Como conscientizar os clientes sobre a importância da vacinação pet

Você promove campanhas de vacinação em sua clínica veterinária? Os tutores de sua clínica costumam seguir a rotina de vacinação? Nesse artigo vamos dar dicas de como conscientizar seus clientes. Confira!

Quem tem, ou trabalha, em uma clínica veterinária, certamente, já percebeu a dificuldade que é conscientizar os tutores da importância da vacinação pet. Simplesmente, muitos não conseguem entender como é necessário seguir a rotina de vacinação, manter a vacinação dos seus animaizinhos em dia.

O fato é que, na maioria das vezes, os tutores subestimam a importância das vacinas, principalmente, pela falta de informação.
Por isso, nessa hora o veterinário precisa entrar em ação, e procurar conscientizar os clientes, e futuros clientes, da sua clínica veterinária, sobre a importância da vacinação dos seus pets.
E essa conscientização não deve ser passada apenas e unicamente no momento da consulta, mas usando estratégias de divulgação de conteúdos na Web.

Pois é, através de estratégias digitais, é possível informá-los, e ainda ter grandes chances de atrair e fidelizar novos tutores em sua clínica veterinária.

Quer conhecer algumas dessas estratégias? Continue lendo!

5 dicas para conscientizar os tutores da importância da vacinação pet

 

1. Divulgue conteúdos nas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são consideradas a melhor ferramenta de marketing, pois elas têm um poder enorme, presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas, acessadas o tempo todo de todos os lugares do mundo.
Por isso, quem pretende ter presença digital, precisa, obrigatoriamente, estar presente nas redes sociais, pelo menos, naquelas em que seu público-alvo está. Porém, de forma profissional, informativa e leve, para gerar interações e, assim, maior aproximação com o público.

Assim, é preciso investir em postagens falando da importância da vacinação, o que sua ausência pode causar e seus benefícios.
E mais, as redes sociais são ótimas, também, para ajudar a fidelizar tutores para sua clínica, sendo preciso, no entanto, manter uma rotina de publicações, as quais devem ser relevantes e bem desenvolvidos, usando recursos como vídeoa, imagens, stories, hills, lives, procurando estar sempre ativo. Dessa forma, com certeza, ajudará a consolidar o nome de sua clínica, e quando precisarem de serviço veterinário, irão procurá-la.

2.Invista em campanhas nas redes sociais
 

E por falar em redes sociais, uma outra dica é abusar delas, mas promovendo campanhas de marketing, ajudando os tutores a se conscientizarem a respeito da vacinação.
Essas campanhas irão funcionar como anúncios, que aparecerão nas redes sociais e são um investimento a parte dos posts informativos, mas que geralmente têm um alcance muito maior, já que podem ser visualizadas por pessoas que não acompanham suas redes e de diversas localidades, dependendo do filtro escolhido.
O fato é que mais do que informar e incentivar os tutores sobre a importância da vacinação pet, esses anúncios promovidos nas redes sociais também podem atrair novos clientes para sua clínica, e isso pelo enorme alcance de pessoas que podem descobrir e passar a conhecer e se interessar por seus serviços.

3.Envie e-mail marketing
 

Certamente, você já deve ter ouvido falar em email marketing, aqui mesmo já falamos várias vezes da importância dessa ferramenta, sendo um canal de comunicação essencial para alcançar tutores interessados em serviços veterinários.
Mas, claro, não basta apenas enviar emails e pronto. É preciso saber como fazer isso, até porque, se exagerar o efeito é contrário ao pretendido, podendo afastar clientes, e também enviar só por enviar, com propagandas em cima de propagandas pode fazer com que os cliente o bloqueie, ou lhe marque como spam, e claro que você não quer isso.

Por isso, é preciso que seu email marketing tenha um objetivo, tenha uma estrutura definida, com conteúdo informativo, podendo tirar dúvidas dos tutores, ou até enviar propaganda, só que de algum novo serviço que está sendo oferecido, por exemplo,  ou ainda, informar sobre outros canais de comunicação da sua clínica, para poderem encontrá-lo facilmente.
Acredite, muitos dos clientes ainda preferem receber novidades, promoções e conteúdos por e-mail.

E, nessa hora, as trilhas de conteúdo podem fazer toda a diferença, para quem não sabe, elas fazem parte da estratégia de envio de emails, do fluxo de automação de email marketing, que está ligada ao processo de criação de emails automatizados e campanhas de email para serem enviados aos seus clientes quando realizam ações específicas em seu site.

Ou seja, essas trilhas permitem entregar conteúdos qualificados no momento certo para o cliente certo.
Sem dúvida essa é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios, desde economia de tempo, oportunidades mais qualificadas, análise fácil de resultados, aumento de vendas, etc.
Enfim, essas trilhas podem ser um importante canal não somente para promover os seus serviços, mas também na hora de compartilhar informações importantes e conscientizar os tutores sobre a importância das vacinas.

4.Utilize o WhatsApp
 

Outra ferramenta que hoje tem se mostrado super eficiente na comunicação de empresas e clientes, é o whatsapp, um aplicativo de mensagens escolhido pela maioria das pessoas para realizar a comunicação diária, que permite falar por meio da escrita, emojis, áudio e vídeo.
O uso dessa ferramenta, portanto, acaba sendo muito prático e rápido, pois como as pessoas utilizam sempre, provavelmente, visualizarão suas mensagens com a liberdade de responder no horário mais cômodo.
E quando se trata de empresa, a dica é investir no recurso lista de transmissão, que permite o envio de mensagens para diversas pessoas de uma só vez, podendo chegar a  256 contatos.
E, claro, essa lista de transmissão pode ser utilizada para envio de mensagens informativas, ajudando a conscientizar os tutores sobre a importância da rotina de vacinação. Só lembre-se de não exagerar nas mensagens!

5.Panfletos informativos
 

Pois é, já falamos sobre os panfletagem aqui, que já é um recurso considerado obsoleto quando se trata de divulgar sua clínica, porém, tal como acontece com outras formas de marketing tradicional, eles podem ter uma grande serventia quando o assunto é conscientização da vacinação pet.
Nesse sentido, a dica não é encher as ruas de panfletos, é disponibilizar panfletos informativos na recepção da sua clínica veterinária, ou no final da consulta, por exemplo.
Dessa forma, enquanto o tutor aguarda na recepção, poderá se informar.

Software de gestão

Ao utilizar um software de gestão, isso facilita que o gestor da clínica possa gerar, verificar relatórios e visualizar qualquer dado importante, e a qualquer hora e qualquer lugar, em um mesmo local.

Ou seja, através de um bom software para clínica veterinária, por exemplo, fica bem mais fácil saber os pontos fortes e fracos de seu negócio, permitindo a criação de campanhas mais assertivas.

Sem falar que um sistema para clínica veterinária também reúne todos os dados e contatos de tutores e seus pets, permitindo que se realizem campanhas mas personalizadas e efetivas.

Author: