Principais desafios na hora de fidelizar clientes de sua clínica veterinária e pet shop

Ninguém tem dúvidas de que o maior objetivo de toda a empresa, mais até do que atrair mais clientes é conseguir reter os que já possuem, ou seja, fidelizá-los. E se isso é algo complexo em qualquer negócio, quando se trata de uma clínica veterinária ou pet shop, isso é ainda mais complicado.

O fato é que os desafios são muitos quando se trata de fidelizar clientes em clínicas veterinárias e pet shops, sendo um problema que precisa ser tratado como prioridade pelos donos de empresas desse setor.

Como volta e meia ressaltamos por aqui, a retenção de clientes satisfeitos uma das principais armas para poder brigar em um mercado altamente competitivo como é o dos pets.

Segundo pesquisas, em território brasileiro se estima ter cerca de cem milhões de animais de estimação, o que sugere um crescimento de até 13% nos primeiros meses desse ano, incluindo a abertura de novas empresas do segmento.

Ou seja, em meio a esse cenário de alta concorrência, quem não consegue se destacar e, principalmente, fidelizar clientes em suas clínicas veterinárias e pet shops, certamente, vai acabar ficando para trás, com sérios riscos de ter que fechar as portas dos estabelecimentos.

Por isso, a dica é arregaçar as mangas e começar já a estudar estratégias para resolver o problema e, assim, evitar perder espaço para os concorrentes.

Principais desafios para a fidelização de clientes

 

Como se não bastasse a alta concorrência para conseguir se destacar no mercado pet, é preciso vencer outros desafios, os quais tornam a fidelização uma tarefa nada fácil, e dentre eles podemos destacar os seguintes:

1. O critério de escolha do cliente pelo serviço mais barato

 

Embora o consumidor esteja, de uma forma mais generalizada, mais exigente, por outro lado, ele prioriza economizar nos serviços. Assim, em meio a tanta oferta no mercado pet, muitas vezes, o consumidor prioriza valores mais baixos, em detrimento de uma melhor qualidade, mas isso, por total desconhecimento, nivelando todos os serviços.

Assim, é comum vemos consumidores apostando em serviços de qualidade questionável, geralmente, bem mais baratos.

Ou seja, o desconhecimento é um dos maiores desafios da fidelização de clientes em clínicas veterinárias e pet shops, já que eles vão criar resistência em pagar um valor justo para bons profissionais e produtos específicos.

Mas, então, como resolver essa questão? Educando o consumidor. Nessas horas, as redes sociais podem ser de ótima ajuda, podendo mostrar aos clientes a importância de determinados serviços ou produtos,  ainda que eles sejam um pouquinho mais caros do que na concorrência.

2. Alto índice de inadimplência

 

Adotar um pet é lindo, mas é preciso considerar o orçamento, se ele cabe nos gastos da casa. Criar um animal exige muitas responsabilidades, como idas ao veterinário e pet shop. E como nem sempre as pessoas levam os gastos com animais em consideração na hora de levá-los para casa, muitas vezes, isso acaba gerando inadimplência.

E como, geralmente, o consumidor inadimplente tem vergonha na hora de resolver sua situação, ele acaba não retornando ao estabelecimento, sendo esse, portanto, mais um desafio na hora de fidelizar clientes em clínicas veterinárias e pet shops.

Mas, então, como resolver essa questão? A melhor forma de resolver essa situação, sem dúvida, é procurando facilitar, ao máximo, o pagamento, com condições especiais para os clientes, principalmente, os que, visivelmente, possuem mais dificuldade, e também, evitando cobrar a mais de quem paga no cartão, em vez disso, procurar dar um mega desconto para quem pagar à vista.

Fora isso, vale oferecer descontos progressivos para aqueles clientes fiéis, como cartões fidelidade com descontos exclusivos ou a oferta de um serviço gratuito após dez idas à clínica, ou pet shop.

3. Falta de foco na gestão

 

Não dá para exigir fidelidade se não puder oferecer um espaço bem administrado e organizado. Por isso, antes mesmo de focar em atrair novos clientes, é preciso investir em um bom trabalho de gestão administrativa e financeira.

É fundamental estabelecer prioridades, objetivos e metas a serem cumpridas e, claro, garantir uma boa equipe. Só através de um bom trabalho de equipe é possível conseguir sucesso, em qualquer setor, e no pet isso não é diferente.

Por isso, capriche na gestão de seu negócio, invista em reuniões constantes com a equipe, se certifique de que todos estão satisfeitos e em harmonia com o pensamento da empresa.

Portanto, a fidelização de clientes, em clínicas veterinárias e pet shops, rigorosamente, passa por um bom trabalho de gestão. Assim sendo, não economize esforços, investimentos e boa vontade para alcançar a fidelização de seus clientes.

Mas, então, como resolver essa questão? Caso você seja o dono do negócio, a dica é investir em estratégias de marketing. Prefira substituir o resultado pequeno, mas certo, a curto prazo, por ter maior lucratividade a longo prazo, investindo no relacionamento com quem já conhece e confia em você e em seus serviços, trabalhando o pós-venda, com qualidade e alocando investimentos para surpreender seus clientes atuais.

Por exemplo, o simples ato de enviar um brinde no dia do aniversário do pet pode dar muito mais retorno na fidelização de clientes em clínicas veterinárias e pet shops do que gastar esse mesmo dinheiro tentando mostrar para futuros clientes o quanto sua clínica é legal, o que passa, claro, por um bom trabalho de gestão.

E como a boa gestão é a base de um negócio lucrativo, não perca o foco, nem que para isso tenha que investir em programas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

A tecnologia como aliada

 

Pois é, já podemos contar com a tecnologia na hora de realizar e automatizar todos os processos de clínicas e pet shops, ajudando a organizar todas as tarefas do dia a dia, ou seja, a rotina de seu estabelecimento.

Ou seja, com um bom sistema para pet shop, você não só consegue automatizar as tarefas, como facilitar o dia a dia, fazendo desde o controle de estoque até o registro de serviçoss, as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E mais, muito prático, um bom programa para pet shop permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.

E é isso, fidelizar não é nada fácil, mas, sem dúvida, seguindo algumas dicas e estratégias, essa tarefa pode ficar muito mais fácil!

 

Author: