Dicas de especialidades que vão atrair mais clientes para sua clínica veterinária

Você está conseguindo atrair novos clientes para sua clínica veterinária? Você oferece diferentes especialidades? Então, neste artigo vamos mostrar como oferecer diversas especialidades pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua clínica veterinária!

Nem é preciso lembrar que o mercado pet está super concorrido, neste sentido, entre as estratégias para ajudar a destacar sua clínica veterinária, quanto mais especialidades oferecer, mais chances de atrair novos clientes você terá!

E oferecer o melhor para seus clientes, sem dúvida, é a melhor forma de se destacar, e uma boa maneira de fazer isso é oferecendo diversas especialidades veterinárias dentro do seu estabelecimento.

É preciso entender que o mundo mudou, o comportamento das pessoas está muito diferente de anos atrás, quando os animais eram criados no quintal e comiam os restos da nossa comida. Hoje, cães e gatos convivem conosco como se fossem membros da família, dividindo todos os ambientes da casa.

Estudos sugerem que algumas mudanças em nosso dia a dia podem explicar esse novo comportamento, desde o fato de mais pessoas viverem sozinhas,  ou ser mais comum, atualmente, casais optarem em não ter filhos, ou ainda, ter mais pessoas morando em apartamentos e, assim, serem obrigadas a dividirem um mesmo espaço, menor.

Alguns estudos ainda sugerem que as redes sociais, facilitando o acesso à informações e características de muitas espécies, contribuíram para aproximar os humanos dos animais.

O fato é que os laços afetivos se estreitaram a ponto de se falar em “famílias multiespécie” e, por isso, quanto mais especialidades poder oferecer em sua clínica, certamente, mais chances terá de atrair mais clientes e fidelizá-los.

E mesmo que não seja possível em termos econômicos, manter diferentes profissionais durante todo o expediente na clínica, vale apostar em terceirizar veterinários de diversas especialidades, melhorando a imagem da clínica, que é uma ótima maneira de obter mais lucro, ao mesmo tempo em que oferece comodidade e segurança aos clientes.

Dicas de especialidades para oferecer em sua clínica veterinária

 

Como dito acima, mesmo que não seja possível oferecer em sua clínica uma determinada especialidade, vale investir em terceirização. Confira abaixo as especialidades mais procuradas.

1 – Cardiologia

 

Tal como acontece com os humanos, a cardiologia é uma das principais especialidades da medicina veterinária, responsável por cuidar do coração e do sistema circulatório.

O recomendável é não só levar o pet ao especialista ao surgir algum problema evidente, mas procurar visitar regularmente um especialista, pois é muito comum cães e gatos apresentarem algum problema cardíaco, principalmente, os mais idosos.

Lembrando que o diagnóstico precoce é sempre a melhor forma de evitar um problema maior e, no caso de apresentar algumas particularidades, é fundamental levá-lo ao cardiologista regularmente.

2 – Dermatologia

 

Para quem não sabe, as doenças de pele são uma das mais frequentes nos cães e gatos. Por isso, tal qual crianças pequenas precisam ter um médico pediatra de confiança, é essencial que ter um veterinário de confiança, de preferência, um especialista em dermatologia veterinária, que possa fazer o acompanhamento do seu pet.

É importante saber que os animais podem apresentar diferentes tipos de alergias e problemas de pele, por isso, oferecer um veterinário dermatologista pode fazer toda a diferença para a reputação de sua clínica. Até porque, determinadas doenças de pele podem se agravar e até causar a morte dos bichos, se não forem logo identificadas e devidamente tratadas.

3 – Odontologia

 

Não subestime a importância da saúde bucal dos animais, além de malformações dentárias e acúmulo de tártaro na boca dos pets, por exemplo, outras doenças podem progredir e causar até óbito.

Assim sendo, podemos dizer que os cuidados com a saúde bucal estão diretamente ligados à longevidade e à qualidade de vida do seu pet.

É muito importante ficar muito atento aos sinais, desde falta de apetite, já que comer acaba causando dor, até o mau hálito, que é o principal sinal de que seu amigo está com problema na saúde oral.

Assim sendo problemas de saúde bucal em pets devem ser levados muito a sério, principalmente, pelo fato das doenças da boca dos pets, além de dor, levarem a outros problemas de saúde, quando as bactérias da boca e suas toxinas vão para a corrente sanguínea, que pode ocorrer durante a mastigação quando a boca não está saudável.

Por isso, todo cuidado é pouco, se está desconfiado que algo não está legal com a boca do seu animal, não deixe de levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para que isso não se tornar um problema maior.

4 – Endocrinologia

 

Muita gente nem imagina, mas cães e gatos também podem apresentar problemas relacionados aos hormônios, aliás doenças como Diabetes e a síndrome de Cushing, por exemplo, estão cada vez mais comuns entre os pets, por isso, vale a penas ter um endocrinologista na sua clínica.

5 – Fisioterapia

 

Outro profissional que é sempre muito procurado é o fisioterapeuta de pets, que é indicado para ajudar na reabilitação motora e locomotora de cães ou gatos. Geralmente, esse profissional é muito procurado após um trauma, acidente ou, em alguns casos, depois de uma cirurgia.

6 – Nutrologia

 

Já pensou em oferecer um profissional especializado diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar? Um nutrólogo não deve ser confundido com um nutricionista!

Se de um lado um nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, por outro, um nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

Pois é, um pet não pode comer de tudo, e é esse profissional que pode esclarecer todas as dúvidas, como as melhores opções para manter uma dieta equilibrada, por exemplo. E essas e as mais diferentes questões envolvendo a nutrição dos animais são tratadas nessa especialidade.

7 – Oftalmologia

 

Outro problema muito subestimado nos animais são os relacionados à especialização de um oftalmologista, que são os problemas nos olhos. Produção excessiva de lágrimas, catarata, glaucoma e ceratite, são os mais comuns. No mais, vale lembrar que a saúde dos olhos dos pets é tão importante quanto qualquer outro aspecto da saúde.

8 – Ortopedia

 

E não podemos deixar de lado aqueles problemas muito comuns em cães mais idosos, que são os problemas ósseos. Tal como acontece com os seres humanos, os cães e gatos ficam mais sujeitos a problemas ósseos quando estão mais velhos.

Por isso, vale a pena investir em um ortopedista, profissional muito procurado para tratar problemas como artrite, artrose, luxação de quadril e displasias.

9 – Comportamento animal

 

Outra especialidade que pode ser muito vantajosa oferecer em sua clínica é a de um especialista em comportamento animal. Ela visa tratar problemas de comportamento dos pets, desde aquele muito agressivo, até o que late por qualquer coisa, ansiedade, medos excessivos, ou aquele que se recusa a obedecer. Para ajudar a resolver todos esses problemas um veterinário especialista em comportamento animal é o indicado.

Conte com a ajuda da tecnologia

 

E, claro, se conquistar seus primeiros clientes não é tarefa das mais fáceis, continuar recebendo mais clientes e ainda fidelizá-los requer ainda mais empenho e estratégias, e oferecer mais especialidades, sem dúvida, pode ser uma ótima forma de se destacar, o que pode ganhar ainda mais força com a ajuda da tecnologia, que não pode ser deixada de lado, com um bom programa de gestão.

Pois é, uma clínica para ser de excelência precisa não só oferecer uma gama diversificada de especializações, mas contar com um bom sistema para clínica veterinária, que possa ajudar a organizar e informatizar toda a clínica veterinária.

E mais, mesmo que até o controle e a gestão financeira possa ser feita por meio de planilhas, um bom software para clínica veterinária oferece muito mais praticidade e segurança nos dados.

E é isso, como podemos ver, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais diferenciais e possibilidades puder oferecer, mais chances tem de se destacar e atrair mais e novos clientes.

Author: