiel.

A tecnologia como aliada

 

No mais, como volta e meia lembramos por aqui, é sempre bom contar com a ajuda da tecnologia, no caso, de um bom software de gestão, ou um sistema para clínica veterinária e pet shop, como também é conhecido, que além de organizar e gerenciar diferentes aspectos de um negócio, pode trazer uma série de benefícios, incluindo a melhoria da presença digital.

E uma boa presença digital, certamente, vai muito além de ter um perfil no TokTok, e é aí que um programa para clínica veterinária e pet shop  pode ser se enorme ajuda, permitindo centralizar informações relevantes para as estratégias de divulgação de sua empresa, como dados sobre clientes, fornecedores, produtos, campanhas de marketing e análise de dados, e tudo isso em um só lugar, facilitando a tomada de decisões estratégicas para fortalecer sua presença digital.

Enfim, um programa de gestão pode ser de grande ajuda para melhorar as estratégias de marketing, permitindo centralizar informações, automatizar processos, analisar dados, integrar-se a outras ferramentas e gerenciar aspectos logísticos, contribuindo, assim, para não só fortalecer sua marca, como alcançar mais clientes e obter melhores resultados no ambiente online.

Author: